Campinas

Hortolândia apresenta potencial do setor de pão de queijo no Inova Campinas

Hortolândia apresentará o potencial do segmento produtor de pão de queijo para a região no evento Inova Campinas Trade Show 2019, que começa nesta quarta-feira (30/10) e vai até a quinta-feira (31/10), no Expo D. Pedro, localizado na avenida Guilherme Campos, 500, Bloco II, anexo ao Parque D. Pedro Shopping. O evento é gratuito, voltado em especial para estudantes, pesquisadores e empreendedores. De acordo com a organização do evento, a estimativa de público é de 10.000 visitantes, com 100 expositores e mais de 2.000 reuniões de negócios. Mais informações estão disponíveis no site http://inovacampinas.org.br.

O município participará do evento, pelo segundo ano consecutivo, com estande próprio, que será compartilhado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, de Educação, Ciência e Tecnologia, e pela empresa EMS. 

Anuncio


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação apresentará o APL (Arranjo Produtivo Local) do pão de queijo, ação da Prefeitura em parceria com empresários, com objetivo de fortalecer o setor do município. Também será lançado o selo de qualidade para as empresas de pão de queijo. O projeto do selo foi definido nas reuniões do APL. “O selo de qualidade foi uma das pautas levantadas pelos próprios empresários. O objetivo é que a cidade seja reconhecida como maior produtora, além de expressar a qualidade diferenciada do produto”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet.

O prefeito Angelo Perugini participará do evento nesta quarta-feira (30/10), quando fará a entrega de um certificado para as 11 empresas que integram o APL. São elas: Alimentos Bertin, Cynborn, Dona Anália, Freski Massas, Pão de Queijo Fiel, Massa Boa, Massas Chef, NatuMinas, Pancremo, Pozelli e Sabor Paulista. O certificado atesta que estas empresas estão inseridas no Projeto do Selo de Qualidade do APL. Também participará da entrega do certificado a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o projeto do selo de qualidade terá inicio com auditorias realizadas nas empresas para verificar determinados critérios de qualidade e sabor característico do produto. Após a auditoria, as empresas participantes receberão o selo de qualidade. O processo de certificação terá parceria da ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Hortolândia tem cerca de 50 empresas relacionadas ao setor de pão de queijo, que geram 700 empregos diretos e indiretos. Cada empresa produz diariamente, em média, 50 toneladas de pão de queijo. 

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o motivo para Hortolândia ter grande quantidade de produtoras de pão de queijo se deve ao fato de ter existido, em meados da década de 1990, uma grande empresa do segmento na cidade. Com o encerramento das atividades desta empresa, vários ex-funcionários começaram a abrir suas próprios negócios e empresas, com isso, a atividade se multiplicou no município.  

PIC

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação também apresentará as ações e obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que a Prefeitura realiza em parceria com a iniciativa privada e os governos estadual e federal, e o Proemph (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia).

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, participar do Inova Campinas é importante para que o município fortaleça seu status de polo tecnológico no âmbito regional e nacional, e com isso atrair cada vez mais investimentos. 

“A pauta inovação é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini, pois ela está relacionada com a capacidade de gerar mais emprego e renda para os moradores da cidade. A inovação vai além da tecnologia. Envolve a transformação dos processos, qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento, e formas diferentes de realizar política pública. Prova disso é levar para o evento o APL do Pão de Queijo, que é a aposta da Prefeitura para defender a cidade como importante polo produtivo que é, inclusive no setor de alimentos”, ressalta Monique.

TECNOLOGIA

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia apresentará no Inova Campinas ações pedagógicas para o Hortolendo relacionadas ao uso das tecnologias digitais para estimular o hábito da leitura. 

“Estas ações visam a conscientização e um melhor aproveitamento dos materiais disponíveis para que as crianças tenham cada vez mais conhecimento alinhado com a tecnologia, e assim poder usufruir dela emsuas vidas. Vivemos numa sociedade na qual a tecnologia está presente no dia a dia e, por isso, a Prefeitura procura envolver professores, educadores, gestores e os próprios alunos. Participar do evento contribui para que cada vez mais a partilha de experiências enriqueça o trabalho da Prefeitura e faça-a avançar ainda mais”, destaca a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Mara Fagundes Teles. 

Para a EMS, é motivo de satisfação poder contribuir com um evento que traz a inovação no nome. “Temos em nosso complexo industrial, em Hortolândia, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. É o mais moderno da América Latina, com mais de 400 pesquisadores e alto potencial tecnológico, levando para cada vez mais longe a ampliação do acesso a tratamentos de saúde e colaborando ativamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS. “Inovar é hoje o principal foco da empresa em todas as suas áreas de atuação e a produção de medicamentos confiáveis e seguros, introduzindo terapias inovadoras e inéditas para a população, tem sido o nosso principal compromisso para garantir mais bem-estar”, reforça Josemara.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo