Nossa Cidade

Evento de entrega do Cartão do Transporte do Idoso reúne 700 pessoas

Aproximadamente 700 pessoas compareceram, no último sábado (23/09), à cerimônia de entrega do “Passe Livre Sênior”, Bilhete Único do transporte municipal, integrado ao metropolitano, criado pela Prefeitura para levar mais segurança e dignidade a pessoas com 60 anos ou mais. Durante o evento, 422 idosos já retiraram o documento, que poderá ser utilizado a partir da primeira semana de outubro.

O prefeito Angelo Perugini participou do evento. Descontraído, chegou a cantar junto com a Orquestra de Viola Caipira a música Chico Mineiro, de autoria da dupla Tonico e Tinoco. “O que estamos fazendo hoje é demonstrar o respeito que temos por vocês (idosos), que ajudaram a construir Hortolândia e o Brasil. O cartão do transporte talvez seja pouco para demonstrar esse respeito, mas é um começo”, disse o prefeito durante a cerimônia.

Anuncio


Perugini destacou que, além do transporte coletivo urbano, outros setores estão em reestruturação para atender as pessoas com respeito e qualidade na prestação de serviço. “Nosso hospital também passa por mudanças para ser mais eficiente, vamos implantar a escola de tempo integral para melhor atender nossas crianças e estamos trabalhando para gerar mais emprego e renda aos nossos moradores. Quero, junto com vocês, construir uma cidade que funcione, solidária, com respeito, participativa, uma cidade de pessoas e não de concreto”, afirmou o prefeito.

O evento de entrega aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Jd. Sumarezinho. Três atrações culturais animaram a manhã: a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, a dupla sertaneja Craveiro e Cravinho e o Caipira Barnabé. Atualmente, há mais de 1.600 usuários cadastrados no Passe Livre Sênior.

“Queríamos um evento para marcar a entrega do Cartão do Transporte do Idoso. As atrações culturais estavam inspiradas. Foi maravilhoso. O cartão demonstra respeito aos idosos e é um incentivo ao uso do transporte coletivo urbano”, avalia o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Cartão do Idoso

O Cartão do Transporte do Idoso foi criado para levar mais cidadania às pessoas nesta faixa etária que, a partir daí, passarão a entrar no coletivo pela porta da frente, gratuitamente. A meta da Administração é levar o benefício a todos os munícipes deste segmento.

O sistema de bilhetagem eletrônica, em implantação na cidade, terá oito tipos de cartão. Além do cartão do idoso, haverá o vale-transporte (encomendado por empresas para seus funcionários), o escolar (para estudantes), o especial e o especial acompanhante (para a pessoa com deficiência e seu responsável), o colaborador (para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais), o empresarial (para uso corporativo) e o cidadão (destinado aos usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica). Com a implantação do sistema, a Prefeitura espera facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam o transporte coletivo municipal.

No caso dos cartões que oferecem desconto ou isenção de tarifa, como o do idoso, a Prefeitura também implantará a biometria facial, tecnologia de reconhecimento do usuário, que compara automaticamente o rosto cadastrado com o de quem está passando na catraca.

No município, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Prefeitura é, pelo menos, dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

Entrega continua em três locais

A partir desta segunda-feira (25/09), a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza um plantão de entrega do Passe Livre Sênior, em datas alternadas, em três locais: o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, o CCMI Jd. Amanda e no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) Jd Rosolen (confira abaixo datas e endereços). O plantão funcionará das 8h30 às 16h30. Para retirar o Bilhete único, o usuário deverá apresentar o protocolo recebido no ato de cadastramento.

Quem ainda não se cadastrou terá duas opções para fazer a inscrição: a garagem da viação Lira, no Jd. Amanda, e o Setor de Protocolo da Prefeitura, no Remanso Campineiro.

SERVIÇO: 

Plantão de entrega do Bilhete Único Sênior

Data: segunda-feira (25/09), terça-feira (26/09) e quinta-feira (28/09)

Local: CCMI Remanso Campineiro – Rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro

Data: quarta-feira (27/09) e segunda-feira (02/10)

Local: CCMI Jd. Amanda – Av. Princesa Isabel, 1.280, Jd. Amanda

Data: sexta-feira (29/09)

Local: CRAS Jd. Rosolen – Rua Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo