Nossa Cidade
Hortolândia comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito

A Prefeitura de Hortolândia comemorou, nesta quarta-feira (23/09), o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data faz parte do calendário oficial da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e vai até o dia 25 deste mês. O objetivo da semana é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, o Agente de Trânsito exerce atividades de fiscalização e operações para o melhor funcionamento e fluidez do tráfego nas cidades.
“Nesta Semana Nacional do Trânsito e, principalmente, neste data que tem o objetivo de homenagear o agente de trânsito, nós agradecemos a estes profissionais, de Hortolândia e de todo o Brasil, pelo esforço, dedicação e comprometimento. O trabalho dos agentes de trânsito é fundamental para a melhor fluidez do nosso sistema viário e para a segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
Semana Nacional do Trânsito já teve atividade na cidade
Na manhã de terça-feira (22/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Viação Lira, realizou um ato simbólico pela Semana Nacional do Trânsito na Ponte Estaiada. Aproximadamente mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, transportando sementes de Crotalária, uma planta que serve como repelente contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, foram soltos no local.
“As cores dos balões representam a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida. Prefeituras de todo o país realizaram atos semelhantes para marcar a data em conjunto com os fóruns Nacional e Paulista da Mobilidade Urbana”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.
Também foi celebrado, na terça-feira, o Dia Mundial Sem Carro e, na sexta-feira (25/09), será comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em 1997 com o objetivo de conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro.
Segurança viária cresce em Hortolândia
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.
Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Nossa Cidade
Peça teatral “Esse Morto Não É Meu” tem exibição online, neste sábado (23/01)

Está com saudade de ir ao teatro? A Prefeitura de Hortolândia traz um espetáculo para você assistir na tela do seu computador ou celular. Neste sábado (23/01), haverá a exibição da peça “Esse Morto Não É Meu”, da companhia Odu, às 20h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura, cujo endereço é ESTE. O espetáculo também será exibido no canal do YouTube da companhia, que pode ser acessado por este LINK. A peça tem classificação indicativa de 14 anos. Após a exibição, acontece um bate-papo com o elenco. A companhia é uma das contempladas com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos e empresas artísticas do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus.
A peça é uma comédia sobre uma família extravagante, formada por Perpétua, Tião e Paula, que mora em um apartamento na cidade de São Paulo. A história se desenrola a partir de um telefonema que Perpétua recebe do asilo onde sua sogra, Dona Graça, morava durante anos e com a misteriosa aparição de um cadáver largado atrás do sofá da sala. A peça terá mais uma exibição no próximo sábado (30/01), também às 20h.
Peça “Esse Morto Não É Meu”:
Data: 23/01/2021
Horário: 20h
Direção: Raquel Magalhães
Dramaturgia: Companhia Odu
Cenografia, adereços e figurinos: Companhia Odu
Trilha sonora original: Marco Gonzalez
Iluminação e sonoplastia: Camila Guinatti
Criação e produção: Companhia Odu
Elenco: Gigi Nogueira (Perpétua), Raquel Magalhães (Dona Graça), Aldenir Carlota (Tião) e Carmen Bordalho (Paula)
Ator convidado: Leandro Vitti (Boliva)
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Profissionais da linha de frente da rede hospitalar de Hortolândia começam a ser vacinados contra COVID-19

A rede hospitalar de Hortolândia recebeu, nesta sexta-feira (22/01), as doses de vacina contra COVID-19 para imunização de profissionais da linha de frente no combate ao Coronavírus. Tanto o Hospital Municipal Mário Covas quanto o hospital particular Samaritano foram beneficiados.
O Hospital Municipal iniciou imediatamente a vacinação de profissionais técnicos. A primeira funcionária a receber a vacina foi a enfermeira Giovana Cristina Camilo, de 38 anos, que atua no Serviço Controle de Infecção Hospitalar da unidade há 3 anos. “Tenho um sentimento de vitória hoje. Minha expectativa é que todos os colegas sejam vacinados em breve, para que possamos trabalhar em segurança”, disse, logo após receber a vacina. “É muito bom saber que teremos profissionais imunes, preparados para receber e cuidar da população”, enfatizou a coordenadora do Hospital Municipal, Marlene Meira de Satélis Freitas, destacando que a vacinação ajudará a manter completo o quadro de trabalhadores à disposição da comunidade.
As vacinas que chegaram nesta quarta-feira (20/01) em Hortolândia também atendem a rede particular. A técnica de enfermagem Luciane Canever da Silva, de 47 anos, trabalha há nove anos no Hospital Samaritano de Hortolândia e foi a primeira profissional vacinada naquela unidade, logo que as vacinas forma entregues pela Prefeitura. “Atuo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e no pronto socorro e, por este motivo, tenho contato com pacientes com Coronavírus. Não fiquei doente neste período de pandemia, mas o risco é muito grande. Fico feliz em ter sido vacinada, por estar protegida, e pela vacina representar esta esperança para a população em geral de que estamos vencendo a doença”, comemorou. “Estamos muito felizes com a chegada da vacina. Sentimos o empenho da Prefeitura em colaborar para que o maior número de profissionais da linha de frente sejam vacinados. Esperamos, agora, a complementação das doses para que todos os funcionários sejam imunizados”, completou o diretor do Hospital Samaritano, Mauro Villa Real, agradecendo o apoio da Prefeitura em relação à instituição médica.
O primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 chegou em Hortolândia na noite desta quarta-feira (20/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, foram enviadas pelo governo estadual 2.840 doses. O município aguardará a chegada de mais lotes da vacina para ampliar a imunização aos demais públicos, conforme o calendário definido pela Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 da Secretaria de Saúde, serão vacinados nesta primeira etapa profissionais técnicos da rede municipal de saúde e da rede particular que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus, além de profissionais e idosos de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).
A Prefeitura de Hortolândia realizou, na tarde desta quinta-feira (21/01), ato simbólico para marcar o início da vacinação dos profissionais de linha de frente da saúde contra a COVID-19. O primeiro servidor a receber a imunização foi o auxiliar de enfermagem Sílvio Carlos Palmiro, de 58 anos, profissional que atua na UR (Unidade Respiratória) Nova Hortolândia, servidor da rede municipal de saúde desde 1993.
PRÉ-CADASTRO
A Prefeitura mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.
Profissionais da rede particular de saúde e idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se é profissional de saúde e se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.
A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.
Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prefeitura demarca vagas de ambulância na rua em frente ao Hospital Municipal

Equipes da Prefeitura de Hortolândia reforçaram, manhã desta sexta-feira (22/01), a sinalização de trânsito no entorno do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, no Jardim Mirante. Em frente ao local de entrada e saída de ambulâncias, na Rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, houve pintura de solo e implantação de placa que demarca as vagas específicas para veículos de urgência e emergência.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação visa a ampliar a segurança viária no local, assegurando também o livre acesso das ambulâncias à unidade. De acordo com o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, veículos que estacionam de maneira irregular e prejudicam o acesso são flagrados constantemente no local, daí a importância da nova sinalização implantada.
Em novembro passado, a Prefeitura recapeou e reforçou a sinalização nas vias próximas ao Hospital Municipal. Foram pintadas faixas de pedestres, seccionada branca, de retenção e de aproximação, assim como linha amarela de “proibição” para estacionar. Os técnicos também implantaram sinalização horizontal, demarcaram ponto de ônibus e vagas de estacionamento do lado esquerdo da praça da Maternidade (sentido Centro-Av. da Emancipação).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região5 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo