Nossa Cidade

Hortolândia decreta ponto facultativo nesta terça e quarta-feira (29 e 30/05)

Município está em estado de emergência por causa do impacto da greve dos caminhoneiros; serviços essenciais serão mantidos

A Prefeitura de Hortolândia decretou estado de emergência, na tarde desta segunda-feira (28/05), em decorrência dos impactos da greve dos caminhoneiros, que ocasionou desabastecimento de combustíveis em todo o país. O decreto 3965/2018 declara, ainda, ponto facultativo nesta terça e quarta-feira (29 e 30/05), com manutenção apenas de serviços essenciais neste período e durante o feriado prolongado de Corpus Christi. O expediente municipal volta ao normal na segunda-feira (04/06).

Anuncio


Nesta terça e quarta-feira, apesar do ponto facultativo, funcionários dos setores administrativos que ocupam cargos de chefia terão expediente normal. Neste período e ao longo do feriado, funcionam ainda os serviços essenciais, como atendimento médico de urgência no PS (Pronto Socorro) do Hospital Municipal, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), assim como os serviços de apoio, como limpeza, fornecimento de insumos e alimentação hospitalar. A Guarda Municipal e a Defesa Civil também estarão a postos para patrulhamento e atendimento de ocorrências. O serviço de coleta de lixo acontece normalmente.

Ficam suspensas as aulas nas escolas municipais, inclusive EJA (Educação de Jovens e Adultos), o atendimento do Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária. Também estarão suspensos os atendimentos eletivos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), Centro de Especialidades Médicas e Centro Especializado em Saúde da Mulher. Pacientes com consultas e exames marcados estão sendo comunicados e terão novos agendamentos.

“A Prefeitura providenciará transporte para todos os servidores que trabalharem neste período e tiverem dificuldade com locomoção, por causa da escassez de combustíveis. O transporte de pacientes crônicos que, como rotina fazem tratamento, também está assegurado”, garantiu o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú.

O transporte público municipal funcionará com a escala de horários de sábado, com intervalos maiores de saída entre cada viagem. A situação dos ônibus pode sofrer alterações, de acordo com a demanda de passageiros neste período.

Comitê anticrise

Na sexta-feira (25/05), a Prefeitura estabeleceu um comitê anticrise para monitorar os desdobramentos do impacto da greve dos caminhoneiros e estudar alternativas de ação em razão da escassez de combustíveis. Participam do comitê representantes das secretarias municipais de Finanças, Administração e Gestão de Pessoal, Governo, Assuntos Jurídicos, Planejamento Urbano, Segurança, Mobilidade Urbana, Educação e Saúde. Nesta terça e quarta-feira e ao longo do feriado, os representantes estarão de plantão para avaliar a situação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo