Nossa Cidade

Inscrições para creches municipais já estão abertas

Secretaria de Educação faz levantamento para verificar a demanda de vagas na Educação Infantil

Inscrições para creches municipais já estão abertas

Anuncio


Já estão abertas as inscrições para a Educação Infantil nas 25 escolas da rede municipal de Hortolândia. A medida vale para as crianças entre quatro meses e cinco anos que estão fora da escola. Também podem ser inscritas crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2014, que pleiteiam ingresso no Ensino Fundamental. As mães interessadas têm até o dia 23 de outubro para procurar a unidade escolar mais próxima de casa.

Serão inscritas todas as crianças cujos pais ou responsáveis comparecerem ao chamado da Secretaria de Educação da Prefeitura. Para a Administração, este é o momento de verificar a demanda por turmas específicas em cada escola e a necessidade de oferta de vagas nas diversas regiões da cidade. A inscrição pode ser feita em qualquer uma das etapas: Berçário I e II, Mini-grupo, Maternal, Jardim I e II.

Feita anualmente em outubro, a inscrição é considerada fundamental não apenas por atualizar os dados da rede municipal como um todo, aferindo com mais clareza as crianças que se desligaram e as que precisam nela ingressar, mas também por permitir a renovação do cadastro individual de quem está em busca de vaga. A inscrição é o instrumento que aponta em que etapa a criança se encontra.

Documentos para a inscrição

Entre os dias 1 e 23 deste mês, pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ou Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) mais próxima à sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para fazer a inscrição é necessário levar Certidão de Nascimento da criança e comprovante de endereço. No site da Prefeitura www.hortolandia.sp.gov.br, na aba Cidadão/Educação é possível consultar a relação de escolas da rede básica, com endereço e telefone. Atualmente, existem na rede 25 Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil), que atendem cerca de 8.200 crianças de quatro meses a cinco anos de idade.

A Secretaria de Educação ressalta a importância da inscrição no período certo. “Se a criança não consegue vaga de imediato fica no sistema único da Secretaria, aguardando oportunidade de atendimento em unidade da própria rede ou por meio do programa Bolsa-creche, o que pode ocorrer a qualquer momento, uma vez que acontecem desistências”, esclarece a diretora de Educação Infantil, Marilda Moreno. “Quem faz a inscrição na época certa tem prioridade de atendimento. Há também as situações excepcionais, como os acionamentos da Administração pelo Conselho Tutelar e os mandados judiciais”, acrescenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo