Nossa Cidade

Hortolândia será premiada por avanços no tratamento de água e esgoto

O Instituto Trata Brasil premiará Hortolândia pelo forte avanço nos indicadores de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. O município já conta com abastecimento de água em todos os domicílios e caminha para garantir esgoto coletado e tratado em 100% da cidade.

A premiação mostra que a luta histórica do prefeito Angelo Perugini e dos moradores pelos serviços de saneamento valeu a pena (veja histórico abaixo). A cidade é um dos sete municípios brasileiros e um dos três do interior paulista reconhecidos como “casos de sucesso em saneamento básico”, neste ano, pelo Trata Brasil, considerada a entidade mais renomada no assunto “Saneamento Básico.

Anuncio


A premiação a cidades e agências reguladoras será na próxima terça-feira (17/09), das 8h15 às 12h, na ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), localizada na Rua do Rosário, 700, no Centro, em Piracicaba. Essa é a 4ª edição do evento, promovido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados.

Segundo os organizadores, o prêmio reconhece as entidades brasileiras que se destacam pelo “forte avanço nos indicadores de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos”, em meio a um “cenário de grande atraso em todo o país, que ainda tem 35 milhões de pessoas sem água tratada e 100 milhões (cerca de metade da população) sem coleta de esgotos”.

“O prêmio concedido pelo Instituto Trata Brasil coroa uma história de luta do nosso povo. Lutamos por água e tratamento de esgoto como uma das prioridades para nossa população. Contamos com a participação popular, que sempre foi muito ativa na busca por este objetivo. Com isso, conseguimos trabalhar em parceria com a Sabesp, num serviço alinhado, cobrando cumprimento de prazos e ajudando no que fosse possível para acelerar as obras e ampliar cada vez mais a cobertura da rede de esgoto. Já temos 100% dos bairros abastecidos com água tratada.Em breve, vamos fazer parte do seleto grupo de municípios com 100% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Estamos muito felizes”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

Além de reconhecer o esforço de cidades brasileiras que avançam de forma constante rumo à universalização dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário, o evento visa premiar ainda agências reguladoras cujo trabalho tem resultado em cumprimento dos contratos e bons serviços aos cidadãos. A cerimônia tem como base principal o Ranking do Saneamento, divulgado há 10 anos pelo Instituto Trata Brasil. O estudo publicado neste ano utiliza dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), tomando como ano base 2017. Os dados são divulgados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto das cidades brasileiras.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTO: O FIM DAS FOSSAS

Hortolândia conta, atualmente, com 96,3% de esgoto coletado e tratado, de acordo com a Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico de São Paulo), empresa parceira da Prefeitura. Em 2022, o município chegará a 100% de esgoto coletado e tratado. Em 2005, primeira gestão do prefeito Angelo Perugini, nenhuma casa de Hortolândia contava com esgoto coletado e tratado. Os detritos eram depositados em fossas.

O avanço acelerado dos indicadores de coleta e tratamento de esgoto, em apenas 14 anos, é fruto da parceria da Prefeitura com a Sabesp e da participação popular na luta pelos serviços de saneamento, que tiveram inicio da década de 1980, por meio dos movimentos populares.

Os indicadores apontam que Hortolândia está à frente da maioria das cidades brasileiras: conforme dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média nacional de atendimento de esgoto é de 50,26%.

ÁGUA PARA TODA A CIDADE

Todos os moradores de Hortolândia contam com abastecimento de água.  A captação é realizada no rio Jaguari, de onde a água segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, que trata 950 litros por segundo. Atualmente, 17 reservatórios, em diversos bairros, recebem esta água e a redistribuem para 100% dos domicílios. Somadas, as reservas têm capacidade de armazenar mais de 36 milhões de litros ou 36.560 metros cúbicos.

De acordo com a Sabesp, levando em conta as projeções de desenvolvimento da cidade e crescimento populacional, as reservas de água serão suficientes para abastecer a cidade até 2024. São 508,4 km de rede de abastecimento de água e 90,5 km de adutoras. Essa estrutura,que integra a rede de abastecimento, tem o objetivo de transportar a água que esteja no reservatório até o local onde vai ocorrer o tratamento.

As ações da Prefeitura na área de saneamento fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

HORTOLÂNDIA, REFERÊNCIA NO PAÍS

Além de Hortolândia, o Instituto Trata Brasil premiará os municípios paulistas de Piracicaba e São José do Rio Preto; São Ludgero, em Santa Catarina; Vitória, no Espírito Santo; Rondonópolis, em Mato Grosso, e Palmas, no Tocantins. Também será reconhecido o trabalho de três agências reguladoras: ARSESP (SP), ARSAE (MG) e ARES – PCJ. A escolha, feita por consultoria independente, serve para mostrar que cidades grandes, mas também médias e pequenas conseguem, com esforço, chegar a indicadores de excelência.

Durante o evento, estão previstos três painéis em que os gestores convidados poderão debater sobre os esforços realizados por seus municípios e o que fizeram para atingir esses bons resultados. Hortolândia participará do grupo de cidades de médio e pequeno porte, das 10h às 11h05, que incluirá São Ludgero (SC) e Rondonópolis (MT), com mediação de Gesner Oliveira, executivo da GO Associados.

“O Trata Brasil busca, na premiação, reconhecer os esforços de cidades que investem de forma contínua para levar esses serviços tão importantes a toda a população. Saneamento traz inúmeros impactos positivos, seja na saúde, educação, renda, empregos e turismo, portanto, os prefeitos precisam perseguir a universalização do saneamento básico e assim trazer mais qualidade de vida às pessoas”, afirma Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil.

Histórico – esgoto em Hortolândia

• Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

• 1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

• 2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

• 2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

• 2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

• 2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

• 2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

• 2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

• 2018: Hortolândia apresenta 95% de atendimento total de esgoto e recebe prêmio da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).

• 2019: a cobertura da rede coletora atinge 96,3%.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo