Nossa Cidade

Escolas municipais terão ações de ecoturismo pelo Projeto Gota D’Água

 

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, prossegue com as ações do projeto Gota D’Água, desenvolvido nas 57 unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), em parceria com o Consócio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Neste ano, o tema a ser trabalhado é “Ecoturismo” e a Secretaria de Educação contará com apoio da Secretaria de Meio Ambiente para este trabalho. A proposta é que alunos e comunidade reconheçam espaços ecoturísticos na cidade, como os Parques Socioambientais, e sejam parceiros da Administração Municipal na preservação do meio ambiente.

Anuncio


Na terça-feira (07/08), profissionais das escolas participaram de uma formação oferecida como parte das atividades do projeto. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliana Santos Borelli, o objetivo da formação foi preparar os profissionais da educação para que possam dar continuidade ao desenvolvimento dos trabalhos e projetos já desenvolvidos nas escolas. “As escolas promovem atividades de horta, jardinagem, ecobrinquedoteca, reciclagem, entre outras, que são incluídas dentro da proposta do projeto, sempre atendendo ao tema proposto pelo PCJ”, explica.

A próxima fase do projeto contará com o desenvolvimento destas atividades nas escolas, com participação dos alunos e da comunidade local. A finalização do projeto acontece com a exposição de banner ou apresentação de vídeo com estas ações, uma forma de registrar o trabalho desenvolvido por cada unidade escolar. “É muito importante trabalhar a questão ambiental por meio de ações práticas com os alunos e a comunidade. Desta forma, a Prefeitura incentiva e promove os cuidados com o local onde vivemos”, enfatiza a secretária de Educação, Alessandra Amora Barchini.

Gota D’Água

Hortolândia participa do projeto Gota D’Água desde 1996, aderindo à ação proposta pelo Consórcio PCJ. O município, ao desenvolver estas atividades, se compromete em planejar, adotar e executar projetos e medidas conjuntas destinadas a promover e melhorar as condições de preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável nas áreas de saneamento e recursos hídricos das bacias hidrográficas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo