Nossa Cidade

Hortolândia é reconhecida por participação em programa de educação para o trânsito

O trabalho de educação para o trânsito, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, junto aos alunos da rede municipal, no âmbito do Programa Caminhos para a Cidadania, acaba de ser reconhecido pelo Instituto CCR, responsável pela iniciativa. O município foi destaque entre os participantes, recebendo Certificado de Reconhecimento pelo “excelente desempenho no Programa”.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ação atendeu no município, em 2020, um total de 5.327 alunos de quarto e quinto anos, público alvo do projeto, bem como 198 professores e 87 gestores educacionais da Rede Municipal de Educação.

Anuncio


Por questões sanitárias, em razão da pandemia do Coronavírus, a edição deste ano do “Caminhos para Cidadania” teve o formato reformulado. Aos professores e gestores foram oferecidos cursos online sobre “Competências Socioemocionais” e “Meio Ambiente e Educação para o trânsito”. Já para os alunos, as atividades foram disponibilizadas por meio do Blog Educacional, localizado no site da Prefeitura, na Aba Quer Saber Mais, e via contato entre estes e os professores. Entre as atividades consideradas excelentes, estão as relativas à Semana Nacional de Trânsito, feitas em setembro.

“Queremos parabenizar todos os alunos, professores e gestores que se empenharam em participar e desenvolver o Projeto, mesmo de maneira remota”, afirmam as coordenadoras pedagógicas responsáveis, Carla Borrego Varani e Angélica Miranda.

“Mesmo em um ano tão desafiador e atípico, a cidade fez a diferença pelo percentual significativo de professores que concluíram os cursos disponibilizados – ‘Competências Socioemocionais’ e ‘Meio Ambiente e Educação para o trânsito’ – e pelo envio de evidências de atividades realizadas junto aos estudantes. Esse é o engajamento de que precisamos para que essa ação socioeducacional – presente em cerca de 1,3 mil escolas e movimentando mais de 9 mil professores – siga cumprindo seu papel de promover a transformação das comunidades e contribuir para que essas crianças se tornem cidadãs conscientes, proporcionando um trânsito mais seguro, com menos acidentes e com mais respeito ao próximo e ao meio ambiente”, destaca o Instituto CCR em carta enviada à Secretaria de  Educação, Ciência e Tecnologia.

“Agradecemos imensamente a todos os nossos coordenadores, envolvidos com este projeto, e aos professores das escolas, que, mesmo num ano tão atípico, com o trabalho a distância, conseguiram desenvolver esse projeto que prima pela qualidade de vida, já que o trânsito hoje é uma atividade prioritária no nosso dia a dia, tanto para quem é pedestre como para quem é motorista. Nesse sentido, as nossas crianças são os maiores aprendizes e também os maiores professores. Aprendizes, porque se tornarão adultos muito melhores, conhecendo desde a mais tenra idade como se comportar e se relacionar no trânsito com outras pessoas e com a forma de dirigir. Também professores, porque, em casa, compartilham os seus saberes com seus familiares. Com isso, conseguimos melhorar, de forma muito significativa todos os comportamentos que acontecem no trânsito e, muitas vezes, são inadequados e estão inclusive relacionados com questões ambientais. Ter a CCRAutoban como nossa parceira foi um privilégio”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire. 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo