Nossa Cidade

Hortolândia é destaque no Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e CCR AutoBAn

Município receberá certificado em reconhecimento ao envolvimento da comunidade escolar em 2020

O engajamento da comunidade escolar de Hortolândia foi considerado destaque nas atividades do Programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, em parceria com a secretaria de educação do município.

Anuncio


Os critérios para a escolha dos municípios que obtiveram destaque levaram em consideração o total de atividades realizadas e evidenciadas ao longo do ano e o percentual de professores e coordenadores que concluíram os cursos “Competências Socioemocionais” e “Meio Ambiente e Educação para o Trânsito”, disponibilizados em 2020.

A secretaria de Educação de Hortolândia receberá, nos próximos dias, um certificado em reconhecimento aos esforços da comunidade escolar. “Este tipo de engajamento nos enche de orgulho, ainda mais neste ano atípico e desafiador. Toda comunidade escolar sai ganhando: os profissionais cada vez mais capacitados, que oferecem a oportunidade de atividades que contribuam com a formação de jovens mais conscientes quanto ao papel do trânsito seguro e da preservação do meio ambiente”, diz Elaine Esteves, responsável pelo Caminhos para a Cidadania no trecho do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Em Hortolândia, o Programa Caminhos para a Cidadania Sistema Anhanguera-Bandeirantes envolve 28 escolas, quase 230 profissionais de educação, entre professores e coordenadores, e quase 5330 alunos.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi direcionado aos alunos do 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site (www.caminhosparaacidadania.com.br) conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br.

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o Programa é desenvolvido em aproximadamente 200 escolas e mobiliza cerca de 40 mil alunos em 12 cidades que estão sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes: Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo.

Sobre a CCR AutoBAn
A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR. 

Sobre o Instituto CCR:
O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas –  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo