Nossa Cidade

Formação prepara educadores de creches municipais para incluir crianças PCD

Segundo a Prefeitura, com o objetivo de melhorar a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas municipais, educadores infantis que atuam em creches passam por formação sobre “As deficiências e suas múltiplas possibilidades”. O ciclo de cursos começou, na noite desta segunda-feira (19/08), nas Faculdades FACH, no Jd. Amanda, e se estende até o dia 28 deste mês (veja abaixo).

No primeiro dia, a formação atendeu 109 agentes de políticas públicas – educadores infantis que atuam em salas de berçário, minigrupo e maternal em sete unidades: as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) Chácaras Acaraí, Santa Clara do Lago, Santa Emília, Taquara Branca, Luiza Vitória, Olinda Maria e Novo Cambuí. Nesta terça-feira (20/08), das 18h às 20h, serão beneficiados 107 profissionais de outras cinco escolas: as EMEIs Jd. Interlagos, Jd. Santiago, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Miguel Camilo e Santa Amélia.

Anuncio


Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo da formação é discutir e refletir sobre as múltiplas possibilidades de estimulação do desenvolvimento infantil de crianças com deficiências. O tema foi abordado pela coordenadora pedagógica Regina Shigemoto.

Hoje, Hortolândia tem mais de 600 alunos com deficiência estão incluídos na rede municipal de Hortolândia, sendo cerca de 240 na Educação Infantil; outros 140 são atendidos no Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”.

Professores da Educação Infantil

Pela manhã e à tarde, nos dias 19 e 20/08, professores da Educação Infantil também passaram por formação. O curso, de seis horas/aula, aconteceu na FACH, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h30, no primeiro dia, para os de minigrupo e maternal; no segundo, para os de Jardim I. O tema enfocado foi “Do leite materno à consciência fonológica”. O objetivo é refletir com os profissionais sobre a estreita relação entre a consciência dos sons que compõem a fala e a prendizagem da leitura e a aquisição da linguagem escrita.

Confira abaixo o cronograma das formações para educadores infantis:

19/08, segunda-feira –

EMEI Chácaras Acaraí

EMEI Santa Clara do Lago

EMEI Santa Emília

EMEI Taquara

EMEI Luiza Vitória

EMEI Olinda Maria

EMEI Novo Cambuí

20/08, terça-feira –

EMEI Interlagos

EMEI Santiago

EMEI Fátima

EMEI Miguel Camilo

EMEI Santa Amélia

21/08, quarta-feira –

EMEI Amanda II

EMEI Rosimar Bertão

EMEI Zenaide Seorlin

EMEI Emiliano Sanchez

EMEI Jd São Pedro

26/08, segunda-feira –

EMEI Jardim Adelaide

EMEI Amanda I

EMEI Amanda III

EMEI Leni Pereira Prata

27/08, terça-feira –

EMEI Novo Estrela

EMEI João Carlos

EMEI Santa Amélia

EMEI Sebastiana

28/08, quarta-feira –

EMEI José Natalino

EMEI São Sebastião

EMEI Auxiliadora

EMEI Santa Esmeralda

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo