Nossa Cidade

Hortolândia terá coleta seletiva durante Desfile da Paz

A Prefeitura de Hortolândia fará coleta seletiva de resíduos recicláveis no domingo (08/09), dia do Desfile da Paz, que será realizado, a partir das 8h, no Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jd. Nova Alvorada, em parceria com o Unasp-Hortolândia (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Para evitar o descarte incorreto de materiais pelas ruas e nos canteiros, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável implantará, temporariamente, na Av. Joaquim Martarolli, local do desfile cívico, mais um LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis). O parque já conta com um equipamento implantado, permanentemente, na altura da Av. Wesley Dias Rodrigues.

Além disso, segundo o Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, também serão implantadas, provisoriamente, lixeiras para descarte de material orgânico. Todos os resíduos reaproveitáveis serão levados para triagem pela Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura.

Anuncio


A medida é importante porque os organizadores preveem a participação de cerca de 3.200 pessoas no desfile cívico. Além disso, haverá barracas de empreendedores do Programa Economia Solidária para venda de alimentos e bebidas aos presentes.

A concentração dos participantes será na Rua Serra Dourada e no trecho inicial da Av. Joaquim Martarolli até a Rua Olga Vedovato dos Santos. Outros seis parceiros participarão da ação, que também fará homenagem ao Dia da Independência do País, celebrado no sábado (07/09). São eles: Bombeiros Civis voluntários, Pernas de Aluguel, Corredores Novo Tempo, Clube dos Motociclistas, Seven Bikers e Desbravadores.

“Contamos com a colaboração da população para termos um ambiente com mais qualidade para todo mundo. Assim como o cidadão tem direitos, tem também deveres para com a sua cidade e o seu país. Além de homenagear o Brasil, hastear a bandeira e cantar os hinos, cada participante que consumir uma bebida ou comprar um alimento precisar pensar onde descartar os resíduos. A Prefeitura faz a parte dela e espera que cada cidadão faça a sua também para termos uma cidade cada vez melhor”, afirma a diretora de Licenciamento Ambiental e e Gestão de Resíduos, Elaine Sousa. 

Coleta seletiva

A população conta atualmente com 20 LEVs implantados pela cidade, de modo permanente. Nestes equipamentos, é possível descartar diversos tipos de recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais.

Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis. Ao serem recolhidos pelo caminhão coletor, estes produtos são destinados à Cooperativa de Reciclagem Águia de Ouro.

Em Hortolândia, o serviço de coleta seletiva gratuita tem ainda a modalidade porta a porta, em 32 dos 114 bairros, e outros oito equipamentos de descarte voluntário, disponibilizados em todas as regiões, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis). Nestes é possível descartar também entulho e volumosos, como colchões, sofás e outros móveis inservíveis, lixo eletrônico (celular, computador, chapinha), entre outros. A Prefeitura inaugurará, em breve, mais cinco novos PEVs, já em construção.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a implantação de equipamentos de coleta seletiva, de forma temporária ou permenante, visa incentivar o descarte correto de materiais recicláveis na cidade, evitando o descarte indevido de material orgânico ou reaproveitável em vias públicas, rios e terrenos.

SERVIÇO:

Desfile da Paz

Data: 08/09/2019, domingo

Hora: 8h

Local: Parque Socioambiental Lago da Fé – Av. Joaquim Martarolli, Jd.Nova Alvorada, próximo à Câmara Municipal

 

Confira onde há LEVs implantados (permanentes):

1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, no Parque Ortolândia;

2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, perto do Fórum;

3. LEV Amanda – Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo;

4. LEV Parque Socioambiental Chico Mendes, Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia;

5. LEV Jardim Everest- Rua Pico do Itatiaia, em frente ao número 88;

6. LEV Lago da Fé – Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada;

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário;

8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina, em frente à Emef Jd. Santa Esmeralda;

9. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”;

10. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira, s/n;

11. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo);

12. LEV São Sebastião (metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro, divisa com Residencial São Sebastião;

13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à escola Emef Taquara Branca;

14. LEV Palácio das Águas -Rua José Cláudio Alves dos Santos,585, Remanso Campineiro;

15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel;

16.LEV Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, ao lado da Casa Bahia;

17.LEV Rua Alda Lourenço, em frente ao número 221, Remanso Campineiro, na Praça do Bambino;

18. LEV Escola E.E. Priscila Fernandes da Rocha, Rua Santos Dumont, Jardim Amanda;

19. LEV E.E. Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda;

20. LEV do Remanso das Águas, Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo, perto dos quiosques.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo