Connect with us

Nossa Cidade

Guarda Municipal inicia “Operação Natal” para reforçar segurança

Prefeitura

Publicado

em

A Guarda Municipal da Prefeitura de Hortolândia iniciou a “Operação Natal”, nesta segunda-feira (09/12). O patrulhamento recebe reforço em todas as áreas comerciais da cidade. O objetivo é aumentar a segurança de consumidores e comerciantes, neste mês, durante o período das compras de final de ano. Hoje (09/12), o comércio na cidade passa a funcionar em horário especial, das 9h às 22h (veja abaixo). 

De acordo com a Secretaria de Segurança, já estão em operação as estratégias necessárias para evitar ações criminosas durante o final de ano. “As patrulhas estão aplicando o que foi elaborado em reuniões e a segurança em todos os pontos da cidade está reforçada”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michelli Cardena Quinetti.

DICAS PARA SEGURANÇA

A Guarda Municipal orienta a população sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar ações de criminosos durante as compras de final de ano. “Ao transitar pelas vias da cidade, as pessoas devem evitar mexer no celular, que causa distração, além de chamar atenção de infratores. Andar com bolsas e mochilas na parte da frente do corpo e, principalmente, evitar a contagem de dinheiro em público. São pequenos atos que fortalecem a segurança pessoal”, observa a comandante Michelli.

HORÁRIOS ESPECIAIS

De acordo com a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), nesta segunda-feira (09/12), o comércio começa a funcionar das 9h às 22h.  Nos sábados (14 e 21/12), o funcionamento será das 9h às 18h e nos domingos (15 e 22/12), os estabelecimentos funcionarão das 9h às 15h. Na terça-feira (24/12), as lojas abrem às 9h e fecham às 17h e na quinta-feira (26/12), funcionam das 13h às 18h. No dia 25 de dezembro, o comércio estará fechado e no dia 31/12, o atendimento será das 9h às 15h.

PATRULHAMENTO EM TODA A CIDADE

Além da Operação Natal, a Guarda Municipal também já atua com novas estratégias de patrulhamento em Hortolândia. Os locais para reforçar as ações de segurança são determinados por meio de mapeamentos, realizados por dados estatísticos e da elaboração de boletins de ocorrência. Uma das medidas adotadas é o reforço do patrulhamento em espaços públicos, aos finais de semana, a exemplo de parques e praças. De acordo com a Secretaria de Segurança, o patrulhamento é realizado com viaturas, motos, conforme a necessidade. 

Com a criação do sistema POP (Patrulhamento Orientado ao Problema), há um cruzamento de dados e a Secretaria de Segurança reúne dados que indicam a necessidade de maior patrulhamento da GM em determinado território. O sistema é integrado à Polícia Militar. O reforço do contingente nos bairros acontece por meio do número de boletins de ocorrência registrados em cada região, com foco nos roubos e furtos. 

MAIS SEGURANÇA

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança aos moradores de todas as regiões da cidade. As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Em breve, o município contará também com câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. 

Outra ação que amplia a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia. O trabalho já foi realizado nas avenidas Olívio Franceschini e Antônio da Costa Santos, que fazem parte do Corredor Metropolitano, além do Parque Socioambiental Lago da Fé e no entorno da lagoa do Jardim Amanda. A meta é que, até o final de 2020, toda a cidade receba lâmpadas de LED. 

PIC

As ações para ampliar a segurança em Hortolândia são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de Hortolândia para os próximos 30 anos. As obras do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Diplomação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência acontece nesta quarta-feira

Avatar

Publicado

em

Por

Acontece na próxima quarta-feira(22), na Câmara Municipal de Hortolândia, a Diplomação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

O evento apresentara os representantes do Conselho para o exercício Biênio 2019-2021 e acontece a partir das 9 horas.

De acordo nova presidente do Conselho, Andresa Alcântara, é importante o comparecimento da população no evento para conhecer os mebros que estarão lutando pelos direitos dos deficientes hortolândenses.

Andresa, como tetraplégica, sabe da mportância desse conselho para o Município e para as pessoas que têm deficiência. Ela também é graduada em Serviço Social e Pós-graduada em Políticas públicas e Defensoria de Direito, e pretende unir estes conhecimentos na luta pelos direitos da pessoas com deficiência.

SERVIÇOS
Diplomação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Data: Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
Horário: 9 horas
Local: Câmara Municipal de Hortolândia
Endereço: Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel

Continue Lendo

Nossa Cidade

CCS do Jd. Rosolen receberá oficina de Inclusão Digital e Noções de Inglês nesta terça-feira (21/01)

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realiza, no dia 21 de janeiro (terça-feira), a partir das 14h, o lançamento da Oficina de Inclusão Digital e Noções de Inglês. A atividade será realizada no Centro de Convivência Social do Jardim Rosolen. Os interessados em participar do curso poderão realizar a inscrição no dia do lançamento. Além disso, haverá uma apresentação mostrando a importância de aprender as técnicas para aprimoramento da utilização de smartphones e computadores acopladas ao inglês, lingua predominante neste tipo de tecnologia.

As inscrições para a oficina poderão ser realizadas por homens e mulheres de todas as idades. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para se matricular, basta ser morador de Hortolândia e levar RG, CPF e comprovante de endereço. De acordo com a a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, serão disponibilizadas 30 vagas para a oficina. 

Os encontros acontecerão duas vezes por semana no Centro de Convivência Social do Jardim Rosolen e no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jardim Novo Ângulo.O Centro de Convivência Social do Jardim Rosolen fica localizado na rua Guido Rosolen, nº 177, Jardim Rosolen. 

PIC

As ações de qualificação profissional fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado por Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Moradores de Hortolândia morrem afogados em Iguape

Avatar

Publicado

em

Por

Quatro pessoas morreram afogadas na Praia do Leste, em Iguape, região da Ilha Comprida, na tarde de quinta-feira (16).

Duas das vítimas são pai e filha, sendo Anderson Pires do Nascimento, de 40 anos, e Maria Rita Farias do Nascimento, de 9 anos, moradores de Hortolândia.

Alexandre Pereira, de 42 anos, também era morador de Hortolândia e Jair Antunes Rodrigues, de 65 anos, de Monte Mor.

De acordo com o boletim de ocorrência, Maria estava nadando no mar com outros dois irmãos, quando começaram a se afogar. Os irmãos Carolina e Gabriel, de 11 e 16 anos, se salvaram, mas a mais nova não conseguiu sair do mar. O pai e os dois amigos da família tentaram resgatar a menina, mas pela forte correnteza os quatro acabaram se afogando.

Os dois amigos chegaram a ser resgatados pelos bombeiros salva-vidas, mas não resistiram. A menina foi localizada pela equipe já sem vida, e o corpo do pai, Anderson Nascimento, foi encontrado neste sábado (18).

Continue Lendo



Max Milhas