Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Hortolândia ganha certificado de “Município VerdeAzul” por ações ambientais

Prefeitura

Publicado

em

Hortolândia é “VerdeAzul”, pela segunda vez. Em razão das ações realizadas em 2019, na área ambiental e de desenvolvimento sustentável, o município foi certificado pela qualificação no PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo). A cerimônia de entrega do documento aconteceu, nesta quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e dos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes (titular) e Eliane Nascimento (adjunta). Lançado em 2007, o programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações neste segmento.

Hortolândia obteve 66,11 pontos, ficando na 133a posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9. Outras 92 cidades receberam certificação por atingirem notas acima de 80 pontos. O governador de São Paulo, João Doria, entregou troféus Franco Montoro aos líderes do ranking. Segundo o site da SIMA, “São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral totalizando 97,00 pontos seguida de Bragança Paulista com 94,74 e Novo Horizonte com 94,23”. Ao todo, 613 cidades paulistas participaram da edição que avaliou os programas e ações ambientais durante o ano de 2019.

“É um dia de alegria. Esta certificação significa que o nosso município está preocupado com as gerações futuras, está cuidando das questões ambientais. Recebo este reconhecimento em nome da nossa comunidade, dos servidores públicos e da população, que entendeu a importância de preservar o meio ambiente, reciclar o lixo, cuidar das praças e de seu local de moradia. Parabéns a todos os que colaboraram para que a gente recebesse este prêmio, nos incluindo entre os municípios saudáveis, que se preocupam com a questão ambiental no Estado de São Paulo”, destacou Perugini.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é parceira da iniciativa, buscando ampliar a cada ano o leque de ações sustentáveis. Em 2015, o município foi certificado pela pela primeira vez, obtendo 80,34 pontos.

“Hortolândia está recebendo a certificação do Programa referente ao ciclo de 2019. O certificado reconhece a boa gestão ambiental do município e garante à Prefeitura preferência na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).  A Administração Municipal tem se empenhado bastante para alcançar a certificação, pois, além da avaliação ambiental do Programa, temos como meta prioritária preservar o meio ambiente de forma sustentável, oferecendo melhor qualidade de vida à população da nossa cidade ”, ressalta a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. 

Município VerdeAzul

Segundo o site do programa, o PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. A partir disso, nossa equipe pode ajudar os municípios a elaborar e colocar em prática bons projetos. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, explicou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

Conheça as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1.Município Sustentável

2.Estrutura e Educação Ambiental

3.Conselho Ambiental

4.Biodiversidade

5.Gestão das Águas

6.Qualidade do Ar

7.Uso do Solo

8.Arborização Urbana

9.Esgoto Tratado

10.Resíduos Sólidos 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares