Nossa Cidade

“Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho” é inaugurada com garantia de ampliação de vagas em Escolinhas Esportivas

A “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho”, localizada no Jardim Amanda, foi oficialmente inaugurada pela Prefeitura de Hortolândia. A cerimônia oficial, realizada na manhã desta segunda-feira (30/11),  teve a presença do Ministro da Cidadania do Governo Federal, Onyx Lorenzoni, do Prefeito Angelo Perugini, além de Luiz Lauro, pai do deputado homenageado, falecido em maio deste ano, que dá o nome a praça esportiva. Durante o evento, foram respeitadas todas as normas do Código Sanitário do Estado de São Paulo contra a disseminação do Coronavírus.

“Estamos felizes por inaugurar este espaço homenageando uma pessoa tão importante para Hortolândia como o Deputado Luiz Lauro Filho, Ele tinha um carisma especial, fez muito para ajudar nossa cidade. Esta obra é importante para o Jardim Amanda e para toda Hortolândia. A implantação deste local, além do esporte, traz mais inclusão social. Este projeto é fundamental para aumentar, ainda mais, a oferta de modalidades esportivas para todos”, observou o prefeito Angelo Perugini.

Anuncio


“Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho é um espaço de construção de vidas, de cidadãos e cidadãs. Aqui, o jovem busca no esporte um futuro. Neste local, o jovem aprende o quanto é importante a disciplina, a união para vencer, não só no esporte, mas também diante de todas as dificuldades da vida. Parabéns a todos que se dedicaram para esta obra acontecer. Este espaço vai construir muitas vidas com expectativas positivas, fazendo de nosso país uma grande nação”, comentou Lorenzoni, durante a inauguração.  

A obra é fruto de um convênio da Prefeitura com o extinto Ministério do Esporte do Governo Federal. Com a extinção da pasta, a obra ficou paralisada. Em 2019, o prefeito Angelo Perugini esteve em Brasília para solicitar ao Governo Federal o desbloqueio de recursos para que 42 municípios que possuem contratos para a construção destes centros pudessem finalizar estas obras. Na ocasião, Perugini representou as cidades como vice-presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos). A construção do complexo esportivo foi retomada em outubro passado.

O novo espaço esportivo do município, também conhecido como CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), ficou pronto em julho deste ano. As atividades esportivas no local iniciarão quando as autoridades de saúde declararem a pandemia como controlada. Poderão utilizar o espaço pessoas de todas as idades.

“Este sonho foi construído com participação e trabalho de todas as secretarias da Prefeitura. Esta é uma conquista para toda a população e nos traz orgulho. Estamos entrando em outro patamar esportivo. Temos novas modalidades neste local multiuso, onde atenderemos aproximadamente duas mil pessoas pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura. Estamos felizes e orgulhosos pela inauguração deste espaço público”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão. 

Mais vagas para treinamentos 

Com a oferta de atividades na Estação Cidadania, a Prefeitura ampliará o atendimento gratuito à comunidade esportiva da cidade. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, após a volta das atividades esportivas na cidade, serão abertas duas mil vagas em 11 modalidades, no projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal.

Na Estação Cidadania de Esportes, serão introduzidas modalidades esportivas que o município não possuía antes, como o atletismo em 100 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso. Além destas modalidades inéditas, na quadra poliesportiva do complexo serão realizadas aulas de outras 10 modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal, ginástica rítmica, karatê, judô, zumba, ginástica funcional e jiu-jitsu.

Escolinhas Esportivas

No início de 2017, quando o prefeito Angelo Perugini assumiu a Prefeitura, as Escolinhas Esportivas atendiam seis mil alunos em 21 modalidades. Agora, são 9.500 pessoas atendidas em 30 tipos de atividades. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, com a reestruturação do projeto e a implantação de novos espaços esportivos, foram criadas quase quatro mil novas vagas e outras nove modalidades.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo