Nossa Cidade

Hortolândia compartilha com o México avanços nas políticas públicas culturais

Experiência na implantação do sistema municipal de cultura será apresentada a artistas do país da América do Norte

mostra-de-teatro

Anuncio


A experiência da Prefeitura de Hortolândia na implantação do Sistema Municipal de Cultura será apresentada no México durante o 6º Colóquio de Teatro de Nuevo León, que acontece na cidade de Monterrey, entre os dias 28 de setembro e cinco de outubro. A informação é do secretário municipal de Cultura, Tino Sampaio, que foi convidado para participar do evento e apresentar o case de Hortolândia a artistas e gestores culturais.

O convite foi feito ao secretário pelos organizadores do Colóquio que está inserido no Festival de Santa Lucía, um dos mais importantes do México, patrocinado pelo governo do estado de Nuevo León e pelo governo mexicano.

Tino Sampaio narrará a experiência de Hortolândia nos espaços dedicados à troca de experiências entre artistas, produtores e gestores culturais, reservados pela organização do evento.

“A relação estabelecida na participação do México em nossa segunda edição do Festival de Teatro do Oprimido e Popular despertou o interesse no governo de Nuevo Leon de nos convidar para compartilhar as experiências de políticas públicas que estão sendo implantadas em Hortolândia. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

“A Secretaria de Cultura trabalha embasada em conceitos que mais refletem a paixão pela beleza das artes e nós estamos caminhando para a ampliação desse conceito, estabelecendo marcos legais e sistemáticos que trabalham a cultura em todas as suas dimensões, com a participação de todos”, completou Tino Sampaio.

Hortolândia dividirá com os participantes do colóquio a dinâmica da cidade na implantação do Sistema Municipal de Cultural, que segue as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura, criado pelo governo federal. Todo processo contou a intensa participação de artistas e da comunidade. Também levará ao México a experiência na criação de pontos de cultura, ação que permitiu ao município ampliar o acesso da população a atividades culturais.

Neste ano, o município passou a integrar o seleto grupo de cidades brasileiras que conta com o Sistema Municipal de Cultura, importante instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas na área cultural.
A medida integra Hortolândia ao Sistema Nacional de Cultura, criado pelo governo federal para descentralizar o sistema cultural no País e unificar as políticas dos Municípios, Estados e União. Desta forma, os projetos terão metas e uma continuidade, por pelo menos dez anos, que vão além da alternância de governos.

“Com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, o prefeito Antonio Meira valoriza a classe artística e alavanca a produção cultural local, um ganho para a população que terá mais acesso à arte, gratuitamente”, observa do secretário de Cultura.

AVANÇO

O sistema municipal de cultura tem os seguintes componentes obrigatórios: implantação do Plano Municipal de Cultura, instituição do Conselho Municipal de Política Cultural (deliberativo e paritário), realização das Conferências de Cultura; criação do Fundo Municipal de Cultura, que é o sistema de financiamento das políticas públicas culturais da cidade.

Com a implantação do sistema, Hortolândia já registra avanços no setor cultural, entre eles, a adoção de editais públicos como instrumento de implantação das políticas públicas culturais. Neste ano, a Prefeitura o lançou os Editais Prêmio Teatro em Hortolândia, que selecionou companhias de teatro para apresentações na Mostra de Teatro Na Lona, e o edital para seleção de projetos para formações culturais, que premiou arte educadores para realizar atividades nos pontos de cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo