Connect with us

Nossa Cidade

Estudantes de creche no Terras de S. Antonio pedem descarte correto de lixo

imagem 57

 

Dezenas de pequenos protetores do meio ambiente saíram às ruas do Jd. Terras de Santo Antonio, nesta quinta-feira (12/04), para pedir ajuda à comunidade local a fim de evitar os constantes descartes de lixo orgânico, de recicláveis e até mesmo de volumosos, como colchões, no entorno da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camillo. Apesar das ações protetivas e preventivas realizadas pela Prefeitura, o desrespeito ao meio ambiente tem atraído escorpiões e animais peçonhentos para o local, onde estudam atualmente 250 crianças. A escola fica na Rua Um, 110, ao lado de uma APP (Área de Preservação Permanente).

Anuncio

Animados, mais de 70 alunos do Mini Grupo, Maternal, Jardins 1 e 2 participaram da ação de conscientização ambiental, pela manhã e à tarde. Acompanhadas por profissionais da Educação e apoiadas pela GM (Guarda Municipal), as crianças, que têm entre dois e cinco anos de idade, percorreram as oito ruas mais próximas, batendo de casa em casa e entregando panfletos elaborados por eles próprios, pedindo o fim do descarte irregular de materiais: “Nós, alunos e funcionários, gostaríamos de pedir a todos que nos ajudem. Não joguem lixo no chão e nos terrenos baldios. Denunciem quem jogar entulho no bairro. Recolham os cocôs dos seus animais nas ruas. Com essas atitudes estaremos diminuindo a proliferação de insetos e reduziremos os criadouros do mosquito transmissor da Dengue”, avisavam. A inciativa da ação partiu da própria comunidade escolar, envolvendo crianças, professores, educadores e a equipe gestora, esclarecem a diretora Maria Valdirene Morari Lordano e a coordenadora pedagógica Marcela Alves da Silva.

Uma das ruas percorridas pela turma foi a Paulo Arten (antiga Quatro). “Somos protetores do meio ambiente. Estamos aqui para lembrar que precisamos cuidar do meio ambiente e jogar lixo no lugar certo”, diziam na abordagem aos vizinhos. “Tem que matar as baratas, que são a principal comida dos escorpiões”, comentou um deles. “Eu já vi um escorpião na escola e chamei a professora”, lembra Monique de Lima Tavares Ferreira da Silva, de 5 anos, estudante do Jardim 2. Acho muito incrível participar e ensinar onde jogar o lixo”, afirma a menina. “Eu já vi uma cobrinha”, comenta a colega Sofia Cardoso Gomes, de 5 anos, que também gostou de participar da ação. “É legal por causa de ajudar o mundinho a melhorar”, ensinou a garota.

Advertisement

Os pequenos ambientalistas foram bem recebidos pela comunidade. “Amei isso. Acho que vai dar resultado, sim. Temos que cuidar, pois tem crianças ali. Minha neta, a Maria Eduarda, de 5 anos, é uma delas. Aqui em casa separamos os recicláveis. Costumamos levar nas caçambas da Prefeitura, lá no Jd. Adelaide. Se precisa, alugamos caçamba”, comenta a dona de casa Fátima da Cruz, moradora da Rua Paulo Arten. Ela também já havia separado diversos volumosos, como móveis velhos, para serem recolhidos pela Operação Cata-Bagulho, da Prefeitura, que circula pela região do Jd. Rosolen até o dia 16 deste mês. “Achei o máximo. Importante para conscientizar a eles mesmos, desde pequeninos, e capaz de sensibilizar os adultos”, avalia a artesã Sidneia Milléo de Oliveira. O marido Wilis de Oliveira também aprovou a ação, lembrando que o bairro é bem atendido pela coleta de lixo orgânico, três vezes por semana, e também por coletores de reciclagem autônomos, frequentemente. Para o vizinho do outro lado da rua, o comerciante José Teodoro, o descarte irregular é fruto de “falta de educação do povo. É tão feio! Eu pego e levo nas caçambas, no Adelaide. Recebem até entulho. É bom ter essa ação. Os pequenos aprendem a ter essa educação que falta aos grandes. Quem sabe não orientam pai e mãe, dentro de casa?”, questiona. “Já vi jogarem colchão, o que enfeia a cidade. Só a Prefeitura não pode fazer tudo sozinha”, comenta.

“Vemos com ótimos olhos esta iniciativa da escola cidadã, de levar conscientização e sensibilização à população. O foco da Agenda Verde é o envolvimento da comunidade e a mudança de atitude da população. A cidade é nossa e temos que mantê-la limpa”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “Embora o objetivo da Agenda Verde seja limpar a cidade, o maior desafio é o envolvimento da população e a conscientização quanto ao descarte correto de resíduos, o que repercute na saúde e no bem-estar das pessoas. O Mutirão de Limpeza e Zeladoria da Prefeitura é um esforço de várias secretarias, Governo, Meio Ambiente, Obras, Educação, Segurança, Mobilidade. A Prefeitura tem feito a parte dela, mas a atitude da população é fundamental”, esclarece.

Para evitar o aparecimento de escorpiões e animais peçonhentos, já detectados na creche, a Prefeitura tem realizado dedetização específica, frequentemente, além de poda do mato na área externa. Por orientação de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, foram instaladas telas nos ralos e borrachas na parte inferior das portas, em fevereiro deste ano. A escola também cria Galinhas d’angola, também conhecidas como Capotes, predadores naturais dos escorpiões. 

Agenda Verde

Advertisement

Na gestão do prefeito Angelo Perugini, a Prefeitura apoio a participação popular  nas ações de interesse público. No último sábado (07/04), com a presença de moradores do bairro, a Administração Municipal plantou 91 novas árvores na Praça Américo Antônio, na Rua Antônio Gazeta, próxima à escola. A ação faz parte da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, que acontece até o dia 16 deste mês, na região do Jd. Rosolen, onde fica o bairro.

Um dos abjetivos da Agenda Verde é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

Em 2017, o Mutirão recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e 12 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade, três deles na região do Jd. Rosolen: um modelo metálico, na Rua Marcelina Ramos Meira (próximo ao banco Santander) e dois contêineres plásticos, um na Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo) e outro na Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes8 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade12 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade13 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade14 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região15 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial19 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial20 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares