Nossa Cidade

Hortolândia imuniza mais de 5.000 pessoas contra o Sarampo

Você sabia que o Sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal? A única maneira para se proteger contra esta doença é por meio da vacina. Por isso, aproveite que ainda está em tempo e procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para se imunizar. A campanha de vacinação contra o Sarampo vai até o dia 31 de outubro.

A vacina está disponível nas UBSs do município para a população adulta de 20 a 49 anos. Também podem receber a imunização pessoas com idade entre seis meses a 19 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, já foram imunizadas 5.569 pessoas, das quais 2.164 com idade de seis meses a 29 anos, e 3.405 com idade de 30 a 49 anos. O órgão ainda informa que neste ano, até o momento, o município registra sete casos notificados de Sarampo, dos quais dois positivos, cinco negativos e nenhum óbito.

Anuncio


Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os públicos-alvo da campanha procurem a UBS mais próxima de casa para receber a imunização e, com isso, evitar que a doença se alastre pela cidade neste momento de pandemia do Coronavírus. A Secretaria de Saúde ainda salienta que a campanha é para intensificar a imunização contra o Sarampo.

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose D (dose de intensificação). Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo