Nossa Cidade

Inscrições para receber kit de materiais da oficina “Aqui Trem Zine” EAD começam nesta sexta-feira (17/07)

Para quem gosta de arte, o Sarau “Aqui Trem Poesia” preparou uma grande novidade. Moradores de Hortolândia interessados em participar de uma oficina de Zine EAD podem se inscrever, a partir do meio dia, desta sexta-feira (17/07), para receber um kit de materiais gratuito em casa. São 20 unidades disponíveis, que serão distribuídas por ordem de resposta. O link para preenchimento estará disponível no Instagram do Sarau. A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O link estará disponível para preenchimento até a próxima sexta-feira (24/07) às 18 horas, e a lista de contemplados será divulgada nas redes sociais do Sarau. Segundo a coordenadora do projeto, Gabriela Castilho Guimarães, todas as ações desse projeto têm sido pautadas no encontro entre diferenças e compartilhamento, que ensinam todas as partes envolvidas nos processos.

Anuncio


“As Oficinas de Zine EAD, chamadas ‘Aqui Trem Zine’, são um espaço em que terei a oportunidade de compartilhar informações relacionadas à minha vivência no mundo das artes e propor que as pessoas tenham contato com uma nova forma de experienciar a poesia, ou de conectar palavras e imagens. Todo conteúdo foi preparado com muito cuidado e carinho, pensado para despertar o interesse e introduzir possibilidades, para que cada um e cada uma se aprofunde no que for de seu interesse. A promessa é de que será divertido e leve!”, enfatizou Gabriela.

Para participar da oficina e receber o kit, que serão entregues no endereço cadastrado, os interessados devem ter mais de 12 anos, ser morador de Hortolândia e se comprometer em produzir e devolver para o projeto um zine e 20 capas personalizadas. O material será escaneado e reproduzido, para ser distribuído pela cidade. Os participantes não precisarão devolver o restante do material.

Segundo a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, a parceria com as atividades do Sarau trazem ótimas opções artísticas e culturais para Hortolândia. “Diante desse novo cenário que estamos vivendo, poder ter acesso a conteúdos culturais tão ricos, tem sido um acalento para a alma e uma oportunidade de conhecer coisas novas. Os zines se apresentam como forma de experimentação de arte e conteúdo, com um olhar para a cidadania, ativismo político e ideológico. Cada um que participar da oficina vai ter a oportunidade de se expressar através desses materiais”, destacou Alessandra.

A oficina “Aqui Trem Zine” é composta por quatro módulos, sendo elas: “O que é zine?”, “Conteúdo”, “Técnicas Manuais” e “Produção”, e acontecerá na segunda quinzena do mês de agosto, com duas aulas semanais, que devem ser às sextas e segundas. As aulas serão disponibilizadas também nas redes sociais do sarau, principalmente no IGTV no perfil do Instagram @aquitrempoesia.

ZINE

Zine é um termo derivado de FANZINE, em Inglês, proveniente da junção entre: FAN (fã) + ZINE (contração de MAGAZINE, que significa revista em Inglês), ou seja, REVISTA DE FÃ. Uma revista produzida por e circulada entre pessoas com interesses comuns sobre determinado tema.

As zines são, então, revistinhas independentes e não profissionais com diversos fins e temas. Inicialmente, foi popularizada como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer cultura particular, de fãs para fãs.

O sarau

Criado em 2019, o sarau “Aqui Trem Poesia” já teve cinco edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e as outras três em março, junho e julho deste ano, sendo as duas últimas online Em Casa.

O evento, que acontece sempre na primeira terça-feira do mês, teve suas atividades em 2019 realizadas através da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia e, desde 2020, é realizado a partir de verba do Governo Estadual. O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019 de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Além do Sarau Em Casa outras atividades são realizadas, como o quadro Pílula Poética, uma série de podcasts disponíveis via Anchor e Spotify, entre muitas outras que são divulgadas pelas redes sociais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo