Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Hortolândia imuniza quase 9.000 pessoas contra o Sarampo

Prefeitura

Publicado

em

Que tal se proteger contra o Sarampo? Se você ainda não se imunizou, a campanha de vacinação contra a doença, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, vai até o dia 30 deste mês. A campanha tem como público-alvo a população das faixas etárias de seis meses até 29 anos e de 30 a 49 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até o momento, já foram aplicadas 8.950 doses, das quais 4.490 para a faixa etária de seis meses a 29 anos e 4.460 em pessoas de 30 a 49 anos.

Publicidade

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que aqueles que  ainda não receberam a imunização procurem a UBS mais próxima de casa para que seja avaliado se há necessidade de tomar a vacina. 

Crianças devem tomar três doses da vacina contra o Sarampo. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose zero. Depois, a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação. 

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso e exantema, que são as manchas avermelhadas que surgem na pele.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia participa do lançamento online do Plano Regional de Turismo da Região Bem Viver, nesta quarta-feira (25/11)

Prefeitura

Publicado

em

Para incrementar o potencial turístico do município, a Prefeitura de Hortolândia participa do lançamento do Plano Regional de Turismo da RT (Região Turística) Bem Viver. O evento acontece, nesta quarta-feira (25/11), às 10h, por meio da plataforma Teams. O lançamento será online em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. O evento é aberto para o público. Para participar, basta clicar no convite virtual abaixo, disponível para download. Além de Hortolândia, o lançamento contará com a participação de representantes das prefeituras dos outros municípios que integram a região: Americana, Campinas, Elias Fausto, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Publicidade

A RT Bem Viver está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, instituído em 2013 pelo governo federal. De acordo com informações no site do Ministério do Turismo, a última edição do mapa foi divulgada em 2019. O gerente de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Humberto Cesar Martins, explica que o município pleiteia sua reinserção no mapa por meio do Plano Diretor de Turismo, que deve ser apresentado ainda este ano para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criado no início deste ano antes da pandemia, e para a própria Administração Municipal.

De acordo com o gerente Humberto Cesar Martins, o plano regional foi elaborado ao longo dos últimos dois anos por um grupo de trabalho formado por representantes de cada cidade participante. “Foi um trabalho árduo de pesquisa, levantamento de potenciais e equipamentos turísticos e modelos de gestão turística. Enfim, reunimos tudo o que dizia respeito aos atrativos turísticos do município. Com o plano, estabelecemos novos roteiros turísticos na cidade”, explica Martins. Por meio do plano regional, o município busca fortalecer sua vocação nas categorias de turismo de negócios, cultural e esportivo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Novo Viveiro Municipal inicia doação de mudas de árvores para população

Prefeitura

Publicado

em

As árvores são o principal patrimônio natural de uma cidade. Elas têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente. Produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo. E, além disso, embelezam a paisagem. É por todos estes motivos que a Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (24/11), a doação de mudas de árvores para a população. A doação é realizada no novo viveiro que fica no Parque Socioambiental Novo Ângulo, a ser inaugurado em breve pela Prefeitura. O parque está localizado entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena. A doação das mudas acontece às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Publicidade

O atendimento é feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cada morador pode retirar no local uma única muda de árvore. Junto com a muda, é entregue um saco de 5 quilos de compostagem para fazer o plantio. Os agentes ainda orientam os moradores sobre como fazer o plantio correto. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são doadas mudas de árvores cujo plantio é adequado para calçadas, tais como reseda, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo e ipê-branco. Há também mudas de espécies frutíferas, como pitangueira e araçá. 

“Precisamos ampliar o plantio de árvores em calçadas na cidade. Por meio da doação, queremos incentivar o munícipe a realizar o plantio de forma adequada, proporcionando sombra, proteção do solo, qualidade do ar, atração da fauna, refletindo diretamente no embelezamento paisagístico dos bairros e melhor qualidade de vida”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

QUINTAIS

Quem quiser mais de uma muda para plantar nos quintais, pode procurar a outra unidade do Viveiro Municipal, localizado na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. Há um limite para  quantidade de espécies doadas. O atendimento é de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h. Para mais informações, o telefone do Viveiro Municipal é (19) 3897-2926.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolendo será em dezembro, em formato online

Prefeitura

Publicado

em

Uma boa notícia para quem temia que a pandemia do Coronavírus impedisse, em 2020, a realização do Hortolendo, política pública da Prefeitura de Hortolândia de incentivo à leitura que, dentre outras ações, promove a tradicional festa literária, em parques da cidade. Uma equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia planeja o evento, que já tem data marcada para acontecer: domingo, 13 de dezembro, a partir das 14h. 

Publicidade

A novidade é que, neste ano, o 10° Hortolendo será um sarau literário com transmissão ao vivo, de maneira remota, por um canal específico no Youtube. De acordo com a coordenadora pedagógica Solange Cachimiro, uma das responsáveis pelo evento, a medida visa respeitar o isolamento social, preservando a saúde dos participantes. O tema escolhido é “Contos daqui e de acolá… em prosa e versos”. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o “Sarau literário” contará com diversas atividades, dentre as quais contação de histórias, músicas e cantigas populares, indicações de leitura e recital de poesias. Parte do conteúdo será previamente gravada e parte, transmitida ao vivo. Profissionais da Educação, interessados em participar, podem se inscrever, enviando seus vídeos aos organizadores até esta quarta-feira (25/11).

Para a diretora de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Selma Epifania da Silva Santos, este novo formato atende o momento que a sociedade vivencia, de pandemia e necessidade de distanciamento social. “O Hortolendo evidencia a importância da leitura na formação cultural, intelectual e social dos alunos e de toda a sociedade! O ato de ler desenvolve cidadãos críticos e reflexivos, que dialogam com o mundo ao redor”, afirma Selma.

“O Hortolendo tem sido um programa de leitura muito significativo na nossa cidade, que envolve todas as nossas escolas, os nossos alunos, as escolas estaduais, as escolas particulares, numa força tarefa para que, a cada ano mais, nosso município seja um lugar onde as crianças e as famílias sejam cada vez mais leitoras, em que a leitura faça parte da rotina de lazer e de busca de conhecimento. Neste ano, adaptamos o Hortolendo para que acontecesse online, sem o encontro presencial, mas com a devida importância para a motivação à leitura. Temos o envolvimento de muitas pessoas e, com muita alegria, realizaremos o evento virtualmente, envolvendo a participação de todos e na torcida para que, no próximo ano, possamos ter o Hortolendo presencial”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares