Nossa Cidade

Inscrição para Educação de Jovens e Adultos termina na quarta (10/07)

Terminam, na próxima quarta-feira (10/07), as inscrições para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), em escolas da Prefeitura de Hortolândia. A modalidade de ensino é voltada a jovens com mais de 15 anos e adultos interessados em concluir o Ensino Fundamental nas escolas municipais. A inscrição dos ingressantes vale para o 2o semestre letivo de 2019.

Para se inscrever é preciso ser morador de Hortolândia, ter a idade mínima exigida, e procurar a secretaria da escola polo mais próxima (veja abaixo), levando cópia do RG, comprovante de endereço, histórico escolar e foto ¾. O horário de matrícula é das 15h às 22h.

Anuncio


Formatura

Na noite desta quinta-feira (04/07), aproximadamente 110 estudantes da EJA receberam certificado de conclusão do Ensino Fundamental II, que substitui o ciclo da antiga 6a. a 8a série. A cerimônia, no auditório Profa. Andreia Marise Borelli, reuniu cerca de 350 pessoas, dentre elas familiares, professores e outros profissionais da Educação, bem como o prefeito Angelo Perugini e a secretária Sandra Fagundes Freire (Educação, Ciência e Tecnologia).

Perugini parabenizou os formandos pela coragem de retornar às salas de aula e superar esta importante etapa. Salientou também o dever do município de proporcionar para este segmento situação de aprendizado que favoreça o sucesso, ou em novas etapas de estudo, ou no mercado de trabalho, agora mais preparados. “Sabemos da dificuldade que vocês enfrentam no dia a dia, por causa da família, dos filhos, são muitos os desafios. Vocês são heróis”, afirmou o prefeito.

Sandra Fagundes Freire aconselhou os concludentes a continuarem se aprimorando, seja por meio de cursos profissionalizantes, seja ingressando no Ensino Médio, disponível nas escolas estaduais. “A Secretaria de Educação não mede esforços para auxiliar e oferecer atividades diferenciais para que vocês retornem à escola e sejam acolhidos”, ressaltou ela.

Escolas polo

Quatro escolas municipais de Hortolândia oferecem vagas do 1º ao 9º ano para a EJA, com início previsto no próximo semestre letivo, que se inicia no dia 30/07. As aulas diárias ocorrem no período noturno, possibilitando a conciliação dos estudos com o trabalho. A cada semestre na EJA, os alunos concluem um ano do Ensino Fundamental, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente, há 677 alunos, 192 matriculados nas aulas do Ensino Fundamental I e 485 nas aulas do Ensino Fundamental II. 

Desde 2017, a EJA em Hortolândia tem foco ampliado: além de permitir acesso gratuito à educação básica, oferece também cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho. A ação é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira as escolas municipais que oferecem EJA:

Emef Marleciene Priscila Presta BonfimR. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, nº 92, no Remanso Campineiro

Emef Nicolas Thiago dos Santos LofraniR. Lealdo José dos Santos, nº 170, no Jardim Sumarezinho

Emef Jardim Amanda I (CAIC)Rua Graciliano Ramos, nº 689, Jardim Amanda I

Emef Caio Fernandes Gomes PereiraRua Aurora Prado Tanachi, nº 995, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo