Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Governador destaca Ponte da Esperança como elo de integração regional

Prefeitura

Publicado

em

 

A Ponte da Esperança (estaiada), estrutura construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, foi inaugurada, nesta quinta-feira (30/05), em evento que reuniu o governador João Doria e o prefeito Angelo Perugini. Com 700 metros de extensão, a estrutura, que é sustentada por 16 estais, é um importante eixo de integração viária local e regional. Durante a inauguração, Doria valorizou a Ponte da Esperança como uma obra que promove a união regional. “Esta ponte permitirá acessibilidade de bairros mais simples à estrutura da cidade. A ponte passa a atender e a ligar dois lados e, sempre que há união, há celebração”, destacou. A Prefeitura estima que cerca de mil pessoas acompanharam o evento, que faz parte das comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia, comemorado em 19 de maio.

Além de promover integração e desenvolvimento local, a Ponte da Esperança faz parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, em implantação pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), corredor expresso de ônibus que ligará Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas. Doria afirmou que, até dezembro deste ano, todas as obras que ligarão a Ponte da Esperança à Campinas estarão finalizadas, o que inclui a continuidade do corredor pelos bairros Parque Peron e Chácaras Nova Boa Vista (perto do presídio) e a alça de acesso ao km 5 da SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença).

“A boa política pública é o que estamos, hoje, fazendo aqui em Hortolândia. O bom prefeito é aquele que compartilha, que diz “nós fazemos”. É um exemplo de grandeza do prefeito Perugini realizar esta obra e compartilhar esta inauguração com o Governo do Estado. E também uma grandeza a escolha do nome Esperança para a ponte, uma bela iniciativa, pois ela representa a esperança de várias pessoas. A inauguração desta ponte mostra que juntos podemos fazer melhor”, destacou Doria, enfatizando que o discurso de Perugini é “sintonizado, aberto, democrático e participativo”.

“Nós acreditamos que a política pode acontecer com relacionamento, participação e olho no olho. Hoje, recebemos o governador para entregar esta obra que simboliza um compromisso que se realizou. Compromisso assumido com o governador Geraldo Alckmin e que Doria dá continuidade. Graças a união com o Governo Estadual, entregamos esta ponte que chamamos de Esperança, pois era quase impossível realizar esta obra, mas ela se tornou realidade, se tornou a esperança. Quando alimentamos nossa coragem mais que nosso medo, chegamos a fugir das derrubadas de muros para construir pontes”, enfatizou o prefeito Angelo Perugini, destacando a importância da parceria com o Estado para viabilizar as obras que colocaram a Ponte da Esperança em funcionamento.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, que estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou o serviço: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Além da inauguração da Ponte da Esperança, o evento desta quinta-feira marcou a entrega de 50 novos ônibus do Governo do Estado para o sistema de transportes intermunicipal, veículos que contam com wi-fi, tomadas USB, rampas de acessibilidade e ar condicionado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, 38 destes veículos servirão ao transporte de passageiros entre Hortolândia e cidades vizinhas. Estes veículos começam a circular nesta sexta-feira (31/05).

Desenvolvimento local

A Ponte da Esperança é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base e um mastro de 75 metros de altura. Agora que está liberada para o tráfego de veículos, a estrutura vai facilitar acessos entre os bairros de Hortolândia. “Esta é uma obra importante para todas as cidades da região, mas especialmente para Hortolândia, pois ela liga uma região muito humilde da cidade, que é o Jd. Nova América e o Jd. Novo Ângulo, ao restante do município. É um momento que ficará para a história de Hortolândia”, ressaltou Perugini.

“Temos a perspectiva de abertura de novos loteamentos nesta região, além da movimentação do comércio local e da chegada de novas empresas, o que, consequentemente, vai gerar mais postos de trabalho para o morador da cidade”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

Atualmente, o acesso ao Jd. Novo Ângulo é pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, a antiga Estrada da Granja. A pista simples é um empecilho, por exemplo, ao escoamento da produção de empresas e, até mesmo, ao dia a dia dos moradores, tanto para quem depende de transporte coletivo quanto para quem precisa seguir caminho de carro. Com a entrega da Ponte, ficará mais fácil o acesso a rodovias como SP-101, Anhanguera e Bandeirantes.

Entre as centenas de pessoas que acompanharam a cerimônia de inauguração da Ponte da Esperança, estava o monitor Antônio Carlos Bruno, de 64 anos, morador do Jd. Nova América. “Estou muito feliz em ver esta acontecimento, pois esta inauguração representa mais desenvolvimento para a região onde moro. Meu bairro estava separado do restante da cidade. Penso que, agora, com as facilidades que a ponte vai trazer, vamos em breve contar com bancos e lotéricas, pois até para pagar contas temos dificuldades aqui”, destacou Bruno.

PIC

A inauguração da Ponte da Esperança e a continuidade da obra do Corredor Metropolitano são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X – Ponte da Esperança

•180 metros de vão

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

•90 luminárias LED

•Pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia é a segunda melhor cidade do Brasil para investimento em comércio

Portal Hortolândia

Publicado

em

Hortolândia foi classificada como a 2ª melhor cidade para investimento no setor comercial.

O levantamento foi feito e divulgado pela Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos e levantamento de tendências de desenvolvimentos.

No levantamento de 2020, Hortolândia continua no ranking de comércio, indústria e serviços, entre as 100 melhores cidades do país para se investir. Destaque para o o ranking do comércio, no qual Hortolândia ocupa o 2º lugar no Brasil. E no de serviços em que ocupa a 9ª posição.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Moradores denunciam descarte irregular no Jardim Novo Ângulo

Portal Hortolândia

Publicado

em

Internautas do Portal Hortolândia denunciaram um descarte irregular de entulho que vem acontecendo há tempos no Jardim Novo Ângulo.

O caso está acontecendo na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, em frente ao condomínio Suíça.

De acordo com um dos internautas, dois caminhões trazem os entulhos e despejam. Depois um trator espalha o despejo.

Ainda segundo o internautas, a Sabesp precisou fazer manutenção no esgoto e teve dificuldades para encontrar a tamba do bueiro por conta do entulho.

Aplicativo para denúncia de descarte irregular de resíduos

A Prefeitura de Hortolândia disponibiliza um aplicativo para denunciar descartes irregulares de resíduos, obter informações sobre limpeza urbana, coleta seletiva e educação ambiental, dentre outros serviços relacionados.

É o App Agenda Verde, disponível para download nas lojas oficiais GooglePlay e AppleStore, podendo rodar em dispositivos móveis, como celulares e tablets com sistema operacional Google e também iOS.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 5202 casos confirmados, 4989 curados e 163 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(04) mostra que o município teve 5202 casos confirmados, 4989 curados e 163 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 37 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 01 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 641 em isolamento domiciliar.

6843 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares