Nossa Cidade

Inscrições para o Programa Jovem Protagonista; bolsa auxílio de R$ 540,00

Interessados até o dia 28 de junho para inscrever projetos

A Prefeitura de Hortolândia está com inscrições abertas para o Programa Jovem Protagonista, voltado para jovens com idade entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para participar, é necessário apresentar um projeto social com atividades de apoio e fomento do protagonismo juvenil para a comunidade. Os projetos inscritos serão analisados pela Comissão de Avaliação, Seleção e Monitoramento com base no Programa Jovem Protagonista. Os participantes aprovados receberão uma bolsa auxílio de R$ 540,00 mensais para realizar o projeto. As inscrições vão até o dia 28 de junho.

Anuncio


Interessados em integrar o programa devem procurar a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na rua José Claudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. São 25 vagas. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no Diário Oficial do Município, que pode ser consultado no site www.hortolandia.sp.gov.br.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Programa Jovem Protagonista foi instituído pela Lei nº3.592/2018 e regulamento e Decreto nº4.160/2019. O Programa tem caráter inclusivo com o objetivo de buscar alternativas para o combate à vulnerabilidade social, por meio das ações comunitárias protagonizadas pelos jovens hortolandenses. Os interessados deverão inscrever seus projetos e aguardar a análise da Comissão de Avaliação, Seleção e Monitoramento com base no Programa Jovem Protagonista.

Dentre as atividades desenvolvidas durante o programa estão formular diretrizes e propor à Prefeitura o desenvolvimento de ações que contribuam para a integração cultural, econômica, social e política dos jovens inscritos; propor e acompanhar a execução de projetos para a comunidade, cursos de aperfeiçoamento, dentre outros.

No caso de o número de inscrições superar o de vagas, a preferência para integrar o programa seguirá critérios como menor renda per capita, maiores encargos familiares, mulheres que sustentam suas famílias, maior tempo de residência no Município de Hortolândia.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária, Gerson Ferreira, o jovem poderá permanecer no programa por até dois anos. “O jovem deverá investir pelo menos 25 horas de trabalho mensal desenvolvendo o protagonismo dentro da cidade. Eventualmente, ele também deverá participar das atividades desenvolvidas na Administração Municipal, mantendo canais de comunicação em relação aos temas relacionados ao seu projeto”, explicou Ferreira.

O diretor acrescenta que os participantes deverão comprovar a participação efetiva no projeto. “Todos integrantes deverão apresentar relatórios com descrição, horário de dedicação ao projeto, além de imagens. O roteiro de orientação para apresentação do projeto será entregue no ato da inscrição”, acrescentou o diretor.

Para mais informações acesse o Diário Oficial do Município de Hortolândia, edição nº 0541, do dia 27 de maio de 2019.

Justiça Social

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, explica que um dos desafios do Poder Público é formar pessoas que exerçam a cidadania, que sejam capazes de aprender as novas linguagens que surgem, diariamente, e ganham espaços no disputado mercado de trabalho. “No Programa Jovem Protagonista, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que vão além dos seus interesses individuais e familiares. Ele participa de todas as fases desta atividade, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária, igrejas, associações, entidades assistenciais, entre outros. A ideia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o crescimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que eles estão inseridos. Dessa forma, contribuiremos para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito, contribuindo para uma proposta de transformação social”, explicou o secretário.

PIC

O Programa Jovem Protagonista, assim como os cursos de qualificação profissional integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pela Prefeitura com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do PIC.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo