Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Hortolândia capacita agentes de Educação Ambiental sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Portal Hortolândia

Publicado

em

Hortolândia avança na implementação de políticas públicas que cumpram os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (13/10), um curso sobre o tema no parque socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A atividade é para os agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e responsável por ministrar o curso, Gustavo Cherubina, o objetivo é compartilhar com os agentes os compromissos que os países membros da ONU assumiram para cumprir os ODS. Estes objetivos foram instituídos em 2015 pela ONU, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam a implantação do desenvolvimento sustentável nas dimensões ecológica, social e econômica.

“Com este curso, a Prefeitura demonstra o compromisso com as metas globais dos ODS, promovendo o crescimento econômico sustentável e combatendo as mudanças climáticas, de forma a garantir melhor qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

SEMINÁRIO

Em maio deste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Hortolândia promoveu um seminário digital sobre os ODS. A atividade aberta ao público contou com participação de gestores e técnicos ambientais da Administração e de palestrantes convidados. A realização do seminário resultou na iniciativa da criação de um observatório para discutir políticas públicas voltadas a cidades inteligentes e alinhadas aos ODS.

ODS/AGENDA 2030

As diretrizes dos ODSs da ONU compõem uma agenda com 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Esta agenda foi apresentada e debatida em 2015, por mais de 150 líderes mundiais e, entre as metas, estão: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Confira os ODSs: 

– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

– Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura demarca vagas em estacionamento em frente ao Paço

Prefeitura

Publicado

em

O estacionamento de veículos em frente ao Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na Rua José Cláudio Alves dos Santos, do lado oposto ao número 585, no Remanso Campineiro, está de cara nova. Neste final de semana (23 e 24/01), equipes da Prefeitura de Hortolândia taparam buracos e refizeram o pavimento em alguns trechos. Além disso, demarcaram vagas e reforçaram a sinalização horizontal e vertical.

O local também ganhou pintura de zebrado amarelo e placas de “proibido estacionar”, ao lado do alambrado que circunda o espaço. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os motoristas precisam respeitar a sinalização e não deixar o veículo fora da área demarcada, caso todas as vagas estejam ocupadas, pois podem receber multa.  

De acordo com o  diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a multa por estacionamento irregular, considerada infração média, custa R$ 130,16.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Chuvas isoladas continuam em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Como já é de costume, as chuvas continuam em Hortolândia e só darão uma trégua no Domingo, como você pode conferir neste texto. Para mais novidades e notícias, continue lendo nosso Portal.

Hoje (25), há previsão de pancadas leves que irão totalizar 8 mm* (tudo isso a partir do meio dia). Mas, mesmo assim, a temperatura ficará acima dos 30°.

Na Terça e Quarta-Feira (26 e 27, respectivamente), as variações nos termômetros estarão entre 21° e 32°. A diferença é que dia 26, nos períodos da tarde e da noite, veremos 11 mm** de chuva e no dia 27, 10 mm*, com 14 km/h de vento.

Quinta-Feira (28), teríamos Lua Cheia, que provavelmente não será vista por conta das nuvens e do grande volume de água que cairá – cerca de 22 mm*. Um dia antes do final de semana e tudo se manterá na mesma, ou seja, altas temperaturas e chuvas.

Sábado (30), a umidade relativa do ar oscilará entre 45% e 89%, o que é ótimo e chuvas esporádicas totalizarão apenas 1 mm*. Domingo (31), o sol abre e não teremos nuvens no céu.

* Probabilidade de chuva de 90%

** Probabilidade de chuva de 80%

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de funcionamento

Portal Hortolândia

Publicado

em

Seguindo as orientações do Governo e a atualização do Plano São Paulo, confira o novo horário de funcionamento do Shopping Hortolândia. Qualquer dúvida, entre em contato!

Novo horário de funcionamento – de 25/01 a 07/02.

Lojas e quiosques: segunda a sexta, das 12h às 20h. Sábados, domingos e feriados, fechado.⠀

Praça de alimentação: segunda a sexta, das 12h às 20h. Sábado, domingos e feriados, somente delivery e drive-thru.⠀

Supermercado Tenda: segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.⠀

Lotérica: segunda a sábado, das 9h às 18h.⠀

Academia Smart Fit: segunda a sexta, das 6h às 10h e 16h às 20h.⠀

Cinema: segunda a sexta, sessões até as 20h. Operando com 40% da capacidade.

Espaços de recreação e atrações infantis (brinquedos individuais): segunda a sexta, das 12h às 20h. Sábados, domingos e feriados, fechado. Operando com 40% da capacidade..

Contato

Tel.: (19) 3116-1000
Atendimento: Segunda a Sexta: 10h – 18h

Endereço

Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro
CEP: 13184-494 – Hortolândia – SP.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares