Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Homem provoca incêndio em residência no Amanda ao tentar espantar abelhas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Um homem ao tentar espantar abelhas, foi tentar atear fogo em uma colmeia e acabou incendiando o porão da casa, no Jardim Amanda I em Hortolândia.

O fato aconteceu na tarde desta terça-feira(23). O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.

O homem foi socorrido pelo SAMU com queimaduras leves no rosto.

Pensando na segurança da população o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:

  • Caso visualize um enxame de abelhas em seu quintal, jamais tente fazer a remoção por conta própria, se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193;
  • Atenção redobrada com as crianças e os idosos, oriente seus filhos para que não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nas abelhas;
  • Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque;
  • Abelhas não gostam de barulho, se for realizar algum trabalho que necessite utilizar máquinas barulhentas ou usar equipamentos motorizados faça uma inspeção cuidadosa do local e tenha certeza de que não exista nenhum enxame próximo;
  • Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;
  • Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;
  • Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas;
  • Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;

As abelhas convivem em um sistema de extraordinária organização: Em cada colônia existem cerca de 80.000 abelhas, sendo uma única rainha, centenas de zangões e o restante são as operárias. Somente a rainha põe ovos férteis, os zangões são os machos e vivem para fecundar a rainha. As abelhas que possuem ferrão são as fêmeas, porém somente as operárias ferroam, cabe a elas a função de defender a colônia contra qualquer ameaça.

Elas possuem uma função fundamental para o planeta, são elas as responsáveis pela polinização, que é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. A polinização é realizada também por pássaros, vespas, borboletas, entre outros, porém são as abelhas os agentes mais adaptados e eficientes, sendo dessa forma os mais importantes no processo de polinização.

Portanto, diante da comprovada importância desses insetos, a Lei 9605/98 (LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS) considera crime ambiental o extermínio de abelhas, a lei em seu artigo 29 traz o seguinte texto:

Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Seguindo as orientações acima, certamente os incidentes com abelhas diminuirão. O Corpo de Bombeiros Militar atende 24hs por dia em todo estado e deve ser acionado em casos de emergências através do telefone 193.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Aplicação de base para asfalto chega próximo à avenida Olívio Franceschini, no Jd. São Miguel

Prefeitura

Publicado

em

O cruzamento da avenida Olívio Franceschini com a rua Lourival Mey, no Jd. São Miguel, já é preparado para ser asfaltado. Nesta quinta-feira (06/08), equipes da Prefeitura aplicam base composta de pedras. O objetivo da ação é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população do entorno.

Além dessa via, as ruas João Rodrigues Garajaú e Antônio Dias de Lima também serão asfaltadas, em breve. Nos trechos sem asfalto destas três ruas, incluindo a Lourival Mey, houve ainda a construção de calçadas, implantação de guias e sarjetas, implantação de sistema de drenagem de águas pluviais, com bocas de lobo e tubulação subterrânea.

De acordo com a Secretaria de Obras, a ação garantirá melhores condições viárias para o Jd. São Miguel, principalmente no acesso à avenida Olívio Franceschini. O projeto prevê 682 metros de extensão com vias pavimentadas, além de 1.132 metros de guias e sarjetas.

PIC

A obra de pavimentação de ruas no Jd. São Miguel faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). A iniciativa prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Trecho da avenida Panaíno em frente ao Centro de Especialidades Médicas é duplicado

Prefeitura

Publicado

em

Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham, nesta semana, na duplicação da via que passa em frente ao Centro de Especialidades Médicas, que se integrará à avenida Panaíno, construída para unir as região do Jd. Santa Clara ao Jd. Novo Ângulo. A obra de duplicação neste trecho depende, ainda, da remoção de postes, ação que será realizada pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), ainda neste mês.

A implantação da avenida Panaíno é realizada pela Secretaria de Obras e inclui a duplicação de mais de dois quilômetros de avenida, construção de ponte sobre o córrego que corta a via, além de canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e iluminação de LED. A obra utiliza recursos financiados pelo Banco CAF.

Com a avenida Panaíno, a população terá uma nova opção de trajeto entre as regiões da cidade, com viário mais rápido, seguro e eficaz. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a Av. da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101.

De acordo com a Secretaria de Obras, com a abertura da avenida Panaíno, a Prefeitura desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. A nova avenida também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas pela SP-101.

PIC

A obra da avenida Panaíno faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia ultrapassa as 90 mortes por Covid-19

Portal Hortolândia

Publicado

em

A secretaria de Saúde de Hortolândia confirmou no início da tarde desta quinta-feira(6) mais duas mortes por coronavírus na cidade, chegando a um total de 92 óbitos motivados pela doença.

Um dos pacientes era um homem de 53 anos, que foi internado na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 22/07, mesma data em que foi realizada a coleta de exame para diagnosticar a Covid-19.

O paciente foi transferido para o Hospital Municipal Mário Covas no dia 24/07 e o resultado confirmando o contágio por Coronavírus foi recebido no dia 31/07. O óbito aconteceu no dia 05/08.

A outra vítima era um homem de 60 anos, que inicialmente também foi internado na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 27/07, mesma data em que foi realizada a coleta de exame para diagnosticar a Covid-19.

Ele foi transferido para o Hospital Estadual de Sumaré no dia 29/07. Seu exame positivo para Covid-19 foi recebido no dia 03/08. O óbito aconteceu no dia 30/07.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares