Nossa Cidade

Guardas Municipais participam de curso de capacitação profissional

Qualificação começou nesta segunda-feira (03/06) e envolverá todos os patrulheiros de Hortolândia

Guardas Municipais da Prefeitura de Hortolândia participam do Curso de Capacitação Profissional GMH – 2019. A qualificação é obrigatória a todos os Guardas Municipais e está prevista em Lei Federal. Dentre os temas abordados estão Armamento, Munição, Manuseio e Tiro, Primeiros Socorros, Psicologia Positiva, Abordagens Pessoal e Veicular, uso de algemas, entre outros. O objetivo é fornecer aos profissionais condições psicológicas e técnicas para o manuseio correto de equipamentos de trabalho, além de trabalhar conteúdos escolhidos conforme a necessidade dos Guardas Municipais em suas respectivas funções.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Segurança, a Prefeitura investe em aperfeiçoamento permanente dos guardas municipais. A qualificação é baseada nas exigências da Lei Federal 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e no convênio 13/2015/SR/DPF/SP, firmado entre a Prefeitura e a Polícia Federal, onde os profissionais atuantes devem cumprir  80 horas anuais de qualificação e aprimoramento, sendo 52 horas presenciais e o restante pode ser em EAD (Ensino à Distância), desde que seja ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

“O trabalho realizado pela Guarda Municipal consiste em defender a segurança dos munícipes, inclusive, portando arma de fogo, além de proteger e preservar os bens, serviços e instalações públicas. Estes profissionais são expostos, diariamente, a ações perigosas com risco de roubos ou outras formas de violência física e psicológica, por isso, é importante que os profissionais realizem aprimoramento com frequência com acompanhamento psicológico, para que eles estejam aptos a realizar atendimento de qualidade à toda população”, afirmou o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa.

O secretário explica que aproveita essa oportunidade de aprimoramento obrigatório para ampliar o conteúdo com temas novos, próximos ao dia a dia dos profissionais. “Neste ano, trabalharemos também o tema primeiros socorros. A Guarda Municipal trabalha muito próxima ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por isso, achamos importante preparar nossos profissionais para, junto a este órgão, oferecer serviços de mais qualidade a toda população”, explicou Correa. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo