Nossa Cidade

Inscrições para Concurso Gastronômico 2014 começam neste sábado (01/11)

Candidatos podem se inscrever até 11 de novembro, no site da Prefeitura

comida-concurso-gastronomia-prato-saudavel-saude

Anuncio


Resgatar as tradições regionais e incentivar o desenvolvimento de receitas saudáveis e de baixo custo. Este é o objetivo do “1º Concurso Gastronômico 2014”, competição sem fins lucrativos desenvolvida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). As inscrições para a competição começam neste sábado (01/11) e vão até o dia 11 deste mês. Os interessados devem se inscrever no site da Prefeitura

Só podem ser inscritas receitas de autoria do próprio candidato, que deve ter mais de 18 anos. Não podem participar do concurso servidores municipais.

Ao se inscrever, o candidato deve imprimir a ficha de inscrição e entregá-la no Banco de Alimentos. O órgão, pertencente à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, fica na Rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, nº 65, no Parque Odimar.

O texto das receitas deve ser apresentado pelo candidato no ato da inscrição, juntamente com uma foto do prato. Os participantes deverão informar os ingredientes utilizados, quantidade, modo de preparo e rendimento total.

Há três categorias de receitas no concurso: Receitas Saudáveis, Receitas de Baixo Custo e Receitas Tradicionais. Ao todo, são 10 vagas por categoria, totalizando 30 vagas para a próxima etapa do Concurso Gastronômico.

Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, o concurso é uma novidade para o município e visa promover o conhecimento das histórias e a troca de experiências entre os candidatos. “Nesta primeira etapa de inscrições, pretendemos receber o maior número de candidatos, para que a seleção seja consistente diante do que planejamos”, destaca. “Acreditamos que esta é uma boa forma de interação entre os munícipes, que migram para Hortolândia com culturas diferentes e trazem sabores inusitados que se misturam com o nosso”, afirma Rosana. “É fundamental estar próximo do cidadão. Desta forma nos aprofundamos e conhecemos o conjunto de moradores que contribuem para o avanço da nossa cidade”, finaliza a secretária.

Inscritos e aprovados

Após o recebimento das inscrições, a Comissão Julgadora do concurso, formada por quatro membros da Administração Municipal e um representante do Sesi, realizará a análise e classificação das receitas. A próxima etapa acontece nos dias 11 e 12 de novembro, quando serão divulgados os inscritos e aprovados.

Entre os dias 17 e 28 de novembro, os candidatos selecionados realizam a preparação dos pratos em frente à banca examinadora. Nesta fase, podem levar um auxiliar de cozinha para ajudá-los no preparo. A receita originalmente inscrita não poderá ser alterada.

Para classificar os inscritos para a próxima etapa do concurso, a banca avaliará a descrição da receita, o uso dos ingredientes e a forma de preparo do prato.

Após a avaliação, a lista com os classificados em cada categoria será publicada no dia 03 de dezembro. Na data, também será divulgada a data do evento final.

A etapa final classificará três receitas finalistas em ordem crescente para premiação final do evento. Os cinco participantes classificados em cada categoria deverão levar prontos os seus pratos para degustação. A banca examinadora será composta por técnicos da área de nutrição, gastronomia e outros convidados, que classificarão as receitas de 3º a 1º lugar para premiação a ser realizada em evento exclusivo.

Os três vencedores de cada categoria receberão como prêmio: um espremedor de frutas (3º lugar), um liquidificador (2º lugar) e um forno elétrico (1º lugar). Todos os classificados terão suas receitas publicadas em edição própria do concurso.

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo