Connect with us

Nossa Cidade

Homem provoca incêndio em residência no Amanda ao tentar espantar abelhas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Um homem ao tentar espantar abelhas, foi tentar atear fogo em uma colmeia e acabou incendiando o porão da casa, no Jardim Amanda I em Hortolândia.

O fato aconteceu na tarde desta terça-feira(23). O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.

O homem foi socorrido pelo SAMU com queimaduras leves no rosto.

Pensando na segurança da população o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:

  • Caso visualize um enxame de abelhas em seu quintal, jamais tente fazer a remoção por conta própria, se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193;
  • Atenção redobrada com as crianças e os idosos, oriente seus filhos para que não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nas abelhas;
  • Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque;
  • Abelhas não gostam de barulho, se for realizar algum trabalho que necessite utilizar máquinas barulhentas ou usar equipamentos motorizados faça uma inspeção cuidadosa do local e tenha certeza de que não exista nenhum enxame próximo;
  • Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;
  • Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;
  • Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas;
  • Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;

As abelhas convivem em um sistema de extraordinária organização: Em cada colônia existem cerca de 80.000 abelhas, sendo uma única rainha, centenas de zangões e o restante são as operárias. Somente a rainha põe ovos férteis, os zangões são os machos e vivem para fecundar a rainha. As abelhas que possuem ferrão são as fêmeas, porém somente as operárias ferroam, cabe a elas a função de defender a colônia contra qualquer ameaça.

Elas possuem uma função fundamental para o planeta, são elas as responsáveis pela polinização, que é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. A polinização é realizada também por pássaros, vespas, borboletas, entre outros, porém são as abelhas os agentes mais adaptados e eficientes, sendo dessa forma os mais importantes no processo de polinização.

Portanto, diante da comprovada importância desses insetos, a Lei 9605/98 (LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS) considera crime ambiental o extermínio de abelhas, a lei em seu artigo 29 traz o seguinte texto:

Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Seguindo as orientações acima, certamente os incidentes com abelhas diminuirão. O Corpo de Bombeiros Militar atende 24hs por dia em todo estado e deve ser acionado em casos de emergências através do telefone 193.

Nossa Cidade

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho

Portal Hortolândia

Publicado

em

A lista de classificação geral com os vestibulandos do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2020 pode ser consultada no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

A relação traz quem se inscreveu no Ensino Médio em todos os seus formatos, incluindo Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Novotec Integrado; no primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA; no primeiro módulo do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online); no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo para cursos técnicos e à segunda série do Ensino Médio; e para os cursos de Especialização.

A primeira lista dos convocados será divulgada na próxima segunda-feira (20) somente na unidade onde o candidato deseja estudar. Cabe a ele acompanhar a convocação.

Calendário para matrícula

Os convocados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada.

* 20 de janeiro:           primeira lista de convocação

* 21 e 22 de janeiro:   matrícula dos convocados da primeira lista

* 23 e 24 de janeiro:   divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Etecs, e matrícula

Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outra lista deverá ser divulgada na Etec. Cabe ao candidato comparecer na unidade em que pretende estudar para acompanhar a convocação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Centro de Convivência da Melhor Idade oferece atividade de férias

Prefeitura

Publicado

em

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, espaço da Prefeitura de Hortolândia destinado à atividades para este público, está com a programação recheada durante as férias. Os idosos cadastrados no local podem praticar às segundas-feiras aulas de ginástica e artesanato; às terças-feiras, hidroginástica para homens e mulheres; às quartas-feiras,  ginástica; às quintas-feiras, hidroginástica para homens e mulheres, além de artesanato. Durante toda a semana, são disputados jogos de mesa em todos os horários. Na próxima quarta-feira (22/01), o espaço receberá a segunda aula de Oficina de Decoupage em Vidro.

A programação de verão para os idosos já cadastrados continua até o dia 31 de janeiro. O recadastramento ara as atividades de 2020 começa á partir do dia 28 de janeiro e vãi até o dia 07 de fevereiro. Para os interessados em começar a frequentar o espaço, novos cadastros podem ser feitos a partir do dia 10 de fevereiro. O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na rua Euclides Pires de Assis, nº 200, bairro Remanso Campineiro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parques socioambientais de Hortolândia são opções de lazer no final de semana

Prefeitura

Publicado

em

O final de semana chegou e Hortolândia conta com espaços para diversão gratuita da família. Estamos no verão e nada melhor que curtir um passeio ao ar livre nos parques da cidade. Durante este período, a Prefeitura intensifica a limpeza e a poda do mato nas áreas de lazer, para que a população possa usar os locais com tranquilidade. 

Há opções para diversão gratuita e ao ar livre em diferentes bairros da cidade. No Jd. Santa Clara do Lago, o Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), tem uma área verde para a prática de caminhada, espaço para piquenique, além de  um campo de areia na parte de trás do parque, ao lado do parquinho infantil, para a prática de futebol. Localizado na Rua Bolívia, 290, o Creape abre diariamente, das 6h às 20h. Além do campinho e da pista de caminhada, o local tem academia ao ar livre e outros espaços de convivência, bem como restaurante anexo.

Já na região central, o Parque Socioambiental Chico Mendes, cercado de árvores, é uma ótima pedida para quem quer curtir uma área verde em meio à agitação e comodidade que o centro da cidade pode oferecer. A grande pista de caminhada, que dá a volta no parque e a academia ao ar livre são as atrações para os fãs de práticas esportivas. Ao lado do parque, sorveterias, barzinhos e restaurantes são opções para se alimentar e hidratar neste calor. Também no centro, o Parque Socioambiental “Renato Dobelin” possui coreto e espaço para caminhada.

O Parque Socioambiental “Lago da Fé”, no Parque Gabriel é o “caçula” de todos os parques de Hortolândia. Construído no ano passado pela Administração, a pista de caminhada é o ponto alto do local, além da área com grama para a realização dos piqueniques. A iluminação de LED implantada pela Prefeitura no Lago da Fé permite a utilização no período noturno, proporcionando mais visibilidade e segurança aos frequentadores. 

Do outro lado da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contempla uma pista de caminhada com vista para um lago cercado de árvores e uma deliciosa “sombrinha”, onde os bancos e mesas podem ser usados para alimentação e “passatempo” como uma partida de dominó, por exemplo. Academia ao ar livre para os desportistas e o playground para as crianças completam a diversão no espaço.

Na região do Jardim Carmen Cristina, o Parque Remanso das Águas também possui mesinhas e bancos para o descanso e um descontraído bate-papo entre amigos. A prática esportiva fica por conta da caminhada e da utilização das quadras para quem gosta de esportes coletivos e com bola. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas