Nossa Cidade

Hortolândia terá exposição e palestras sobre consciência negra

 Atividades têm objetivo de difundir cultura antidiscriminatória

consceincia-negra

Anuncio


Para marcar o feriado da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20/11), a Prefeitura de Hortolândia realiza atividades culturais e palestras sobre temas relacionados à população negra. Entre os dias 20 e 29, a Secretaria de Cultura, em parceria com o Ponto de Cultura Caminhos, promove a exposição “Mulheres Negras na História do Brasil”. Já no dia 28, a Secretaria de Chefia de Gabinete, por meio do Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, realiza palestras sobre saúde e cidadania da pessoa negra. Confira, abaixo, a programação completa.

A exposição conta com 23 paineis que destacam personalidades femininas da história do Brasil. O material pode ser conferido na Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, localizada na Rua Antônio Nelson Barbosa, 96, no Jardim do Bosque. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas. A entrada é gratuita.

Já as palestras acontecem na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamentla) Marleciene Priscila Presta Bonfim. Às 9h, o tema do encontro será “Saúde da população negra”, com a representante do Comitê Nacional da Saúde do Negro, Cleuza Aparecida dos Santos. Às 14h, a programação prossegue com a discussão sobre “Direitos e cidadania do negro”, com o advogado Eginaldo Honório.

Temas relacionados à consciência negra também são discutidos em diversas atividades propostas, ao longo do ano, pelo Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. Recentemente, a Prefeitura realizou um Fórum de Comunidades Tradicionais para debate de eixos para criação do Plano Municipal de Igualdade Racial. Além disso, o tema é discutido junto aos alunos das escolas municipais, a fim de difundir uma cultura antidiscriminatória desde a infância.

 

Confira a programação:

De 20 a 29/11

  • Exposição “Mulheres Negras na História do Brasil”

Local: Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte

Endereço: rua Antônio Nelson Barbosa, nº 96, Jardim do Bosque

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h

 

Dia 28/11

  • 9h: Palestra “Saúde da população negra”, com a representante do Comitê Nacional da Saúde do Negro, Cleuza Aparecida dos Santos
  • 14h: Palestra “Direitos e cidadania do negro”, com o advogado Eginaldo Honório

Local: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (Remanso Campineiro)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo