Nossa Cidade

Hortolândia confirma inscrição no “Mais Médicos” com solicitação de 10 clínicos

Profissionais atuarão no programa Viva Mais e Melhor desenvolvido nos PSF’s do município

Mais médicos

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, aderiu oficialmente ao programa do governo federal Mais Médicos. O prazo limite para que os municípios confirmassem a inscrição terminou nesta quinta-feira (25/07). O município solicitou o envio de 10 clínicos gerais para atuação em PSF’s (Postos de Saúde da Família) do município, com a possibilidade de que estes profissionais trabalhem também nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Atualmente, Hortolândia conta com 14 PSF’s e cinco UBS’s. Outras cinco unidades de saúde estão em construção e devem ser inauguradas entre este ano e o primeiro semestre de 2014.

De acordo com o secretário de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi, o programa será benéfico para Hortolândia, uma vez que estes profissionais serão capacitados pela própria rede básica de saúde para atuação no programa de governo Viva Mais e Melhor. O programa, já implantado na rede de saúde de Hortolândia, trabalha na promoção da saúde, além da prevenção de doenças. Por meio de mudanças de hábitos, a população é incentivada a ter mais qualidade de vida – diminuindo o número de internações e complicações de doenças.

“Com a presença de mais médicos, podemos desenvolver melhor nosso trabalho de educação em saúde. A atenção Básica se tronará mais eficiente, com a capacidade de atendimento ampliada”, afirmou Zanardi. Os PSF’s realizam, além do atendimento em saúde, orientações para melhoria das condições gerais da qualidade de vida das famílias de cada região. Uma equipe de PSF, composta por médico, enfermeiros e agentes de saúde, tem capacidade de atender mil famílias. “Temos um déficit hoje, que é o mesmo de todo o País. Por isso, vejo este programa como positivo para nossas famílias, que serão atendidas com mais tranquilidade”, enfatizou Zanardi.

A Secretaria de Saúde aguarda, neste momento, novas orientações do Ministério da Saúde sobre os próximos passos do programa, como classificação dos médicos inscritos, de onde eles vêm e para qual cidade serão enviados. A contrapartida do município será oferecer alimentação e hospedagem para médicos que vierem de fora. “Ainda não sabemos quando os primeiros profissionais chegarão à Hortolândia, mas assim que eles começarem a atuar, sentiremos o resultado de imediato”, garantiu o secretário.

Na terça-feira (23/07), Zanardi participou, em São Paulo, da Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médicos. A convite do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, representantes de diversos municípios esclareceram dúvidas e puderam obter mais informações sobre o programa do governo da presidenta Dilma Rousseff, ação que integra o Pacto pela Saúde e prevê a expansão e a aceleração de investimentos em hospitais e unidades de saúde brasileiros. Desde o anúncio do programa, que apontou Hortolândia como um dos municípios pré-selecionados, o município manifestou seu interesse em confirmar sua adesão.

Mais Médicos

Lançado neste mês, pelo Governo Federal, o Mais Médicos prevê a chamada de médicos para atuar na Atenção Básica do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades, onde há escassez deste tipo de profissional. Os médicos selecionados receberão uma bolsa federal no valor de R$ 10 mil e terão acompanhamento por supervisão de instituições públicas de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo