Nossa Cidade

Evento da Prefeitura para acolher imigrantes reúne cerca de 100 pessoas

Aproximadamente 100 pessoas, mais de 70% delas imigrantes venezuelanos, passaram pelo auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Jardim Sumarezinho, no último sábado (09/11), durante o evento social “Hortolândia de todas as nações”, promovido pela Prefeitura. A ação, voltada a acolher imigrantes e refugiados residentes na cidade, em vulnerabilidade social, foi realizada por meio de parceria entre as secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e atende à demanda da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que, atualmente, atende 79 venezuelanos em vulnerabilidade social.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, e o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gérson Ferreira, deram as boas vindas aos imigrantes. Além de assistir a palestras e ter acesso a uma série de serviços públicos gratuitos, os presentes puderam participar de atividades culturais e de lazer, como oficinas recreativas para as crianças e apresentação do Coral de Venezuelanos e Flauta Doce.

Anuncio


Foram disponibilizadas informações sobre o Cadastro Único, PAT (posto de Atendimento ao Trabalhador, Sebrae Aqui (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banco do Povo, Casa do Empreendedor, bem como dadas orientações migratórias e jurídicas. Houve também divulgação de cursos profissionalizantes previstos para 2020 e realização de oficina de currículos. 

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o objetivo do evento social foi acolher os novos moradores e mostrar que Hortolândia é uma cidade que oferece dignidade e segurança a seus habitantes.

“Nosso município é acolhedor e tem em suas raízes atender as pessoas bem. Este projeto visa dar dignidade, com maior atendimento, a estas pessoas que se encontram na cidade de Hortolândia por motivo de força maior, como uma guerra ou calamidade que aconteceu em seu país”, afirma o secretário Régis Bueno.

Português para haitianos

Atualmente, a Prefeitura promove curso gratuito de “Português para Haitianos”, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. As aulas acontecem à noite, uma vez por semana e beneficiam cerca de 30 pessoas. A ação é realizada graças à parceria do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Direitos Humanos, está prestes a fechar parceria também com o IFSP-HTO (Instituto Federal São Paulo) para, em 2020, abrir outra turma do curso de “Português para Haitianos” no campus Hortolândia

“Um dos papeis do Departamento de Direitos Humanos é acolher e orientar imigrantes e refugiados. Quando fomos procurados pelos haitianos, eles nos pediram algo tão simbólico que é falar nossa língua. Isso imediatamente nos moveu nessa parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Inclusão e Desenvolvimento Social. Parcerias que ganham novo aliado o ano que vem, que é o Instituto Federal”, afirma o diretor do Departamento, Amarantino Jesus de Oliveira (Tino Sampaio). “Se você é estrangeiro ou conhece alguém que está enfrentando dificuldades para se comunicar, por não falar português, pode nos procurar que estudaremos o caso buscaremos uma solução”, complementa ele.

O Departamento de Direitos Humanos funciona na sala 7 do HORTOFÁCIL, localizado na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco, região central. Atende em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo