Connect with us

Nossa Cidade

Gestantes, puérperas e crianças de seis meses a seis anos devem tomar a vacina contra a Influenza

Prefeitura

Publicado

em

Quem ainda não se imunizou contra a Influenza, é bom ficar atento. A Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha de vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe, até o dia 5 de junho. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, até o momento já foram aplicadas no município 55.872 doses. Dentre os grupos prioritários com baixa cobertura vacinal estão crianças de seis meses a seis anos de idade (39,83%), gestantes (26,58%) e puérperas de até 45 dias (28,04%). 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a população estimada de crianças de seis meses e seis anos de idade é de 15.500, das quais 6.228 já receberam a imunização. A Prefeitura de Hortolândia já havia antecipado a imunização de crianças desta faixa etária para o dia 04/05. Já dentre as gestantes, a população estimada é de 2.599, das quais 611 já tomaram a vacina. Do grupo de puérperas, a população estimada é de 378, das quais 106 já foram imunizadas. 

O órgão ainda informa que o município registra, neste ano, 94 casos notificados de H1N1, dos quais somente um positivo, 82 negativos, e 11 aguardam resultado. 

O horário da vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é das 7h às 16h. Nas demais unidades, o horário é das 8h às 15h. Confira abaixo a lista dos locais de vacinação. 

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de março, tendo como público-alvo, inicialmente, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais das forças públicas de segurança (Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, e bombeiros). Já a segunda fase ofereceu imunização para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e motoristas de transporte coletivo e portuários. Por fim, a terceira fase teve como grupos prioritários PCDs (pessoas com deficiência), gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, e professores de escolas públicas e particulares. 

Confira abaixo a lista dos locais de vacinação:

UBS de referência

Local de vacinação

Nova Europa

Tenda montada na área externa da UBS

Santiago

Na própria UBS, com controle de fluxo

Novo Ângulo

Na própria UBS, com controle de fluxo

Nova Hortolândia

EMEIEF João Carlos do Amaral Soares

Pq. do Horto

EMEI Jardim Novo Estrela

Orestes Ôngaro

Tenda montada na área externa da UBS

São Jorge

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda I

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda II

EMEI Jardim Amanda II (CAIC)

Taquara Branca

Tenda montada na área externa da UBS

São Bento

EMEIEF Jardim São Pedro

Rosolen /Adelaide

Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Santa Esmeralda

Pátio da UBS

Santa Clara

EMEI Santa Clara

Campos Verdes

Na própria UBS, com controle de fluxo

Figueiras

Tenda montada na área externa da UBS

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus: Estatísticas no Brasil e em Hortolândia 29/05

Portal Hortolândia

Publicado

em

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 26.928 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 465.166. O resultado marcou um acréscimo de 6,1% em relação a ontem (28), quando o número de pessoas infectadas estava em 438.238.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 1.124 novas mortes, chegando a 27.878. O resultado representou um aumento de 4,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 26.754 falecimentos por covid-19.

Do total de casos confirmados, 247.812 estão em acompanhamento e 189.476 foram recuperados. Há ainda 4.245 óbitos sendo analisados.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

BOLETIM – CORONAVÍRUS (COVID-19) EM HORTOLÂNDIA – 29/05

Casos notificados: 603
Pacientes em investigação: 79

  • Em Isolamento domiciliar aguardando exame: 61
  • Em Internação na Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia: 8
  • Em Internação hospitalar fora do município: 10 (7 em UTI e 3 em enfermaria)

Casos confirmados: 145

  • 14 pacientes em isolamento domiciliar
  • 0 em Internação no Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia (Em enfermaria)
  • 0 em Internação no Hospital Municipal Mário Covas (Em enfermaria)
  • 10 pacientes em internação hospitalar fora do município (8 em UTI / 2 em enfermaria )
  • 108 pacientes já receberam alta / curados
  • 13 Óbitos

Casos descartados: 379

*Todos os casos em investigação encontram-se em isolamento e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde
**Comunicação de casos confirmados mediante informação da Secretaria de Saúde do Estado

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura promove seminário digital no Dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia cinco de junho, a Prefeitura de Hortolândia realizará, na próxima sexta-feira, a partir das 14 horas, um seminário digital sobre o tema “Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Gestão Municipal”. O objetivo é discutir ações de interesse público, mostrando que a Administração Municipal busca diretrizes, em nível mundial, para formular e colocar em prática políticas públicas ambientais de sustentabilidade, que garantam à população mais qualidade de vida.

Para participar do debate, os interessados deverão acessar o link do webinar, na data e hora da conferência (acesse aqui o link). A sala de conferência online tem capacidade para até mil participantes. Não é necessário se inscrever previamente. O seminário é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

O tema central do seminário será abordado, em diferentes vertentes, por profissionais da área da própria Prefeitura e por especialistas convidados, como o estatístico, ex-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo; a Profa. Emília Wanda Rutkowski, livre docente na FEC Unicamp (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas) e coordenadora do Laboratório Fluxus; e Mimo Ravagnani, superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). Confira a programação completa abaixo.

A secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressalta a importância da ação e da participação popular. “Iremos comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, data importante para estimular mudanças de atitudes e sensibilizar quanto à importância do respeito e preservação ao meio ambiente, o que, com certeza, irá refletir nas nossas futuras gerações”, afirma Eliane.

Ação estratégica

Na atual gestão do prefeito Angelo Perugini, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, definiu como ação estratégica, na formulação e aplicação de políticas públicas municipais, a incorporação dos conceitos de Cidades Inteligentes e Sustentáveis e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda, estão previstas ações mundiais envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico sustentável, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões sustentáveis de consumo e de produção, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, sociedades pacíficas, justas e inclusivas e meios de implementação.

Projeto ANDUS

Hortolândia se tornou um dois seis municípios brasileiros – e o único paulista – a firmar parceria internacional na área de desenvolvimento sustentável com o Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil).

A participação neste projeto proporcionará ao município transferência tecnológica, capacitação de servidores e construção de ferramentas para a implementação do Plano Diretor, de modo a tornar Hortolândia cidade modelo de sustentabilidade, em sintonia com a Agenda 2030 e os ODSs da ONU.

A parceria internacional vem ao encontro das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, social, econômico, ambiental e humano de Hortolândia, de modo sustentável, preparando a cidade para o crescimento urbano dos próximos 30 anos. Por meio do PIC, Hortolândia já iniciou uma série de investimentos para tornar a cidade inteligente, do ponto de vista tecnológico e de sustentabilidade.

Programação         

14h – Abertura Oficial

14h20 – Apresentação musical e mímica com Ricardo Zanoni, Carlos Campos, Neide Martins e Márcia Campos

14h30h – Carlos Maldonado – Diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia – “ODS e a Formação dos Gestores Públicos”

14h55 – Elaine Sousa – Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da SMMADS/PMH – “ODS e a Política Municipal de Meio Ambiente”

15h20 – Vicente Andreu Guillo – Estatístico, ex-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas – “ODS, Água e Saneamento”

15h45 – Profa. Emília Wanda Rutkowski – Livre Docente FEC Unicamp e Coordenadora do Laboratório Fluxus – “ODS e a Iniciativa Lixo Zero”

15h10 – Mimo Ravagnani – Superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) – “ODS como Inspiração para Ação Regional”

15h30 – Debates pós-palestras e encerramento

Moderador: Gustavo Cherubina, Assessor Técnico SMMADS /PMH e integrante do Fórum Popular da Natureza – Núcleo PCJ

#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia recebe doação de 250 kits de higiene e limpeza da empresa Taormina

Prefeitura

Publicado

em

A onda de solidariedade continua em alta no município, durante a pandemia do Coronavírus. A Prefeitura de Hortolândia recebeu a doação de 250 kits de higiene e limpeza da empresa Taormina Incorporadora e Construtora, que atua na cidade.

A entrega foi realizada, nesta sexta-feira (29/05), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

De acordo com a presidente do Funsol (Fundo Social de Solidariedade) do município, Leila Pereira Dobelin, os kits serão entregues a famílias em vulnerabilidade social atendidas pela Prefeitura. Cada kit contém produtos como água sanitária, creme dental, sabão em pedra, álcool em gel, papel higiênico, saco de lixo, desinfetante, entre outros.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo