Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Hortolândia e Sumaré solicitam ao Estado a retomada de atendimentos pediátricos no HES

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia está empenhada numa mobilização regional para retomada dos atendimentos de pediatria no HES (Hospital Estadual de Sumaré), suspensos desde a semana passada. O Hospital Estadual é uma das unidades de referência para atendimentos graves de pacientes da região, inclusive de Hortolândia. Nesta terça-feira (12/01), o secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César, o Cafú, e o secretário de Saúde do município, Dênis André José Crupe, participaram de um encontro sobre este assunto, reunião articulada pelo deputado estadual Dirceu Dalben, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O encontro teve, ainda, a participação do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben; do secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do coordenador de convênios da Unicamp, Luiz Cláudio Martins; e do diretor-superintendente do HES, Maurício Perroud.

“Desde a semana passada, o Hospital Estadual não recebe pacientes novos em pediatria e oftalmologia. A unidade é uma referência para municípios como o nosso e, por este motivo, o impacto desta suspensão é negativo, especialmente para os atendimentos pediátricos. O secretário estadual de Saúde explicou a lógica dos cortes orçamentários que resultaram na suspensão destes atendimentos. Porém, ele nos disse que o impacto foi maior do que o esperado. O compromisso assumido foi o de que, ainda nesta quarta-feira (13/01), haverá uma reunião com o DRS-VII (Departamento Regional de Saúde) para entender melhor a situação e tentar reverter a suspensão, pelo menos, dos atendimentos pediátricos”, destacou Crupe.

Hortolândia conta com o Hospital Municipal Mário Covas na cidade, que atende casos de baixa e média complexidade em diversas especialidades, além de realizar cirurgias de pequeno porte. No entanto, os casos mais graves que chegam ao Hospital Municipal e às UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento) são direcionados aos hospitais de referência na região, como o HES e o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp, que têm recursos para atendimentos complexos. Isso acontece com todos os municípios, pois são atendidos por uma central única de regulação de vagas, a CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Com a suspensão dos atendimentos pediátricos e oftalmológicos no Hospital Estadual de Sumaré, a CROSS fica com opções restritas de unidades de referência para envio dos pacientes graves.

“Sabemos dos desafios enfrentados pelo Estado em relação ao sistema de saúde, situação agravada pela alta nos casos de COVID-19 nas últimas semanas. No entanto, as cidades também enfrentam estes mesmos desafios, contudo, sem contar com a mesma estrutura para assistência de casos complexos. Por isso, precisamos de uma resposta positiva do governo do Estado, com a retomada especialmente dos atendimentos em pediatria no Hospital Estadual de Sumaré”, enfatizou o secretário municipal de Saúde de Hortolândia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares