Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Hortolândia capacita agentes de Educação Ambiental sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Portal Hortolândia

Publicado

em

Hortolândia avança na implementação de políticas públicas que cumpram os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (13/10), um curso sobre o tema no parque socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A atividade é para os agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Publicidade

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e responsável por ministrar o curso, Gustavo Cherubina, o objetivo é compartilhar com os agentes os compromissos que os países membros da ONU assumiram para cumprir os ODS. Estes objetivos foram instituídos em 2015 pela ONU, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam a implantação do desenvolvimento sustentável nas dimensões ecológica, social e econômica.

“Com este curso, a Prefeitura demonstra o compromisso com as metas globais dos ODS, promovendo o crescimento econômico sustentável e combatendo as mudanças climáticas, de forma a garantir melhor qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

SEMINÁRIO

Em maio deste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Hortolândia promoveu um seminário digital sobre os ODS. A atividade aberta ao público contou com participação de gestores e técnicos ambientais da Administração e de palestrantes convidados. A realização do seminário resultou na iniciativa da criação de um observatório para discutir políticas públicas voltadas a cidades inteligentes e alinhadas aos ODS.

ODS/AGENDA 2030

As diretrizes dos ODSs da ONU compõem uma agenda com 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Esta agenda foi apresentada e debatida em 2015, por mais de 150 líderes mundiais e, entre as metas, estão: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Confira os ODSs: 

– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

– Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Programa Quem é Você recebe o candidato a prefeito Dr George

Redação

Publicado

em

Por

Não percam nesta terça-feira(20), no programa Quem é Você, onde o apresentador Júlio Ribeiro recebe o candidato a prefeito pelo PSDB, Dr George.

Publicidade

Neste programa você vai conhecer um pouco mais Dr George, que concorre o cargo de prefeito de Hortolândia ao lado de Simone Betini (DEM), contará sua história de vida e o porque entrou para o mundo da política, assim como seus projetos caso eleito.

Marcar lembrete no Youtube:
https://youtu.be/kPQGVM2wNyA

Marcar lembrete no Facebook:
https://www.facebook.com/portalhortolandia/posts/1891172404357643

SOBRE O PROGRAMA

O programa QUEM É VOCÊ vai ao ar toda semana e tem como principal objetivo disponibilizar um espaço onde os convidados podem contar a sua história de vida e ligação com a cidade.

O programa é uma parceria entre Rafa Som Produções e Eventos, Portal Hortolândia e o apresentador Júlio Ribeiro da Rádio Top FM, onde juntos, proporcionam um bate-papo descontraído em um estúdio de Ponta, com Transmissão Ao Vivo e Simultânea no Facebook e no Canal Youtube do Portal Hortolândia.

As entrevista mantém um distanciamento entre entrevistado e apresentador, respeitando as recomendações em prevenção à Covid-19.

Se você é um pré-candidato no município, empreendedor ou figura pública e gostaria de contar sua história ao vivo ou você gostaria de ver a propaganda da sua empresa no programa, entre em contato com a gente pelo Whatsapp (19)9.9622-6706.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Mutirão de recapeamento nas ruas de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, neste final de semana, mais uma etapa dos serviços de recapeamento que acontecerão em todas as regiões da cidade. No Residencial João Luiz e Jardim Santa Clara do Lago, quatro ruas já foram recapeadas: Pedro Pereira dos Santos, Equador, José Alves Pereira e Belo Horizonte.

Publicidade

O recapeamento continua, nos próximos dias, em diferentes regiões da cidade. O serviço começa pela fresagem, que é a remoção da camada superficial do asfalto, preparando a base da rua para receber nova camada de pavimento.

Viaduto recebe reparos

Na manhã desta terça-feira (20/10), equipes da Prefeitura fizeram manutenção no viaduto 17 de Abril, próximo ao Supermercado São Vicente, na Região Central. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, apenas uma faixa estará liberada para o tráfego.

“Pedimos a atenção do motorista ao circular pelo local. O trabalho de manutenção começou nesta segunda-feira e amanhã será concluída mais etapa. Se possível, pedimos que a região seja evitada”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia aplica 805 doses no Dia D da Campanha de Multivacinação

Portal Hortolândia

Publicado

em

As famílias aproveitaram o Dia D da Campanha de Multivacinação, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no sábado (17/10), para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 805 doses de vacinas de rotina para crianças e adolescentes com idades inferior a 15 anos. Já para crianças de 1 a 4 anos, o sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Foram imunizadas 1.780 crianças desta faixa etária. No Dia D, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município funcionaram das 8h às 17h, com exceção das UBSs Nova Europa e Taquara Branca.

Publicidade

Para a Vigilância Epidemiológica, o balanço do Dia D da campanha de multivacinação foi positivo e surpreendeu as expectativas. O órgão atribui esta grande procura ao fato de que as crianças precisam estar com o atestado vacinal em dia para que suas famílias possam matriculá-las para o próximo ano letivo na rede municipal de ensino.

Para quem não pôde levar crianças e adolescentes no Dia D, as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação vão até o dia 30 deste mês nas UBSs do município. Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do Coronavírus.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguirão os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas que serão adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estarão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificarão as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:  

UBSHorário
Adelaide 7h às 16h
Campos Verdes 7h às 16h
Nova Europa 7h às 16h
Orestes Ôngaro 7h às 16h
Santa Esmeralda 7h às 16h
Santiago 7h às 16h
São Bento 7h às 16h
São Jorge 7h às 16h
Taquara Branca 7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares 7h às 16h30
Novo Ângulo 7h às 17h
Amanda II 7h às 18h
Rosolen 7h às 18h
Santa Clara 7h às 18h
Amanda I 7h às 19h
Figueiras 7h às 19h
Parque do Horto 7h às 19h
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares