Nossa Cidade

Inspeção visa padronizar o trabalho feito pelas juntas militares

Cerimônia de juramento à bandeira foi marcada para 11 de outubro

inspeção militar

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, vai oferecer palestras gratuitas sobre cidadania, valores éticos e participação na comunidade aos jovens do município que se alistaram neste ano. As exposições, para grupos de 100 a 150 jovens por vez, fazem parte das ações do programa Viva Mais e Melhor, que busca promover, junto à população, hábitos saudáveis, que levem à saúde e uma melhor qualidade de vida. A ideia é que elas aconteçam em setembro, mês que antecede a cerimônia de juramento à bandeira, marcada para 11 de outubro.

O objetivo da Administração com a medida é oferecer a estes munícipes elementos que auxiliem na tomada de decisões, nesta etapa da vida em que são feitas as principais escolhas quanto à carreira, profissão e formação familiar. A informação foi passada, nesta quarta-feira (24/07), pela secretária Sandra Fagundes Freire durante a cerimônia de boas-vindas à comitiva militar que veio inspecionar as juntas militares vinculadas à Delegacia do Serviço Militar de Limeira. O prefeito Antonio Meira foi representado pela vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe. O evento aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro.

Compunham a comitiva militar o tenente coronel Julião Antonio Bernal, chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar de Sorocaba, o major Carlos Henrique da Silva Martins, chefe da 3ª. Seção da 14ª Circunscrição de Serviço Militar de Sorocaba, e o capitão Marcos Antônio de Oliveira, delegado da 20ª Delegacia do Serviço Militar de Limeira. Antes da inspeção, secretários e funcionários destes órgãos reuniram-se para receber instruções quanto à padronização dos serviços prestados. Integram a Delegacia de Limeira as juntas de Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Limeira e Iracemápolis.

Na palestra, voltada a secretários e funcionários da juntas, o major Silva Martins apresentou as diretrizes e novas ordens com vistas à atualização de conhecimentos e padronização dos serviços nas juntas da região. Após a formação, teve início, a partir de Hortolândia, o serviço de inspeção. Todas as cidades vinculadas à Delegacia de Limeira serão visitadas.

Durante a inspeção, são averiguados tanto os documentos quanto os arquivos digitais relativos ao alistamento militar, fornecimento de certificados de reservista, de dispensa de incorporação e dispensa de serviços alternativos (este último expedido para testemunhas de Jeová). “A importância da inspeção está na padronização dos trabalhos. Cada unidade tem a sua própria junta e funcionários, mas todas estão subordinadas à Delegacia de Limeira e devem falar a mesma língua, seguindo as mesmas regras e diretrizes”, explica o capitão Oliveira.

Hortolândia busca organizar cada vez melhor a Junta Militar do município. O número de habitantes da cidade que precisa deste tipo de serviço aumentou muito de alguns anos para cá, foi de 900 para cerca de dois mil. Vamos aprimorar os espaços para atender melhor este munícipe e manter o arquivo de documentos organizado. O certificado de reservista é importante em várias etapas da vida deste jovem”, afirma Sandra Fagundes Freire. “Com as palestras, pretendemos auxiliar este munícipe nesta etapa tão importante da vida”, acrescenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo