Nossa Cidade

Estação de Transferência na rua de acesso à Emancipação fica pronta em 15 dias

Integração entre veículos de transporte público será possível após implantação de bilhetagem eletrônica, prevista para operar até o final do ano

novo acesso irá oferecer mais segurança aos usuários do transporte público na cidade

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia segue diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, estabelecidas com o objetivo de melhorar o sistema viário e o transporte público em toda a cidade. Uma das etapas previstas no plano e já em andamento é a implantação de plataformas de transferência em pontos estratégicos, a fim de que os passageiros de transporte coletivo possam fazer integração com veículos de outras linhas por meio de bilhetagem eletrônica.

Uma das plataformas está em construção no entroncamento da rua Cuba, no Jardim Santa Clara do Lago, com a avenida da Emancipação. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, está orçada em aproximadamente R$ 130 mil. De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano, a estação de transferência será entregue ainda neste mês.

“O município segue o que ficou estabelecido no Plano de Mobilidade Urbana e se prepara para o momento me que a bilhetagem eletrônica já estiver em operação. Já estamos terminando a estação de transferência. Agora, é só aguardamos o sistema de integração começar a valer”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon. O sistema de bilhetagem eletrônica está em fase de licitação, sob a responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).

No local das obras da estação de transferência, a Prefeitura de Hortolândia já implantou um recuo exclusivo para ônibus, com piso mais alto. Isso fará com que os passageiros não precisem subir degraus para alcançar o ônibus, que ficará na mesma altura da base do abrigo de ônibus. “Os abrigos serão outro diferencial desta estação, pois eles serão maiores e terão iluminação”, explicou o gerente da divisão de Trânsito do município, Sidney Fraga Alves. Além disso, o piso podotático permitirá melhor acessibilidade aos deficientes visuais: por meio de relevo no assoalho, será possível identificar que naquele local fica uma parada de ônibus.

Outra ação da Prefeitura para garantir mais veículos urbanos durante a integração é a substituição de 19 linhas interurbanas por novos percursos de linhas em circulação dentro do município, processo que já passou por estudos e está em andamento. A consequência desta mudança é a elevação no número de passageiros circulando nos veículos do transporte urbano, aumentando a serventia de cada veículo e diminuindo o valor final da passagem.

A proposta para a integração, já discutida entre a empresa responsável pelo transporte urbano, a Viação Lira, e a EMTU, é que os passageiros paguem apenas a diferença no valor da tarifa, por meio do uso de cartão eletrônico. Desta forma, a estação de transferência funcionará nos dois sentidos de tráfego. “A expectativa é que este sistema já funcione no final deste ano”, adiantou Fraga.

Município terá outras duas estações de transferência

Além da estação na rua Cuba, uma outra está prevista para ser construída nas proximidades da Rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros, em posição paralela à Avenida da Emancipação. A implantação desta segunda será de responsabilidade da Viação Lira, empresa que venceu a licitação para os serviços de transporte coletivo urbano em Hortolândia. A obra está prevista no contrato da Prefeitura com a empresa. Uma terceira estação de transferência vai funcionar, ainda, no Terminal Metropolitano de Hortolândia, sob o encargo da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), que administra o Corredor Metropolitano Nororeste.

ABRIGOS DE ÔNIBUS

Desde o início do ano, a Administração Municipal investiu R$ 640 mil em 47 novos abrigos de ônibus. Todos eles têm rampas de acesso na calçada, altura compatível com o primeiro degrau dos ônibus e piso podotático. Entre as principais vias que receberam o novo modelo de abrigo de ônibus estão a Avenida da Emancipação, na entrada da cidade, a rua Luiz Camilo de Camargo, no Remanso Campineiro, e a Avenida Santana, no Jardim Amanda.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo