Nossa Cidade

Hospital está com estoque abastecido de remédios e itens de enfermagem

Segundo um artigo da Prefeitura de Hortolândia, produtos que antes eram escassos, agora estão disponíveis em quantidade suficiente para atender pacientes

Anuncio


Desde o mês de maio, os estoques de medicamentos, produtos de enfermagem e itens de higiene e limpeza do Hospital Municipal Governador Mario Covas têm sido reabastecidos de forma que atenda a necessidade do dia a dia e ainda sobre uma quantidade extra. Mas nem sempre foi assim. No início do ano, quando o governo do prefeito Angelo Perugini assumiu a Administração da cidade, o almoxarifado do hospital estava defasado e não havia processo de compra em andamento. Desde então, a Prefeitura trabalha com objetivo de colocar a saúde para funcionar. Em maio, foi contratada a OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), que faz a gestão das unidades de urgência e emergência no município e, desde então, uma força tarefa entrou em ação para cuidar do hospital. Esta é mais uma reportagem da série de notícias sobre as melhorias em implantação no Hospital Municipal.

De acordo com a equipe que trabalha no almoxarifado, o local nunca esteve tão cheio como está agora. Há remédios em quantidade mais que suficiente, luvas, máscaras e tudo o que antes era escasso. Antes faltavam lençóis de papel para proteger as macas e, agora, existem muitas caixas estocadas.

Conforme o diretor administrativo do hospital, Thiago Luiz Franco, quando a OS assumiu a gestão do local, até mesmo produtos de higiene, como sabonete para as mãos e papel higiênico, estavam em falta. A Administração Municipal enfrenta burocracia para licitar a compra destes produtos, com prazos longos, apesar dos esforços em repor o estoque. Já a OS pode realizar a aquisição de todos os itens imediatamente, como empresa jurídica, sem a necessidade de licitação.

Hoje, estão disponíveis no hospital: 290 tipos diferentes de medicamentos, sendo 70 mil unidades; 65 tipos de medicamentos controlados, sendo, 25 mil unidades; 15 tipos de medicamentos manipulados, em 90 unidades; 12 tipos diferentes de soro, em 10 mil unidades; além de 420 tipos de material médico e farmacêuticos, sendo 120 mil unidades. “Fizemos uma compra grande de todos os produtos que são necessários. O almoxarifado está completo”, afirmou Franco.

Arrumar o hospital para melhorar o atendimento

 

A área da saúde é prioridade no governo Perugini. Ao assumir a Prefeitura, em janeiro, a atual administração encontrou o Hospital Municipal de forma precária: além dos estoques desabastecidos, macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção. A estrutura do prédio apresentava infiltrações, vidros quebrados e outros problemas.

Desde então, a Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Novos serviços e a reestruturação do atendimento garantem mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico são outras ações que já estão acontecendo.

“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança. Para isso, precisamos cuidar do Hospital. Vamos acompanhar de perto o trabalho da OS no Hospital, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para garantir à população um serviço de saúde de qualidade”, enfatizou o prefeito.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo