Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Hortolândia está em situação de emergência em saúde pública

Prefeitura

Publicado

em

O prefeito Angelo Perugini decretou emergência em saúde pública em Hortolândia, nesta segunda-feira (16/03), para evitar a disseminação do Coronavírus, causador da COVID-19. Uma série de ações serão adotadas, em diversas áreas, em toda a cidade, para minimizar a transmissão do vírus. O decreto vigorará enquanto permanecer o estado de emergência causado pelo Coronavírus.

Em casos suspeitos da doença, a Prefeitura poderá realizar, de forma compulsória, exames médicos; exames laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos, além de estudo ou investigação epidemiológica para descobrir a origem da infecção e evitar novos contágios.

No serviço público, servidores da Prefeitura com mais de sessenta anos e as gestantes estão liberados do expediente presencial, por 15 dias, com exceção dos profissionais da Saúde e de Segurança.

As aulas nas escolas municipais estão suspensas, a partir do dia 23 de março, por prazo indeterminado (assim como a das escolas estaduais e particulares, conforme comunicado do Governo Estadual). Os alunos terão suas faltas abonadas.

Estão suspensas, ainda, as atividades praticadas em unidades municipais como Academia Municipal, Centro de Lutas, Biblioteca, centros culturais e Centros de Convivência da Melhor Idade. Por 30 dias, ficam suspensas, também, as reuniões dos Conselhos Municipais, com exceção do Conselho Municipal de Saúde, no que for referente ao enfrentamento do Coronavírus.

Fica suspensa, também, a realização de prova de vida dos aposentados do Hortoprev, pelo Regime Próprio de Previdência Social do município, pelo período de seis meses.

A Prefeitura recomenda que fiquem fechados, por até trinta dias, o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas e casas de espetáculo) Aos estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e industriais, a recomendação é para que haja ações de prevenção e controle do contágio, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto pode ser conferido neste LINK.

Orientações na área da Saúde

A Secretaria de Saúde publicou, também nesta segunda-feira, portaria com medidas de emergência que serão adotadas nas unidades de saúde, com objetivo de enfrentar e prevenir o Coronavírus.

Estão suspensos os exames de ultrassonografia realizados no Centro de Especialidades Médicas (exceto ultrassom obstétrico); também estão suspensos exames eletivos de endoscopia e colonoscopia, realizados no Hospital Municipal; Raio X eletivos realizados nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); exames de colposcopia realizados no Centro Especializado em Saúde da Mulher; exames de audiometria, realizados no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação); e coletas de exames laboratoriais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), sendo que os casos urgentes devem ser avaliados com as equipes das unidades de saúde.

Os exames de mamografia terão o agendamento reduzido, assim como as consultas médicas nas UBSs e no Centro de Especialidades Médicas. Consultas de retorno estão suspensas, temporariamente, com exceção para os casos avaliados pelas equipes das unidades de saúde. O serviço de odontologia das UBSs e do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) está suspenso, sendo que os consultórios estarão abertos para atender apenas casos de urgência. Testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis, realizado no CEI (Centro Especializado em Infectologia) também estão suspensos.

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) manterá avaliação para pacientes em crise, mas os serviços dos pacientes intensivos, como oficinas, estão cancelados. Na Clínica de Hemodiálise, deverá ser criada uma sala para atender pacientes com suspeitas de COVID-19.

Mais detalhes sobre o atendimento nas unidades de saúde, podem ser conferidos na portaria, disponível neste LINK.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares