Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Estudantes da rede municipal começam a receber uniformes escolares da Prefeitura

Prefeitura

Publicado

em

Os mais de 26 mil alunos da rede municipal de Hortolândia começaram, nesta quarta-feira (12/02), a receber os esperados uniformes escolares.  A Prefeitura iniciou a distribuição dos kits de verão por escolas do Jardim Amanda: Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) Jd. Amanda III e Emefs Renato Costa Lima e Tarsila do Amaral. A previsão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é concluir a entrega dos uniformes, em todas as escolas da rede municipal, até o final deste mês (veja calendário abaixo).

Cada criança recebe, a partir de agora, duas camisetas e uma bermuda para usar nos dias mais quentes de Primavera e Verão. Para maio está prevista a entrega dos kits de inverno, com agasalho e calça, a ser usado em época de temperaturas mais baixas.

Material escolar

Durante entrega dos uniformes, a comunidade recebeu outra boa notícia: a chegada às escolas dos kits de material escolar. Parte dos itens, de uso individual, será entregue em breve aos alunos; a outra parte, de uso coletivo, será utilizada em sala de aula.

Ao todo, até o Carnaval, serão entregues 23.900 kits de material nas 58 escolas municipais. Eles são organizados em oito tipos – três kits destinados à Educação Infantil; três ao Ensino Fundamental e dois para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Depois do planejamento e da Jornada Pedagógica, começamos o ano com tudo organizado. Uniformes e materiais escolares são um direito da criança. Ficamos felizes porque conseguimos fazer isso na rede municipal”, afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire. 

Segurança, economia e praticidade

Neste ano, foram confeccionados 27 mil kits de uniformes de verão. A Prefeitura entregará, ao todo, 81 mil peças — 27 mil bermudas e 54 mil camisetas, segundo informações da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Para pais e responsáveis, a entrega dos kits de verão representa economia, segurança e praticidade, no dia a dia. “O uniforme é de boa qualidade. É resistente. Ela ainda está usando o do ano passado”, comenta a trancista Karol Shinyder, mãe de Laryssa Gabriele, de 8 anos, estudante do 1º. Ano na Emef Renato Costa Lima. “É muito importante ter o uniforme. Além da economia com roupas ao longo do ano, se a criança some é mais fácil localizar por causa do uniforme. Com ele, as crianças vêm tudo igual para a escola, ninguém é melhor que ninguém”, explica a cabeleireira.

“Eu gosto do uniforme. É muito importante pela segurança. Todo mundo sabe que a criança é da rede. Também é uma economia. Conserva as roupas da criança. Os itens são de boa qualidade. Não desbotam. É um tecido gostoso”, ressalta a dona de casa Monique Monteiro Lima, mãe de Maria Eduarda, de 6 anos, estudante do 1º ano na mesma escola.

“Os uniformes são itens importantes da vida escolar da criança, primeiro, porque auxiliam muito na questão da segurança. Todas as crianças indo e voltando, permanecendo na escola uniformizadas, isso garante que rapidamente sejam identificadas como alunos da rede municipal. Segundo, o fato de a criança ter o uniforme todos os anos contribui de forma significativa para a economia familiar”, ressalta a secretária Sandra. 

Projeto social

Os kits de verão foram produzidos por 60 bolsistas do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), projeto social da Prefeitura que envolve moradores de Hortolândia em vulnerabilidade social, com idades entre 18 e 60 anos. Graças à iniciativa, os participantes têm a oportunidade de aprender uma profissão e, na etapa prática da formação, confeccionar os kits de uniformes usados nas escolas municipais. Como contrapartida, os bolsistas recebem cesta básica, vale transporte e bolsa de R$ 710/mês.

Confeccionados em tecido antialérgico, os uniformes de verão começaram a ser produzidos em abril de 2019. A produção dos primeiros kits se encerrou em outubro. De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, a produção teve ritmo acelerado, com a preparação de cerca de 1.200 peças, por dia, 200 a mais que no ano passado.“Acreditamos que esse programa, com o viés de transferência de renda, propicia ao bolsista a reinserção no mercado de trabalho com uma profissão cuja mão de obra é sempre necessária, além da possibilidade de serem empreendedores e atuarem de forma autônoma”, afirma o diretor Gérson Ferreira.

Geração de renda

O curso de Costura Industrial tem duração de 1.660 horas/aulas (cerca de um ano) e disponibiliza 60 vagas a cada ano, 30 pela manhã e 30 à tarde. A formação é ministrada no CQP II (Centro de Qualificação Profissional) Costura & Moda, localizado na Rua Eleusina Batista Silva, 14, no Jardim Terras de Santo Antonio. 

O projeto é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção é feita por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) existentes na cidade e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O objetivo é proporcionar aos aprendizes a possibilidade de reinserção no mercado profissional ou de se tornarem empreendedores.

“As aprendizes saem deste curso bem preparadas, prontas para o mercado de trabalho. Essa evolução foi constatada na rapidez com que foram confeccionados os nossos uniformes de verão”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

 

Confira o calendário de entrega dos kits de uniforme de verão:

12 de fevereiro  –  Quarta-feira

7h30 EMEIEF Jardim Amanda III  

R. José Bonifácio, 130 – Jd. Amanda I

10h30EMEF Renato Costa Lima| 

R. Santos Dumont, 45 – Jd. Amanda I

13h30EMEF Tarsila do Amaral| 

R. Visconde do Rio Branco, 160 – Jd. Amanda

 

13 de fevereiro  – Quinta-feira

7h30 EMEB Interlagos  

R. Joaquim Marcelino Leite, 26 – Jd. Interlagos

10h30EMEIEF  Jd. Santa Clara Lago I  |

R. 1º de Maio, 15 – Jd. Santa Clara do Lago 

13h30 EMEI Jardim Amanda I  

R. Graciliano Ramos, 698 – Jd. Amanda I 

 

14 de fevereiro  –  Sexta-feira

7h30 EMEI José Natalino Fonseca  

R. Garibaldi, s/nº –  Jd. Boa Esperança

10h30EMEF Jardim Primavera| 

R. 20, 350 – Jd. Boa Esperança

13h30 EMEI Jardim Novo Estrela |

Rua 02, 60 – Jd. Novo Estrela 

 

17 de fevereiro  – Segunda-feira

7h30 |EMEF Profª. Marleciene Priscila P. Bonfim | 

R. Maria de L. C. Cancian, 92 – Rem. Campineiro 

10h30 |EMEF Profª.  Helena F. Takahashi  | 

R. da Confibra, 55 – Jd. Campos Verdes

13h30 |EMEIEF Profª.ªZenaide Ferreira de Lima Seorlin

R. José Camilo de Camargo, 333 – Rem. Campineiro

 

18 de fevereiro   –  Terça-feira

7h30 | EMEIEF Sebastiana das Dores Moura

R. Orlando Cavalcante, 200 – Vila Real 

10h30| EMEF Caio Fernando Gomes Pereira 

R. Aurora P. Tanachi, 995 – Jd. N. Sra. Auxiliadora

13h30 | EMEF Profª. Lilian C. M. de Araújo

R. 02, 325 – Jd. Estefânia

 

19 de fevereiro   – Quarta-feira

7h30 | EMEF Armelinda Espúrio da Silva 

Av. João Coelho, 10 – Jd. N. Sra. de Fátima

10h30| EMEI Leonilda Alves Valenzuella

R. Antônio Viegas, 45  –  Núcleo Santa Izabel 

13h30 | EMEF Dayla Cristina S. de Amorim

R. Salvador (Rua Projetada 4), 500 – Jd. Santiago

 

20 de fevereiro   –  Quinta-feira

7h30 | EMEF Nicolas Thiago dos S. Lofrani

R. Lealdo José dos Santos, 170 – Jd. Sumarezinho

10h30     EMEIEF Jd. Santa Esmeralda 

R. Hélio Marcelino, 60 –  Jd. Sta. Esmeralda

13h30    EMEIEF Luiza Vitoria Oliveira Cruz

R. Domingos B. Souza, 455 – Pq. Orestes Ôngaro

 

21 de fevereiro  – Sexta-feira

7h30 | EMEF Profª. Patrícia Maria C. Basso

R. Lírio do Campo, 155 – Resid. São Sebastião

10h30| EMEI Residencial São Sebastião II 

R. Lírio do Campo, 15 – Resid. São Sebastião

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares