Nossa Cidade

Estudantes da rede municipal pedem paz no trânsito

Grupo saiu pelas ruas do entorno distribuindo flor de papel com mensagem educativa

Estudantes da rede municipal pedem paz no trânsito

Anuncio


Uma flor de papel na mão e mensagens de paz na ponta da língua. Esta foi a estratégia utilizada por cerca de 200 estudantes da rede municipal de ensino para sensibilizar pedestres e motoristas quanto à importância do respeito ao próximo, às regras e a uma cultura de paz no trânsito.

Organizadas em oito grupos, quatro pela manhã e quatro à tarde, crianças entre quatro e 11 anos, que estudam no CCE (Centro de Convivência Educacional “Carlos Vilela”), no Jardim Nossa Senhora de Fátima, saíram às ruas, na região do Jardim Rosolem, na última quinta-feira (26/09), distribuindo pequenas tulipas de papel com mensagens educativas.

Em todos os recados, lembravam o 25 de setembro como Dia Nacional do Trânsito e a necessidade de mudar de atitude: “Seja paciente no trânsito, para não ser paciente no hospital”; “Respeite a sinalização!”; “Não exceda a velocidade, preserve a vida!”, “Crianças no banco de trás e na cadeirinha! + vida no trânsito.”

Feitas com papel colorido (amarelo, branco e rosa) e palito de sorvete pintado de verde, as pequenas tulipas serviram para “quebrar o gelo” e abrandar os ânimos até mesmo dos motoristas mais experientes, que insistem em circular pela cidade sem usar o cinto de segurança. “Foi muito curioso ouvir uma criancinha de quatro anos ensinar a um senhor de idade, flagrado sem o equipamento de segurança: ‘Põe o cinto!’. Este é o objetivo da nossa atividade: ampliar para a comunidade o debate que estamos fazendo na escola sobre os valores, a importância da vida, do respeito ao trânsito e às pessoas, enfim, a paz no trânsito”, comenta a coordenadora pedagógica do CCE, Sandra L. P. David.

“Além de ampliar a gama de valores, durante a caminhada para abordar os pedestres e os motoristas nos semáforos, as crianças tiveram a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam sobre o trânsito. O que é e para que serve a sinalização horizontal e vertical, a faixa de pedestres, o sinal vermelho”, complementa.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo