Nossa Cidade

Hortolendo: Sexta edição da festa literária distribui 25 mil livros

O Hortolendo é reconhecidamente uma das maiores festa literárias do país. Em 2016, mais precisamente no dia 15 de maio, o Creape (Centro de Referencia Ambiental Barco Escola) recebe a sexta edição do evento, distribuindo 25 mil livros com uma programação intensa, das 10h às 17h, que envolve toda comunidade escolar.

Com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura e formar novos leitores, o Hortolendo oferece 36 espaços com atividades literárias, que incluem contação de histórias,  troca de livros, oficina com escritores e sessão de autógrafos, apresentação de trabalhos das escolas municipais, atrações culturais, bebeteca,  bexiga, pintura de rosto e distribuição de pipocas. A estrutura do Hortolendo também conta com praça de alimentação, equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e banheiros químicos.

Anuncio


Entre os 25 mil títulos distribuídos no evento, por meio da troca da filipeta-convite, estão O lobo que queria ser príncipe (Cícero Edno), A princesa e a sombra do duende (Rosane Nicolau) e Enrola, enrola até fazer uma bola (Luciene Tognetta). O evento conta ainda com a presença das escritoras Rosane Nicolau e Luciene Tognetta, do ilustrador Paulo Masserani e dos personagens Sherlock Holmes e Adoninha.

O destaque na programação do Hortolendo fica por conta da Casa do lobo, que traz, de hora em hora, o espetáculo O lobo que queria ser príncipe, de Cícero Edno e Banda.

Toda programação preparada para a edição deste ano gira em torno da temática “Era uma vez… contos de fadas e outras histórias”. As 15 tendas das escolas municipais de Hortolândia expõem trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre contos de fadas famosos.

A ação é uma consequência direta das intervenções vividas em sala de aula. “Só se aprende a ler, lendo e ouvindo histórias lindas, por meio do contato com livros de qualidade e incentivo dos professores e pais. O Hortolendo é o encontro das famílias, alunos e dos profissionais da educação no parque ambiental, para que juntos fortaleçam o vínculo em torno da leitura”, afirmou Cleudice Baldo Meira, Secretaria de Educação de Hortolândia. A sexta edição da festa envolve os 24 mil alunos da rede municipal e alunos participantes do programa bolsa creche.

A prefeitura disponibiliza o serviço de transporte gratuito até o Creape no dia do evento. O embarque nos ônibus acontece em onze escolas da rede municipal. Ao todo, ao longo do dia, são quatro horários de saída do transporte em todas as escolas, e quatro horários para o retorno, que acontece a partir do Creape. O embarque para chegar ao evento acontece às 9h40, 10h30,13h15 e 14h. Na volta, os ônibus saem do Creape às 12h30, 13h, 15h30 e 16h30.

O Hortolendo é gratuito e aberto à comunidade; promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, com apoio da Editora Adonis. O 5º Hortolendo, em 2015, recebeu cerca de 35 mil pessoas, entre elas, mais de 20 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal.

Serviço:

6º Hortolendo: Era uma vez. … contos de fadas e outras histórias

Dia 15 de maio, domingo, das 10h às 17h, no Creape(Centro de Referência Ambiental Parque Escola)

Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago – Hortolândia/SP

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo