Nossa Cidade

Evento online reúne mulheres de Hortolândia em debate sobre “Mulheres protagonistas: avanços e desafios”

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (08/03), 52 pessoas participaram do evento “Mulheres protagonistas: avanços e desafios”, que integra a programação especial para o Mês da Mulher, elaborada pela Prefeitura de Hortolândia. O debate, que aconteceu de maneira remota e online, via plataforma Zoom, reuniu, em torno do tema, três convidadas: a presidente da ONG (Organização Não Governamental) “Mulher em Ação”, Iracilda Aparecida dos Santos, a Nega; a advogada, especialista em segurança pública e secretária municipal adjunta de Segurança, também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Carvalho; e a educadora infantojuvenil, educadora especial inclusiva, fundadora da ação social “Corrente do Bem” e participante do Projeto de Mulheres “Empoderadas”, Alekssandra Borges.

Os diálogos são uma iniciativa do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, por meio do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ONG “Mulher em Ação”. 

Anuncio


Enquanto a secretária adjunta Adriana Carvalho contextualizou a luta da mulher por seus direitos no Brasil, Iracilda dos Santos (Nega) refletiu a respeito das dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesta luta por direitos. Também ressaltou que as mulheres mais jovens demonstram mais ânimo para continuar a luta das gerações anteriores. Já Alexssandra Borges ressaltou o protagonismo feminino como uma das ferramentas do empoderamento.

“O dia oito de março é uma data símbolo de homenagem e reflexão sobre a condição e luta da mulher por uma sociedade mais justa, humana e de direitos iguais. Esta roda de conversa cujo tema foi ‘Mulheres Protagonistas: avanços e desafios’ contou com a participação de mais de 50 pessoas, que apreciaram as falas das palestrantes. Foi um momento rico de partilha, que nos ajudou a perceber que, ainda hoje, a luta das mulheres por direitos iguais continua presente em cada esquina e em cada lugar”, afirmou a chefe do setor de Políticas Públicas para Mulheres, Isabel Herdeiro.

Ao longo do mês, haverá, ao todo, cinco encontros, que trarão temas relevantes para o fortalecimento do protagonismo feminino. Todos começam às 19h, via plataforma Zoom (veja abaixo). O próximo está marcado para o dia 17 deste mês e abordará o tema “Mulheres na política e na administração pública”.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia oito de março. Segundo a revista Nova Escola, embora a data esteja associada ao protesto feito por milhares de operárias russas, em 1917, ao Czar Nicolau II, pelas longuíssimas jornadas de trabalho e baixíssimos salários, pela fome e em protesto pela participação do país na Primeira Guerra Mundial, o Século XX marca um período de intensas lutas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e ampliação de direitos.

Confira abaixo a programação completa:

quarta-feira, 17/03, 19h – “Mulheres na política e na administração pública”

Link 3º palestra: bit.ly/MulheresDia17

quarta-feira, 24/03, 19h – “Intolerância religiosa e preconceito”

Link 4º palestra: bit.ly/MulheresDia24

sexta-feira, 26/03, 19h – “Mulheres nas ações sociais”

quarta-feira, 31/03, 19h – “Fator pandemia para as mulheres”

Link 5º palestra: bit.ly/MulheresDia31

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo