Nossa Cidade

Grito Cultural de Hortolândia recebe 1.500 pessoas

Pelo menos 1.500 mil pessoas passaram pelo Grito Cultural, neste domingo (24/06). O evento, realizado pelo Ponto de Cultura Caminhos com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Adelaide, reuniu diversas atrações para a população. O projeto tem como objetivo valorizar e reconhecer a cultura afro-brasileira.

Na abertura do Grito Cultural, houve a apresentação do Cortejo Cultural. O público ainda acompanhou a apresentação do projeto “Conversa de Butiquim no Terrero de Mainha”, onde um conjunto de músicos cantou músicas de samba e pagode. O som de black music foi tocado pelos Dj’ Bira e Tremendão.

Anuncio


Houve também o desfile da Miss Beleza Negra, o show do cantor de rap Thaíde, apresentações de roupa e penteados afro que são tendência na atualidade. O grupo Oju Oba realizou uma apresentação de dança na abertura do desfile. Na parte gastronômica, as pessoas puderam degustar comidas e petiscos afros, comercializados nas barracas montados no evento.

O Grito Cultural foi criado com o objetivo de apresentar diversas manifestações da cultura afro-brasileira, por meio de ritmos e dança, cultura de tradição, moda e beleza étnica, culinária, literatura, cultura de rua, hip-hop, artistas independentes, entre outros movimentos voltados à cultura afro. O evento também tem a proposta de fortalecer o Setor de Igualdade Racial, além de valorizar e reconhecer a cultura afro-brasileira.

De acordo com o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino de Jesus Oliveira, o Grito Cultural superou as expectativa. “O evento aliou a presença de público qualificado (pessoas que tem relação com a cultura afro) com a possibilidade de gerar renda para os parceiros do evento e para o Ponto de Cultura”, observou o diretor.

Para a coordenadora do Ponto de Cultura Caminhos, Eleonora Aparecida A. S. Domingos, a avaliação do Grito Cultural é positiva porque reuniu e valorizou vários elementos da cultura afro-brasileira num único espaço. “Nós organizadores, analisamos que o evento foi fundamental para fomentar a economia do município com as barracas e exposições de origem afro-brasileira, além de levar entretenimento para a população. O Grito Cultural foi criado com objetivo de dar oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre os valores e a cultura afro-brasileira”, destacou Eleonora.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo