Nossa Cidade

Hortolândia terá mais 25 câmeras de monitoramento até final do ano

Imagens em tempo real são transmitidas à central, na Guarda Municipal

Anuncio


A eficácia das câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), em operação em Hortolândia, motivou a Prefeitura a investir na ampliação do sistema de monitoramento eletrônico. Está em fase de publicação a licitação que prevê a expansão de mais 60 metros de fibra óptica na cidade, o que permitirá a instalação de outras 25 câmeras, além das 47 já em funcionamento.

Desde 2014, as câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade monitoram a entrada e saída de veículos em Hortolândia e colaboram para a segurança da população. Por meio de sinal de internet sem fio, os equipamentos captam imagens do movimento das ruas e fazem a transmissão a uma central de gerenciamento, na Secretaria de Segurança.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, diariamente são registradas ocorrências relacionadas a veículos envolvidos em crimes, como reconhecimento de placas clonadas e identificação de veículos provenientes de roubo ou furtos, daí a importância dos equipamentos para a segurança. “O caso mais recente aconteceu neste domingo (10/05), quando a Guarda Municipal conseguiu recuperar um carro roubado e prender dois suspeitos do crime. O veículo foi flagrado seguindo em direção a Campinas e nossos patrulheiros fizeram a abordagem com sucesso”, comemorou Borges.

“Nossa estimativa é que as novas câmeras de videomonitoramento sejam instaladas no início do segundo semestre. Até o final do ano, estes equipamentos estarão funcionando”, garantiu Borges.

Telefonia

Além de ampliar o monitoramente das ruas da cidade e a segurança da população, a ampliação do cabeamento de fibra óptica proporcionará economia à Administração Municipal. Isso porque todos os sistemas de comunicação entre os prédios públicos vão utilizar esta estrutura, barateando os custos de telefonia, por exemplo. “São inúmeros os benefícios desta tecnologia”, afirmou o secretário de Segurança.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo