Connect with us

Nossa Cidade

Estudante do Unasp-Hortolândia debate os desafios na contratação de ex-detentos no mercado de trabalho em congresso na Paraíba

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

BeatrizSoaresMarques

Artigo do Trabalho de Conclusão do Curso de Administração foi selecionado pela Abrasco para compor o grupo temático “Sistema Penitenciário, Saúde e Violência no Brasil: uma luta coletiva por direitos”

A contratação de ex-detentos no mercado de trabalho: dificuldades e desafios, tema do Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Administração produzido pela aluna do Unasp- Hortolândia (Centro Universitário Adventista de São Paulo), Beatriz Soares Marques, foi apresentado e debatido durante o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado na Universidade Federal da Paraíba pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), de 26 a 30 de setembro.

Anuncio


No artigo do TCC, a estudante mostra as dificuldades apresentadas pelas empresas para contratar egressos do sistema prisional e os desafios dos ex-detentos para se recolocarem no mercado de trabalho. Também mostra as ações realizadas pelo sistema penitenciário para ressocialização dos presos.

O assunto do TCC vai ao encontro do tema abordado pelo Congresso: Igualdade nas diferenças, por isso foi selecionado para compor o Grupo Temático “Sistema Penitenciário, Saúde e Violência no Brasil: uma luta coletiva por direitos”. Beatriz produziu o TCC em parceria com a aluna Stefany Vieira Jacob, com orientação da professora do Unasp, Karin Barbosa.

Advertisement

“As políticas públicas sociais para a população encarcerada são frágeis no Brasil e isso ficou ainda mais claro nas palestras, grupos temáticos e mesas de discussões do Congresso. Estou muito feliz em contribuir com essa discussão ao ter o meu artigo selecionado pela Abrasco para compor esse importante Congresso”, afirma Beatriz.

Para realizar a pesquisa, a estudante entrevistou pessoas privadas de liberdade de duas unidades prisionais da região de Campinas, ex-detentos e gestores de Recursos Humanos de empresas,  com o objetivo de descobrir as dificuldades que envolvem o retorno dos egressos do sistema penitenciário ao mercado de trabalho.

Dos 34 detentos entrevistados, 76% afirmam não receberem suporte necessário para conquistarem uma vaga de emprego, após passagem pela cadeia. Fora da prisão, o preconceito dos empregadores é outro vilão.  Das 10 empresas contatadas pela estudante para as entrevistas sobre o tema, somente sete se manifestaram. Das sete, duas afirmaram ter fechado contrato de trabalho com um egresso. As demais informaram “que esse tipo de contratação não acontece por conta da política interna”.    

A pesquisa também constatou que existem ações em prol da ressocialização de presos, realizadas por diversos órgãos, que tentam preparar os detentos para voltar ao mercado de trabalho, mas ainda são insuficientes para os egressos encontrarem oportunidade de empregabilidade

Advertisement

“Ao final do trabalho de campo e toda bibliografia pesquisada para construir o artigo, chegamos à conclusão que o preconceito é o maior desafio que os egressos enfrentam e que leva as empresas a não contratarem essas pessoas, muitas vezes amparadas pelas políticas internas das organizações. Outra dificuldade é a falta de qualificação profissional. Todo esse cenário contribui para os egressos voltarem a cometer crimes”, observa Beatriz.

A reinserção de egressos no mercado de trabalho, conclui a estudante, depende de mudanças no sistema prisional, na quebra de paradigmas sociais, esforço do reeducando e abertura de mercado pelas empresas, sempre em conjunta atuação com o Estado. “Infelizmente, o sistema prisional brasileiro não foi criado para recuperar e ressocializar o apenado. É somente punitivo, não oferece educação efetiva como prevê a Lei de Execução Penal Brasileira”.

Condições subumanas no cárcere

De acordo com a pesquisa da estudante, existem 250 mil pessoas presas no Brasil, taxa de 175% de ocupação dos presídios e um total de 1.456 unidades penais. Os dados fazem parte do último levantamento realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional, divulgado em 2017. O Brasil é o terceiro pais com maior população carcerária do mundo. Perde apenas para a China e os Estados Unidos.

Advertisement

O trabalho revela que devido às condições subumanas do cárcere, as unidades não se preocupam com a formação e o desenvolvimento de valores básicos, contribuindo com a reincidência de crimes, que ultrapassa o índice de 80% dos casos, e é agravada pela falta de oportunidade de trabalho, após o cumprimento da pena

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio


Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data da prova já pode ser conferida. Com um total de 541 inscrições confirmadas, candidatos estão se preparando para concorrer às 108 vagas oferecidas pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo, e os candidatos já estão se preparando para as provas, sendo que os locais de realização dos exames serão divulgados em breve neste LINK.

Anuncio


As vagas oferecidas pelo polo de Hortolândia abrangem três eixos principais: Computação, Licenciatura e Negócios e Produção. Entre os cursos disponíveis estão Engenharia de Computação, Pedagogia, Administração, e muitos outros.

Confira quando será a data da prova para o Vestibular

A prova do vestibular será presencial e está marcada para o dia 26 de maio, com abertura dos portões às 12h. Os locais de exame serão disponibilizados no site da FAT Vestibulares a partir das 15h do dia 21 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 6 de junho, enquanto o resultado final sairá em 25 de junho.

Advertisement

Para mais informações sobre o processo seletivo da Univesp, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Univesp Hortolândia pelos telefones (19) 3865-3038 ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial33 minutos ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade43 minutos ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade50 minutos ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade2 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos3 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
Esportes3 horas ago

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

Hortolândia Hortolândia
Policial6 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Advertisement
cinema

Populares