Nossa Cidade

Igreja promove festa neste fim de semana

Neste fim de semana (25 e 26/06), a Igreja católica do bairro do Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia, realizará a Grande Festa de Junina, com comidas tipicas.

As festas juninas já se tornaram tradição durante o mês, são realizadas diversas festas nas diferentes paróquias da região. As festas juninas já se chamaram joaninas, pois, no século IV, existiram nos países católicos europeus as chamadas festas joaninas, realizadas em louvor a são João Batista. Será que aí está a origem das festas juninas tais como as conhecemos hoje em muitas partes do Brasil?

Anuncio


Não é bem assim, pois os festejos joaninos tiveram sua origem nas festas pagãs que celebravam as colheitas agrícolas. A Igreja Católica, porém, deu a essas festas um caráter cristão. A fogueira, por exemplo, que anteriormente era construída em honra da fertilidade da terra, passou a ser usada como medida preventiva para afastar pragas agrícolas. E as divindades pagãs, homenageadas na ocasião, foram substituídas por são João Batista, pois o dia dedicado a esse santo, 24 de junho, estava próximo do período em que, nos países europeus, os lavradores comemoravam as colheitas.

Além disso, no mês de Junho, em datas próximas à de são João, os católicos homenageavam outros santos: santo Antônio e são Pedro. Assim, as festas desses três santos passaram a ser chamadas de juninas. Os portugueses cultivavam essa tradição e levaram-na ao Brasil quando começaram a colonizá-lo. Como o território brasileiro era muito grande, com o passar do tempo as comemorações portuguesas foram agregando variações regionais, apesar de conservarem um núcleo religioso comum de louvor aos santos do mês de Junho.

Local: Rua Orlando Pavan, 240, Jardim Rosolen – Hortolândia
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo