Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Hortolândia dá mais um passo para modernização da rede de iluminação pública

Prefeitura

Publicado

em

O processo de modernização da rede de iluminação pública avança com a publicação dos consórcios de empresas que estão habilitados a participar da PPP (Parceria Público-Privada), promovida pela Prefeitura de Hortolândia.

Nesta quarta-feira (25/09), o município publicou no Diário Oficial os dois consórcios aptos a prosseguir na concorrência para assumir os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos cerca de 22 mil pontos de iluminação pública da cidade. As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Publicidade

A PPP é um contrato administrativo de concessão, firmado entre o Poder Público, no caso a Prefeitura de Hortolândia, e a iniciativa privada, ou seja, o consórcio vencedor da licitação.

Com a medida, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica estima que a Prefeitura reduza em até 50% os custos com iluminação pública. Isso porque uma das ações deste consórcio será a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. A meta do prefeito Angelo Perugini é que, até o final de 2020, todos os 22 mil pontos de iluminação seja de LED. “As lâmpadas de vapor de sódio da cidade são antigas, não correspondem à atual demanda de iluminação.

As lâmpadas de LED representam maior luminosidade com economia para o município e, consequentemente, mais segurança para as pessoas já que no período da noite as ruas estarão melhor iluminadas”, informa o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior Prataviera Júnior.

Outra ação importante a ser implementada pela PPP é o monitoramento inteligente da rede de iluminação pública, ou telegestão. Este é um dos passos para implantar em Hortolândia o conceito de smart city (cidade inteligente). Por meio de transmissores de dados em cada luminária, este sistema possibilitará, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida. 

“Garantir uma cidade mais iluminada gera impactos positivos no trânsito, na segurança pública e também na ocupação dos espaços no período noturno. Com a implantação das ações previstas na PPP, a população terá a oportunidade de utilizar parques e praças bem iluminados, além de ruas e avenidas com melhores condições de tráfego à noite”, destaca o prefeito Angelo Perugini.

PIC

A PPP da iluminação pública faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas invenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Cidade iluminada

Também está em andamento uma licitação para contratar empresa responsável pelo projeto de iluminação nas novas avenidas que surgirão com as obras do PIC, ação que colaborará para tornar a cidade mais segura. Conforme as obras viárias forem concluídas, a Administração Municipal inicia o projeto de iluminação. Os locais contemplados com a nova iluminação são: a Avenida São Francisco de Assis; a ponte de ligação do Jd. Novo Cambuí com o Parque Gabriel; a avenida José Augusto de Araujo (Novo Estrela); a ponte do Jd. São Sebastião; o trecho viário de ligação do Jd. Nova Alvorada até o Jd. Santa Clara do Lago II; a avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas; a avenida Panaíno; e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Em um outro contrato já em andamento, a Prefeitura implantou nova iluminação de LED no Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); no trecho já concluído do Corredor Metropolitano, que inclui a avenida Olívio Franceschini, a Ponte da Esperança (Estaiada) e a avenida Antônio da Costa Santos (Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América); além do entorno da lagoa do Jardim Amanda, local onde o serviço segue em execução.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Por quê Hortolândia não tem segundo turno nas eleições?

Redação

Publicado

em

Por

Nas eleições municipais deste ano, 28 dos 645 municípios do Estado podem ter segundo turno para a escolha de prefeito e vice-prefeito, mas Hortolândia não é uma dessa cidades.

Isso porque a Constituição Federal (art. 29, II) determina que, nos municípios com menos de 200 mil eleitores, não precisa ter eleição em segundo turno para o Poder Executivo. Hortolândia, apesar de ter passado a marca de 200 mil habitantes, tem cerca de 153.470 eleitores de acordo Tribunal Regional Eleitoral.

Publicidade

Para as cidades com mais de 200 mil eleitores, deve haver eleição em segundo turno para o Poder Executivo se nenhum dos candidatos conseguir, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos. Nessa circunstância, as duas chapas mais votadas no primeiro turno disputarão o segundo.

O primeiro e o segundo turno das eleições municipais deste ano foram adiados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, pela Emenda Constitucional 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional em 2 de julho. O adiamento ocorreu devido à pandemia de Covid-19.
Confira a lista completa dos municípios com possibilidade de segundo turno de votação:

Município Eleitorado

Barueri 261.428
Bauru 270.749
Campinas 843.433
Carapicuíba 291.138
Diadema 329.171
Franca 238.124
Guarujá 224.819
Guarulhos 872.880
Itaquaquecetuba 239.226
Jundiaí 314.875
Limeira 226.627
Mauá 306.518
Mogi das Cruzes 319.826
Osasco 567.361
Piracicaba 290.998

Município Eleitorado
Praia Grande 226.260
Ribeirão Preto 441.845
Santo André 568.760
Santos 341.867
São Bernardo do Campo 620.181
São José do Rio Preto 332.540
São José dos Campos 540.501
São Paulo 8.986.687
São Vicente 252.146
Sorocaba 485.962
Suzano 217.959
Taboão da Serra 217.479
Taubaté 229.200

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE-SP

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Programa QUEM É VOCÊ recebeu jovem empresário Marcos Sales

Redação

Publicado

em

Por

O programa QUEM É VOCÊ do Portal Hortolândia, apresentado pelo Radialista Júlio Ribeiro recebeu nesta terça-feira(29), o jovem empresário Marcos Sales

Sales falou um pouco de sua vida como profissional, como se tornou um empreendedor de sucesso tão jovem.

Publicidade

Confira o programa na íntegra no Youtube:

No facebook: https://business.facebook.com/portalhortolandia/videos/4674528612587843/

SOBRE O PROGRAMA

O programa QUEM É VOCÊ vai ao ar uma vez por semana e tem como principal objetivo disponibilizar um espaço onde empresários e/ou candidatos as eleições 2020 na cidade de Hortolândia possam contar a sua história de vida e ligação com a cidade.

O programa é uma parceria entre Rafa Som Produções e Eventos, Portal Hortolândia e o apresentador Júlio Ribeiro da rádio Top FM, onde juntos, proporcionam um bate-papo descontraído em um estúdio de Ponta, com Transmissão Ao Vivo e Simultânea no Facebook e no Canal Youtube do Portal Hortolândia.

As entrevista mantém um distanciamento entre entrevistado e apresentador, respeitando as recomendações de distanciamento em prevenção à Covid-19.

Se você é um pré-candidato no município e gostaria de contar sua história ao vivo ou você gostaria de ver a propaganda da sua empresa no programa, entre em contato com a gente pelo Whatsapp (19)9.9622-6706.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4084 casos confirmados, 3916 curados e 142 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terça-feira(29) mostra que o município teve 4084 casos confirmados, 3916 curados e 142 óbitos.

Casos confirmados: 02 pacientes internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 15 em isolamento domiciliar.

Publicidade

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 1 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 244 em isolamento domiciliar.

4004 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares