Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Evento, nesta quinta-feira (17/12), marca lançamento oficial da campanha de Natal da Prefeitura  

Prefeitura

Publicado

em

Uma queima de fogos silenciosos, na Região Central, marcará o lançamento oficial da campanha “Hortolândia luz que acolhe”, promovida pela Prefeitura. O evento acontecerá, nesta quinta-feira (17/12), a partir das 18 horas, na Rua Luís Camilo de Camargo, a principal via do comércio na área, que já está decorada com enfeites natalinos, confeccionados por voluntários com materiais reaproveitáveis. A via também recebe iluminação decorativa especial.

O objetivo da campanha é estimular a população a consumir no comércio local, durante o final do ano. A mobilização, que se estende até o dia seis de janeiro de 2021, envolve diversas secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação; Governo; Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura; Esporte e Lazer; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Habitação; Inclusão e Desenvolvimento Social; Segurança; e Mobilidade Urbana. A ação integra o plano da Prefeitura para a retomada econômica do município, com responsabilidade no combate à pandemia do Coronavírus.

Queima de fogos

Segundo as secretarias de Governo e de Cultura, entre 18h e 19h, um trio elétrico, inicialmente posicionado próximo ao Shopping Hortolândia, fará apresentações musicais de Natal, durante cerca de 40 minutos, animando os transeuntes. Um locutor orientará a população para que evite aglomerações.

Às 19h, o caminhão de som percorrerá a Rua Luís Camilo de Camargo, em direção à Praça da Neusa, onde o prefeito Angelo Perugini fará uma saudação e haverá a queima de fogos com mínimo impacto sonoro.

Lei Aldir Blanc

De acordo com a Secretaria de Cultura, ainda com o trio elétrico estacionado ao lado do Shopping, a apresentação inicial, de cerca de 15 minutos, será feita por crianças integrantes do projeto “Vozes que iluminam”. 

Após isso, já com o veículo em movimento, seguindo o protocolo para evitar a disseminação da COVID-19, começa a apresentação do musical “Luz Itinerante”. O grupo, formado por 10 cantores e quatro músicos, interpretará músicas natalinas, dentre elas “Noite Feliz”, “Está chegando o Natal”, “Então, é Natal” e “Natal todo dia”. 

Os projetos que se apresentarão no trio elétrico, cadastrados junto à Secretaria de Cultura, são subsidiados pelo governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc. A iniciativa apoia fazeres culturais afetados pela pandemia do Coronavírus. 

“Luz que acolhe”

A campanha “Hortolândia luz que acolhe”, realizada pela Prefeitura, conta com a participação voluntária de servidores municipais. Eles foram os responsáveis pela confecção dos enfeites natalinos que adornam as três principais ruas de comércio de Hortolândia, no Jd. Amanda, no Jd. Roseolém e na Região Central.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia elaborou os enfeites. De acordo com a assistente do Departamento de Educação Integral e coordenadora do trabalho, Arlete Grubbel Sbabbo, cerca de 35 servidores municipais trabalharam na produção dos enfeites, que foram feitos com materiais recicláveis. “Começamos o trabalho em meados de novembro deste ano. Os servidores se empenharam muito. O clima da equipe foi animado. Apesar de ter sido um trabalho intenso, todos ficaram satisfeitos com o resultado final, com a sensação de dever cumprido”, destaca Arlete. 

No último dia 10 deste mês, a Prefeitura enfeitou a Rua Antonio Fernandes Leite, no Jd. Rosolém. O trabalho foi executado após o horário de funcionamento do comércio. De acordo com Arlete Grubbel Sbabbo, os dois lados da rua foram enfeitados com cajados feitos com estruturas de ferro e garrafas PET, velas feitas de pneus usados e adornadas com laços de juta e pinhas, e bonecos de Papai Noel, também feitos com pneus usados.

Já no Jd. Amanda, a colocação dos enfeites, tais como bonecos de Papai Noel e sinos, foi feita na na avenida Brasil, na noite do dia 11/12.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Funcionários do Samu recebem vacina contra a COVID-19 nesta segunda-feira (25/01)

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia continua a imunizar contra a COVID-19 os profissionais de saúde da rede pública que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus. Nesta segunda-feira (25/01), os funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebem as doses contra o vírus. 

De acordo com o coordenador do serviço no município, José Roberto Silva, a corporação conta com cerca de 100 funcionários. O coordenador ressalta também que, ao longo da pandemia, os profissionais da corporação receberam capacitações específicas para atender pacientes com suspeita ou contaminados com o vírus.

13º ANIVERSÁRIO

Este sábado (23/01) marcou o 13º aniversário do serviço na cidade. Por meio do Samu, a Prefeitura presta socorro mais ágil à população, em casos de acidentes ou mal súbito. Em 2020, de acordo com o coordenador José Roberto Silva, o serviço realizou 13.021 atendimentos e recebeu 30.029 chamadas telefônicas. 

Para prestar um atendimento ainda mais eficiente para a população, o serviço recebeu equipamentos e melhorias técnicas em sua estrutura. Ao longo do último ano, os funcionários ganharam novos uniformes. Dentre os novos equipamentos estão desfibriladores (para uso em caso de paciente em parada cardiorrespiratória); oxímetros de pulso portáteis, para aferir a oxigenação do sangue; e respirador. O prédio do serviço recebeu melhoria em sua sala de regulação médica. Outra importante melhoria foi a adequação do sistema de rádio. Atualmente, o serviço conta com três ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, duas motos e mais viaturas de reserva.

Os profissionais do serviço também passaram recentemente por atividades de capacitação. “Uma delas foi para capacitar os socorristas no atendimento de ocorrências em que as vítimas estão presas em ferragens”, destaca o coordenador José Roberto Silva.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida Santana ganha semáforo para acesso ao bairro Chácaras Acaray

Prefeitura

Publicado

em

O acesso ao bairro Chácaras Acaray, localizado no cruzamento da Avenida Santana com a Rua Romualdo Ferreira da Silva, no Jardim Amanda I, próximo a um posto de gasolina, ficará mais fácil e seguro, a partir de agora. A Prefeitura de Hortolândia implanta semáforo no local. Os trabalhos, iniciados na última sexta-feira (22/01), devem estar concluídos ainda nesta semana.

Nesta segunda-feira (25/01), técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalham na implantação de duas colunas, bem como no ajuste da placa de sinalização, após remoção da coluna que havia no local. A equipe também dá suporte ao serviço de poda de uma árvore existente na mesma área, no canteiro central da avenida, uma das mais movimentadas de Hortolândia.

Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, após a implantação das colunas e a pintura de solo, o semáforo estará pronto para entrar em funcionamento, aguardando liberação para ser ligado e começar a disciplinar o trânsito na região. Dados da Secretaria mostram que circularam pela Avenida Santana, na primeira quinzena de deste mês, 11.727, diariamente, no sentido bairro-centro, e 13.295, no sentido centro-bairro.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia faz busca e elimininação de criadouros de Aedes aegypti em três bairros da cidade nesta semana

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Uma ação importante é o trabalho de casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza a ação no Jardim Santa Esmeralda. O trabalho também prossegue, nesta semana, no Jardim Amanda e no Jardim São Sebastião.

A ação consiste em visitas às casas do moradores. Os agentes da UVZ dão orientações e distribuem material explicativo. Além disso, eles fazem busca ativa de possíveis criadouros do mosquito. Caso seja constatada a existência de focos, eles são eliminados. De acordo com a UVZ, caso sejam encontradas larvas, os agentes fazem a coleta para identificação em laboratório. A Prefeitura solicita à população para que receba os agentes e os deixe entrar em suas casas. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá. 

A população também deve fazer a parte dela na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Dentre os cuidados simples que os moradores podem adotar para evitar a proliferação do mosquito estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra até o momento neste ano 37 casos notificados de Dengue, dos quais um positivo.

Outra ação importante de combate ao mosquito é a ADL (Análise de Densidade Larvária). Neste mês, a UVZ concluiu a análise e deve divulgar em breve o índice medido, o chamado Índice de Breteau. Por meio da ADL, é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para a Prefeitura traçar estratégias de prevenção. A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro de 2020 foi de 3,2.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares