Nossa Cidade

Hortolândia finaliza centros culturais

Estação Jacuba - Estação Hortolândia
As obras do Centro de Memória de Hortolândia já estão quase finalizadas. Com investimento de aproximadamente R$ 600 mil, a antiga Estação Ferroviária Jacuba da cidade será transformada em um espaço de preservação histórica e cultural. Segundo informações da Prefeitura, o trabalho de acabamento do espaço será finalizado ainda neste semestre.

A reforma da estação atende a reivindicação da comunidade diante do estado de abandono do prédio nas últimas décadas. Em fevereiro do ano passado, a administração pública conseguiu a posse definitiva do espaço, que antes era patrimônio da União. O projeto arquitetônico do Centro de Memória prevê a restauração do espaço com a preservação das características originais da estação.

Anuncio


O piso cerâmico original foi mantido na maioria dos espaços internos. Além disso, em locais estratégicos, a estrutura subterrânea do prédio poderá ser vista pelos visitantes do espaço, por meio de placas de vidro colocadas sobre o chão. Nestes locais, é possível observar as antigas técnicas de fundação de obras, como a compactação de grandes pedras, a forma como os tijolos eram assentados no alicerce e os porões que existiam na Estação Ferroviária.

Após a finalização da reforma, a área interna do prédio, com cerca de 210 metros quadrados, abrigará o Centro de Memória, que atualmente está instalado provisoriamente no Ponto de Cultura Caixa de Luzes, no Jardim Everest. No espaço haverá área para exposição e eventos, videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca, café e um terminal de consulta digital do acervo. Já a parte externa terá pavimento intertravado e espaço de convivência. “A reforma, quando concluída, mostrará uma verdadeira obra de arte. Aqui começou a história de Hortolândia e queremos preservá-la. Vamos proporcionar aos moradores um espaço cultural moderno, com área de convivência, necessário diante do desenvolvimento de Hortolândia”, destacou o prefeito Antonio Meira (PT), durante visita ao espaço na última sexta-feira.

Além das obras do Centro de Memória, Meira visitou o canteiro de obras do Centro de Eventos Culturais, no bairro Jardim Amanda. O espaço está em fase final de obras e também deve ser entregue em um ou dois meses, segundo entrevista ao LIBERAL do novo secretário de Cultura da cidade, José Geraldo da Silva, na última semana. A Prefeitura afirma que toda a estrutura do espaço já está pronto, com pintura nova, piso e portas assentados. Somente resta instalar as cadeiras do auditório e colocar vidros de proteção em aberturas laterais.

Com área construída de 693,44 metros quadrados, o local conta com teatro com 79 assentos, espaço onde poderão ser realizadas diversas atividades culturais. A unidade também conta com prédio administrativo com dois andares. No piso térreo, ficará a recepção, a área administrativa, a oficina multiuso e a área de circulação. No pavimento superior haverá duas salas multiuso e sanitários. O prédio oferece acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

FONTE: O Liberal



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo