Nossa Cidade

Guarda Municipal inicia “Operação Natal” para reforçar segurança

A Guarda Municipal da Prefeitura de Hortolândia iniciou a “Operação Natal”, nesta segunda-feira (09/12). O patrulhamento recebe reforço em todas as áreas comerciais da cidade. O objetivo é aumentar a segurança de consumidores e comerciantes, neste mês, durante o período das compras de final de ano. Hoje (09/12), o comércio na cidade passa a funcionar em horário especial, das 9h às 22h (veja abaixo). 

De acordo com a Secretaria de Segurança, já estão em operação as estratégias necessárias para evitar ações criminosas durante o final de ano. “As patrulhas estão aplicando o que foi elaborado em reuniões e a segurança em todos os pontos da cidade está reforçada”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michelli Cardena Quinetti.

Anuncio


DICAS PARA SEGURANÇA

A Guarda Municipal orienta a população sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar ações de criminosos durante as compras de final de ano. “Ao transitar pelas vias da cidade, as pessoas devem evitar mexer no celular, que causa distração, além de chamar atenção de infratores. Andar com bolsas e mochilas na parte da frente do corpo e, principalmente, evitar a contagem de dinheiro em público. São pequenos atos que fortalecem a segurança pessoal”, observa a comandante Michelli.

HORÁRIOS ESPECIAIS

De acordo com a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), nesta segunda-feira (09/12), o comércio começa a funcionar das 9h às 22h.  Nos sábados (14 e 21/12), o funcionamento será das 9h às 18h e nos domingos (15 e 22/12), os estabelecimentos funcionarão das 9h às 15h. Na terça-feira (24/12), as lojas abrem às 9h e fecham às 17h e na quinta-feira (26/12), funcionam das 13h às 18h. No dia 25 de dezembro, o comércio estará fechado e no dia 31/12, o atendimento será das 9h às 15h.

PATRULHAMENTO EM TODA A CIDADE

Além da Operação Natal, a Guarda Municipal também já atua com novas estratégias de patrulhamento em Hortolândia. Os locais para reforçar as ações de segurança são determinados por meio de mapeamentos, realizados por dados estatísticos e da elaboração de boletins de ocorrência. Uma das medidas adotadas é o reforço do patrulhamento em espaços públicos, aos finais de semana, a exemplo de parques e praças. De acordo com a Secretaria de Segurança, o patrulhamento é realizado com viaturas, motos, conforme a necessidade. 

Com a criação do sistema POP (Patrulhamento Orientado ao Problema), há um cruzamento de dados e a Secretaria de Segurança reúne dados que indicam a necessidade de maior patrulhamento da GM em determinado território. O sistema é integrado à Polícia Militar. O reforço do contingente nos bairros acontece por meio do número de boletins de ocorrência registrados em cada região, com foco nos roubos e furtos. 

MAIS SEGURANÇA

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança aos moradores de todas as regiões da cidade. As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Em breve, o município contará também com câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. 

Outra ação que amplia a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia. O trabalho já foi realizado nas avenidas Olívio Franceschini e Antônio da Costa Santos, que fazem parte do Corredor Metropolitano, além do Parque Socioambiental Lago da Fé e no entorno da lagoa do Jardim Amanda. A meta é que, até o final de 2020, toda a cidade receba lâmpadas de LED. 

PIC

As ações para ampliar a segurança em Hortolândia são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de Hortolândia para os próximos 30 anos. As obras do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo