Nossa Cidade
Estão abertas inscrições para oficinas interativas de iniciação musical

Interessados devem se inscrever até quinta-feira (11/07) no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia
Neste mês de férias escolares, as famílias procuram atividades para ocupar o tempo livre das crianças. Uma boa dica são as Oficinas Práticas Interativas da Prefeitura de Hortolândia. As inscrições podem ser feitas até a p´roxima quinta-feira (11/07) no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Secretaria de Cultura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. Para se inscrever é necessário apresentar Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem ir ao local acompanhados do responsável. Cada oficina tem 30 vagas. Após o fim do prazo de inscrição, caso ainda haja vagas disponíveis, os interessados poderão se inscrever até 30 minutos antes do início de cada oficina.
As oficinas gratuitas serão realizadas entre os dias 15 a 26/07 no próprio CEMMH. As atividades são voltadas para crianças a partir de 5 e 10 anos de idade, com algum conhecimento musical ou não. Dentre os conteúdos que serão abordados estão técnicas de instrumentos musicais, performance no palco, rotinas de estudos e práticas de conjuntos musicais, entre outros. Já no dia 25/07, das 10h às 12h, haverá a oficina de montagem de palco e técnica de som, que será ministrada por Ítalo Nascimento e Tiago Fróes. No mesmo dia, às 14h30, haverá o show de lançamento do CD “Landsick”, da banda Antúrio. A oficina e o show são atividades realizadas pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural).
O maestro e coordenador do órgão, Marcio Beltrami, explica que esta é a primeira vez que o CEMMH realiza oficinas deste tipo durante o período de férias escolares do meio do ano. “Um dos objetivos é estimular nas crianças o gosto pela música. Com isso, as oficinas podem despertar nas crianças o desejo delas se tornarem alunos do CEMMH”, salienta Beltrami.
Confira abaixo a programação das oficinas:
Oficina Iniciação Musical:
Para crianças a partir de 5 anos sem conhecimento musical
Data: 15/07 e 17/07
Horários: 13h30 às 15h; 15h às 16h30
Oficina Música, Corpo e Movimento:
Para crianças a partir de 10 anos sem conhecimento musical
Data: 17/07 e 24/07
Horários: 14h às 17h; 19h às 21h30
Oficina de Iniciação Musical:
Para crianças a partir de 5 anos sem conhecimento musical
Data: 15 e 17/07
Horários: 13h30 às 15h; 15h às 16h30
Oficinas de Instrumentos Musicais:
Para crianças a partir de 10 anos com conhecimento musical
– Flauta Transversal:
Data: 19/07
Horário: 14h às 17h
Data: 24/07
Horário: 19h às 21h30
– Oboé e Fagote:
Data: 23/07
Horário: 19h às 2130h
Data: 26/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
– Clarineta:
Data: 18/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
Data: 25/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
– Saxofone:
Data: 16/07
Horário: 14h às 17h
Data: 18/07
Horário: 14h às 17h
Data: 19/07
Horário: 19h às 21h30
Data: 22/07
Horário: 14h às 17h
Data: 23/07
Horário: 14h às 17h
– Grupo de Metais: Trompete, Trompa, Trombone, Bombardino e Tuba:
Data: 15/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
Data: 17/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
Data: 24/07
Horário: 14h às 17h
– Percussão Popular e Bateria:
Data: 16/07
Horário: 14h às 17h; 19h às 21h30
– Percussão Erudita:
Data: 19/07
Horário: 14h às 17h
Data: 26/07
Horário: 14h às 17h
– Práticas de Conjuntos: participação em ensaios abertos com os grupos do CEMMH:
Data: 15/07 – Turuntuntun
Horário: 19h às 21h30
Data: 19/07 – Sopro de Prata
Horário: 19h às 21h30
Data: 22/07 – Vibrasax
Horário: 19h às 21h30
Data: 23/07 – Banda Municipal
Horário: 19h às 21h30
Data: 24/07 – Da Campana Pra Fora
Horário: 19h às 21h30
Data: 25/07 – Banda Experimental
Horário: 19h às 21h30
Data: 26/07 – Madeira Brasil
Horário: 19h às 21h30
– Oficina de Montagem de Palco e Técnica de Som:
Data: 25/07
Horário: 10h às 12h
– Show de lançamento do CD “Landsick”, da banda Antúrio:
Data: 25/07
Horário: 14h30
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias.
Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.
Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.
Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.
O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Nossa Cidade
Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às aulas. A iniciativa da Prefeitura é voltada a 84 professores da Educação Infantil e 120 do Ensino Fundamental, profissionais contratados recentemente. No município, as aulas nas 58 unidades próprias serão retomadas no dia oito de fevereiro, de maneira remota, inicialmente.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações, ministradas por coordenadoras pedagógicas da própria rede, acontecem até a próxima sexta-feira (29/01), com duas horas diárias de aulas, de maneira remota, via aplicativo “Zoom”, considerando o contexto de pandemia
Para os que atuam nas creches municipais, o tema geral são os “Processos de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil”. Nesta semana, as formadoras Andria Damares Bittencourt e Cibele Evelize Oliveira abordam tópicos como “Ser criança”, “Ludicidade na Educação Infantil”, “Desafios do Ensino Híbrido”, “Educação Infantil x Escolarização” e “Parceria: Escola, Professor e Família”. Na próxima semana, as aulas estarão a cargo de Cristiane Farias, Juliana Folva, Simone Locatelli e Solange Cachimiro, e versarão sobre “Ser professor na Educação Infantil”, “Documentos Norteadores da Educação Infantil”, “Trajetória da Educação Infantil no Município”, “Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem” e “O dia a dia na Educação Infantil”.
Segundo Cristiane Farias, na Educação Infantil, o objetivo é “oferecer aos profissionais momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a qualidade da Educação oferecida às nossas crianças”.
No Ensino Fundamental, por sua vez, a formação gira em torno de temas como uso do “Google Class” como ferramenta pedagógica, “Preenchimento do Google Forms”, “A importância do Planejamento, retomada das competências, habilidades e interdisciplinaridade”, ”Novos desafios à educação: Ensino Híbrido e possibilidades para o trabalho pedagógico”, “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Desmistificando o processo avaliativo” e “Adaptação Curricular e Flexibilização Escolar”.
Segundo a ementa curricular da formação, entre os objetivos específicos estão: analisar práticas pedagógicas que envolvem os conceitos de competências, habilidades, interdisciplinaridade e ensino híbrido; sensibilizar e refletir sobre formas de organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva; conhecer o público alvo da educação especial e inclusiva, suas potencialidades e dificuldades; compreender a avaliação como um processo, identificando os saberes produzidos pelos discentes considerando diferentes possibilidades para avaliar e estudar os termos Adaptação Curricular e Flexibilização escolar.
“Damos as boas-vindas ao ano letivo 2021, agradecendo todo o esforço empreendido no ano anterior, diante da dificuldade, ainda vivenciada. Porém, sem baixar a guarda, nosso intento é valorizar a qualidade de cada escola com cada equipe dentro dela, disposto a realizar um trabalho de parcerias e com qualidade, que são planos de crescimento e ascensão da nossa educação. Estamos dispostos a este trabalho, contando com a ajuda de muitas mãos. Nossa rede tem um potencial muito grande, profissionais excelentes, grande qualidade em educação”, ressaltou o diretor de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro.
“Diante da pandemia e de tudo o que estamos vivendo, todas as mudanças e os novos desafios para a Educação, é essencial garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos, mas, também, acolhermos o nosso professor, oferecendo formações continuadas e canais de comunicação, troca de experiências e espaços para reflexão sobre o ato de educar, tanto presencialmente quanto virtualmente, integrando a educação à tecnologia”, ponderou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região6 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo