Nossa Cidade

Hortolândia participa de Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

A partir de segunda-feira (07/10), as unidades de saúde de Hortolândia vão oferecer a vacina contra Sarampo para crianças de seis meses de idade até quatro anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A medida atende a determinação do Ministério da Saúde, que juntamente com estados e municípios realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com a secretaria de Saúde de Hortolândia, a Campanha será de forma seletiva: a equipe da sala de vacina avaliará a situação vacinal de cada pessoa, conforme o calendário vacinal vigente para definir se há mesmo necessidade da dose. A vacina que protege contra a doença é a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), distribuída pelo Ministério da Saúde e disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A Campanha será realizada em duas etapas. A primeira, que inicia na próxima semana, vai até o dia 25 de outubro, com o atendimento das crianças da faixa etária especificada, sendo o dia 19 o Dia D de vacinação, com algumas unidades de saúde abertas no sábado. No próximo mês, acontece a segunda etapa da Campanha, entre os dias 18 e 30 de novembro, com oferta da imunização para adultos com idade entre 20 e 29 anos. O Dia D de mobilização será 30 de novembro.

Anuncio


A Prefeitura registra uma população estimada em torno de 15.500 crianças na faixa etária da primeira etapa desta Campanha. No entanto, conforme a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal atual é de 90%, sendo que a maioria desse público foi vacinado em bloqueios e campanhas anteriores.

Desde agosto, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Neste ano, Hortolândia teve 38 notificações de Sarampo: são oito casos confirmados, 12 descartados e 19 em investigação. A Prefeitura realiza ação de bloqueio após a notificação da suspeita, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente.

Febre, mal estar, tosse, conjuntivite sem secreção e manchas vermelhas que se espalham do rosto para o restante do corpo são as principais características da doença. Em caso de suspeita de Sarampo, a pessoa deve procurar a unidade de saúde imediatamente e informar a situação logo na recepção, a fim de que este paciente aguarde em ambiente afastado dos demais por causa do alto potencial de transmissão da doença. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo