Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia finaliza centros culturais

Published

on

Estação Jacuba - Estação Hortolândia
As obras do Centro de Memória de Hortolândia já estão quase finalizadas. Com investimento de aproximadamente R$ 600 mil, a antiga Estação Ferroviária Jacuba da cidade será transformada em um espaço de preservação histórica e cultural. Segundo informações da Prefeitura, o trabalho de acabamento do espaço será finalizado ainda neste semestre.

A reforma da estação atende a reivindicação da comunidade diante do estado de abandono do prédio nas últimas décadas. Em fevereiro do ano passado, a administração pública conseguiu a posse definitiva do espaço, que antes era patrimônio da União. O projeto arquitetônico do Centro de Memória prevê a restauração do espaço com a preservação das características originais da estação.

O piso cerâmico original foi mantido na maioria dos espaços internos. Além disso, em locais estratégicos, a estrutura subterrânea do prédio poderá ser vista pelos visitantes do espaço, por meio de placas de vidro colocadas sobre o chão. Nestes locais, é possível observar as antigas técnicas de fundação de obras, como a compactação de grandes pedras, a forma como os tijolos eram assentados no alicerce e os porões que existiam na Estação Ferroviária.

Após a finalização da reforma, a área interna do prédio, com cerca de 210 metros quadrados, abrigará o Centro de Memória, que atualmente está instalado provisoriamente no Ponto de Cultura Caixa de Luzes, no Jardim Everest. No espaço haverá área para exposição e eventos, videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca, café e um terminal de consulta digital do acervo. Já a parte externa terá pavimento intertravado e espaço de convivência. “A reforma, quando concluída, mostrará uma verdadeira obra de arte. Aqui começou a história de Hortolândia e queremos preservá-la. Vamos proporcionar aos moradores um espaço cultural moderno, com área de convivência, necessário diante do desenvolvimento de Hortolândia”, destacou o prefeito Antonio Meira (PT), durante visita ao espaço na última sexta-feira.

Além das obras do Centro de Memória, Meira visitou o canteiro de obras do Centro de Eventos Culturais, no bairro Jardim Amanda. O espaço está em fase final de obras e também deve ser entregue em um ou dois meses, segundo entrevista ao LIBERAL do novo secretário de Cultura da cidade, José Geraldo da Silva, na última semana. A Prefeitura afirma que toda a estrutura do espaço já está pronto, com pintura nova, piso e portas assentados. Somente resta instalar as cadeiras do auditório e colocar vidros de proteção em aberturas laterais.

Com área construída de 693,44 metros quadrados, o local conta com teatro com 79 assentos, espaço onde poderão ser realizadas diversas atividades culturais. A unidade também conta com prédio administrativo com dois andares. No piso térreo, ficará a recepção, a área administrativa, a oficina multiuso e a área de circulação. No pavimento superior haverá duas salas multiuso e sanitários. O prédio oferece acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

FONTE: O Liberal



Nossa Cidade

Flash Back Solidário realiza a alegria de mais de 100 crianças

Published

on

Mais de 100 crianças, entre 3 e 17 anos, da Associação Beneficente Pedra Viva foram contempladas com brinquedos para alegrar o natal.

A compra dos brinquedos foi possível graças ao 2º Flash Back Solidário do Tenório, que aconteceu no domingo(8), no antigo Adônis – Jardim Rosolem.

Todo o dinheiro do evento foi revertido em brinquedos para as criançadas.

Além dos brinquedos as criançadas puderam ter um dia de gincanas e apresentações artísticas.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prazo para cadastrar biometria em Hortolândia termina na próxima semana

Published

on

O prazo para cadastramento da biometria dos eleitores de Hortolândia termina no dia 19 de dezembro. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado.

Neste sábado(14) e domingo(15) o cartório de Hortolândia realiza plantões para cadastramento das biometrias.

O atendimento acontece na Rua Luiz Camilo de Camargo, 50, no antigo prédio do Banco do Brasil, das 8h às 14h.

Sem o título, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

Continue Reading

Nossa Cidade

3º Natal Sustentável terá música para gostos variados neste final de semana

Published

on

Está a fim de um programa diferente para o final de semana? A dica é conferir as apresentações musicais de artistas da cidade e região no 3º Natal Sustentável. O evento é realizado pela Prefeitura de Hortolândia no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A programação gratuita de shows começa nesta sexta-feira (13/12) e vai até o dia 22/12(veja abaixo programação deste fim de semana). Durante o Natal Sustentável, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.

A abertura da programação nesta sexta-feira será com a Banda Municipal, que completou 25 anos de existência neste ano. O grupo nasceu junto com o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura. Atualmente, a banda tem cerca de 50 integrantes, a maioria moradores da cidade, que se formaram no próprio CEMMH. 

Depois, vem o Quarteto Cultura Instrumental e o cantor Ailton Jr., que farão uma apresentação conjunta. O grupo é formado pelos servidores da Secretaria de CulturaTim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão). O grupo apresenta um repertório com versões instrumentais de músicas de diferentes gêneros como jazz, MPB e blues. Ailton Junior fez parte de uma dupla sertaneja, com a qual começou a se apresentarem barzinhos, em 2010. Após o fim da dupla, o cantor iniciou sua carreira solo. 

No sábado (14/12), o rock toma conta com a banda Revanche Imediata. Formada por Marcio de Freitas (voz e guitarra), Valdir Pega Leve (bateria) e Richard Kuhl (baixo), a banda tocará releituras de clássicos de Raul Seixas e de outros artistas do rock brasileiro. 

A programação do domingo (15/12) será eclética. A primeira atração será o Vibrasax, um dos grupos vinculados ao Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), que é formado por diferentes tipos de saxofone (soprano, alto, tenor e barítono). O rock volta a dar o tom com a banda Heffernan, formada por Lucas (voz e violão), Gabriel (violão e backing vocal), Thalita (baixolão e violão) e Henrique (bateria e cajon), que apresentará composições autorais. A música sertaneja também terá vez com o show da dupla Pedro Paulo & João Pinheiro.

O Natal Sustentável no Parque Irmã Dorothy terá decoração natalina feita com materiais reaproveitados, com destaque para “A Árvore de Natal Reciclável”, e espaços temáticos como o vilarejo com a “A Casa de Papai Noel”, instalado na Casa de Bambus, que terá o espaço “Leitura de Noel” e a “Fábrica de Brinquedos”, a “Casa de Barro Sustentável”, a “Ponte Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais. O evento terá ainda praça de alimentação.

Confira abaixo a programação de atrações musicais deste final de semana do 3º Natal Sustentável:

13/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Ailton Jr. e Quarteto Cultura Instrumental

 

14/12 (sábado):

20h – Banda Revanche Imediata

 

15/12 (domingo):

19h30 – Vibrasax

20h20 – Banda Heffernan

21h15 – Pedro Paulo &João Pinheiro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Reading