Nossa Cidade

Hortolândia se prepara para enfrentar desafios da Indústria 4.0

Nesta semana, o prefeito Angelo Perugini representou a Frente Nacional de Prefeitos em seminário sobre o tema,realizado em São Paulo

O prefeito Angelo Perugini participou, nesta semana, em São Paulo, do Seminário “Desafios da Indústria no Brasil e os Trabalhadores e Trabalhadoras”, organizado pelo TID Brasil (Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento) e Macrossetor da Indústria da CUT, com apoio da Fundação Perseu Abramo. Perugini representou a Frente Nacional de Prefeitos no painel de abertura do evento.

Anuncio


Durante o evento, os participantes discutiram alternativas para fortalecer a economia dos municípios, com justiça social, na era da Indústria 4.0, a chamada Quarta Revolução Industrial. “Esses debates com acadêmicos, economistas e sindicalistas são importantes para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da indústria nacional com a participação dos trabalhadores. Nosso foco é a geração de renda para as pessoas da cidade”, observou Perugini. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Hortolândia, Monique Freschet, o seminário é importante para os municípios se prepararem e descobrirem oportunidades de crescimento econômico na  Indústria 4.0. 

Hortolândia está engajada em protagonizar as discussões e articulações necessárias à incorporação no Brasil dos novos conceitos da indústria 4.0 e a nova Revolução Industrial. A cidade, por suas características e vocações econômicas e pelo perfil de suas empresas, tem total condição de ser essa protagonista e de provocar o diálogo na Região Metropolitana de Campinas e no Estado de São Paulo sendo referência nacional em inovação e investimentos em ciências tecnológicas e reindustrialização”, avalia a secretária,

O TID

O TID Brasil é uma iniciativa do Macrossetor da Indústria da CUT que agrega os ramos vestuário, químico, metalúrgico e construção civil/mobiliário. Fundado no dia 18 de outubro, o TID desenvolve projetos e ações com vistas ao fortalecimento da indústria brasileira levando em consideração as demandas dos trabalhadores e o estabelecimento de políticas públicas para que a indústria seja o principal indutor do desenvolvimento social do país.

Indústria 4.0

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Ela facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo