Nossa Cidade

Hortolendo nas escolas acontece nesta sexta-feira (23/08)

Programa incentiva leitura, promovendo vínculo afetivo entre crianças e livros, acontece nesta sexta-feira, dia 23

hortolendo cier

Anuncio


Criado pela Prefeitura de Hortolândia em 2011 para promover entre os munícipes o hábito da leitura, o projeto Hortolendo volta à cena nesta sexta-feira (23/08), com programação especial nas 54 escolas da rede municipal de educação. É o “Hortolendo nas Escolas”, proposta pedagógico-cultural que pretende atrair para o universo dos livros toda a comunidade escolar.

Já na terceira edição, o Hortolendo tem na festa literária realizada em maio, no parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental), no Jardim Santa Clara do Lago, a faceta mais conhecida do projeto, realizado pela Secretaria de Educação, em parceira com a de Cultura. Nesta etapa, hospedada no universo escolar, cada escola definiu atividades e atrações próprias.

Diretores da Secretaria de Educação vão se dividir para conferir de perto as atividades nas unidades escolares. O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira (PT), e a primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, visitarão a Emef Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, a partir das 16h. A escola está localizada na Avenida João Coelho, 10.

Nesta escola, as atividades em torno da leitura pretendem mobilizar toda a comunidade escolar. Pela manhã e à tarde, haverá oficinas de confecção de livros de histórias – cinco em cada período, em torno de três gêneros literários: lendas, contos de fadas e parlendas (versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças), além das obras infantis do poeta Vinicius de Moraes. A proposta é que, juntos, dentro das salas de aula, pais e alunos criem personagens, enredos, façam desenhos, pinturas, recortes e colagem, montando um livro completo, da capa ao miolo.

Às 10h e às 16h, haverá apresentação da peça “A Cigarra e a Formiga”, com a companhia local de teatro São Genésio. Ao longo do dia, das 8h às 17h, duas feirinhas de livros vão agitar os presentes. Uma delas venderá livros infantis novos, com preços a partir de R$ 1, para estimular a aquisição deste tipo de literatura pelos alunos. A outra – sucesso absoluto na festa de maio – permite a troca de livros usados, de temas variados, por outros, desde que em bom estado. A equipe gestora vai aproveitar a ocasião para mostrar aos pais a biblioteca da unidade, recém-inaugurada.

Na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro, ao longo do mês, que celebra o folclore, já estão sendo desenvolvidas atividades em torno da leitura, tendo como mote a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nesta sexta, às 9h30 e às 14h30, no palco do pátio, como ponto alto do evento, professores e educadores infantis vão dar vida a personagens como a boneca de pano Emília, a espiga de milho falante Visconde de Sabugosa e os primos Narizinho e Pedrinho.

Na Emeif João Carlos do Amaral Soares, no Jardim Nova Hortolândia, haverá contação de histórias para os pais. No Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), no Parque Santo André, a temática será “A magia do Circo”. Na Emeief Taquara Branca, acontece exposição do folclore, feira do livro e apresentações culturais. Na Emef Jardim Nova Europa, haverá oficina de leitura para os pais na sala de aula, com os alunos. Na Emef Prof Cláudio Roberto Marques, no Parque dos Pinheiros, acontecerão oficinas variadas, com temas como xilogravura, sons, ritmos e sensações, confecção de fantoches, quebra-cabeça e construção de poesia haikai. Está prevista também venda de livros, troca de vale-livro e espaço reservado para leitura.

Na Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jardim Nova Hortolândia, após lançamento do livro “Histórias de Vida”, dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nesta quinta-feira (22/08), haverá entrega de livros às demais turmas. Na Emef Marleciene P. Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, a atração é o teatro de fantoches. Na Emef Tarsila do Amaral, haverá apresentação de violeiros, dos Pioneiros do Catira, exposição, leitura de poesias e feira do livro, tendo o universo do Sítio do Picapau Amarelo como tema. E assim acontece nas demais, com atividades para encantar, em torno dos livros, adultos e crianças.

“O Hortolendo na Escola representa a essência do projeto, pois é efetivado diariamente pelos professores nas salas de aula da Rede Municipal de Hortolândia através de atividades de leitura, contação de histórias, fantoches, entre outras estratégias lúdico-pedagógicas”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Meira. “O objetivo do evento é o envolvimento e a participação da família nos trabalhos da escola. Está no PPP (Projeto Político Pedagógico) das unidades escolares, consolidando pela Secretaria de Educação, uma política pública voltada para o acesso aos livros e à formação de leitores”, acrescenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo